Quem sou eu

Nova Russas, Ceara, Brazil
若昂胜利者马丁斯罗德里格斯 SIGNIFICADO:JOÃO VICTOR RODRIGUES MARTINS

domingo, 30 de outubro de 2011

42 rituais

RECEITAS

Influencias dos Astros

Para se cozinhar magicamente, é necessário obedecer ao comando dos astros. Cada hora do dia tem seu planeta, e este distribui suas influências numa determinada hora. é preciso escolher a hora apropriada para seu feitiço.
A influência dos planetas dá-se em todas as formas de vida: as pedras sofrem suas influências, assim como os seres humanos, os animais e as plantas. Como a cozinha trabalha muito com o reino vegetal o conhecimento dessa tabela nos informará o elemento com que estamos trabalhando. Ou seja, se fizermos uma salada verde, já saberemos que teremos como dominante a influência lunar, pois todas as folhas pertencem à lua.
A fase da lua e o signo do zodíaco em que a lua se encontra quando uma erva é plantada são extremamente importantes. A maioria das ervas deve ser plantada durante a lua nova ou na lua crescente e no signo de Câncer, Peixes ou Escorpião. São excessões:
ALHO: plantar durante a lua cheia ou crescente no signo de Escorpião ou Sagitário.
SALSA: plantar durante a lua nova no signo de Peixes, Câncer, Libra ou Escorpião.
SáLVIA: plantar durante a lua cheia no signo de Peixes, Escorpião ou Câncer.
VALERIANA: plantar durante a lua nova ou crescente no signo de Gêmeos ou Virgem.

Regência Legumes, Ervas, Frutas, Cereais, Verduras
SOL Angélica, açafrão, alecrim, canela, cardamomo, cevada, couve, cravo da índia, semente de girassol, laranja, louro, manjerona, palmito, salva, tomilho e trigo.
LUA Abóbora, alface, aveia, beldroenga, berinjela, melancia, melão, semente de papoula, pepino e repolho.
MERCúRIO Acelga, anis, camomila, cenoura, chicória, endívia, ligústica e serralha.
VêNUS Agrião, amêndoa, coentro, couve flor, espinafre, limão, maçã, melissa, rosa e verbena.
MARTE Absinto, aipo, alcachofra, alho, alho porró, artemísia, aspargo, bardana, cebola, cebolinha, favas, hortelã, manjericão, mostarda, noz moscada, pimentas, rábano, ruibarbo, taioba e urtiga.
JúPITER Ameixa, amora, beterraba, cereja, gergilim, marmelo, morango, rabanete e trigo sarraceno.
SATURNO Arruda, comilho, funcho e salsa.

É importante lembrar que a mentalização do objetivo a ser alcançado é fundamental na preparação de qualquer receita, feitiço ou encantamento.
Para fazer a colheita, use um punhal ou átame consagrado. Peça permissão e agradeça à Mãe Natureza por poder colhê-las e utilizá-las.

OLEOS

Poutpourri do Sabbat Lammas

1 colher (de sopa) de absinto seco
3 colheres (de sopa) de noz moscada rasteira
1/2 colher (de sopa) de raiz de mandrágora em pó
13 gotas de óleo de pinho
1/4 de xícara de azeite de oliva

Coloque todos os ingredientes numa jarra de vidro limpa e, cuidadosamente, mexa na direção destrógira. Feche bem e deixe repousar durante 13 noites em local escuro e fresco.
Coe numa gaze e use o óleo para untar velas para magia de desejo, quebrar a má sorte e encantamentos para atrair boa sorte, dinheiro e sucesso.

Óleo de Espírito

1 colher (de sopa) de íris em pó ou de raiz de serpentária
1 colher (de sopa) de selo-de-salomão seco
1 colher (de sopa) de alecrim seco e triturado
1 pequena pitada de jade ou turqueza em pó (podem ser trituradas usando uma lima de metal)
3 gotas de óleo de sândalo
3 gotas de óleo de menta
1/4 de xícara de óleo de açafroa

Misture todos os ingredientes e guarde num vidro bem fechado por, pelo menos, três semanas em local escuro e fresco.
Coe numa gaze e use para untar velas para exorcismos, sessões espíritas, anular encantamentos, rituais de purificação, proteção contra influências malignas e encantamentos para aumentar os poderes de clarividência.


BANHOS

Atualmente, no Brasil, os banhos de ervas, folhas e flores sofrem a influência de diversas culturas. Este conhecimento garante que os banhos podem lavar o corpo e a alma, renovando as energias da aura humana, espantando a má sorte e atraindo a felicidade para nós. É só comprovar, pois há banho para tudo.

Dicas Importantes

Os banhos devem ser acompanhados de preces pessoais espontâneas e sinceras. Peça. Converse com os Deuses.
As flores e ervas frescas não devem ser fervidas. O valor energético das mesmas se perderá.
Caso não consiga flores e ervas frescas, você pode usá-las secas. Neste caso, poderá colocá-las em água fervente e abafá-las. Evite fervê-las.
Se estiver sentindo frio, acrescente ao banho, já preparado, uma quantidade de água mineral quente.
Os resíduos dos banhos devem ser devolvidos à natureza. Coloque os resíduos num jardim ou no mar. Não se joga no lixo flores e ervas utilizadas em banhos energéticos, pois, se forem devolvidas à natureza, servirão como adubo.
Na verdade não existe mal algum em jogar uma mistura de sal grosso e água na cabeça. Afinal de contas, nós não tiramos a cabeça para entrar no mar, onde há maior concentração de sal que nos banhos de limpeza energética. O que causa desconforto e cansaço é manter o sal no corpo por muito tempo. Por isso, três horas após um banho com sal grosso, banhe-se apenas com água, caso use o banho da cabeça aos pés.
Banhos preparados com ervas como arruda, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e pára-raios não devem tocar a cabeça. Podem causar cansaço, letargia, dores e insônia. Evite-as.

Dicas Gerais Antes de Cozinhar

Antes de arregaçar as mangas para pilotar o fogão e por em prática seu lado bruxa(o) cozinheira(o) gostaria de que levasse em consideração alguns pontos que julgo de suma importância. São eles:
1. Não vá para a cozinha se estiver cansado, com raiva, ódio ou qualquer sentimento negativo;
2. Os pratos, bebidas, aqui apresentados são pratos considerados mágicos, por combinarem elementos correspondentes às deidades, ou ainda para que você obtenha um determinado resultado. Seja ele para curar de algum mal, para esquentar sua relação com seu cônjuge, para direcionar a energia gerada para um ente querido que precisa de força e por aí vai. Portanto, para que obtenha o resultado esperado, é necessário que faça do ato de preparar os alimentos um verdadeiro ritual. Que apesar de você não concordar comigo, O É!
3. Robe ritual pode ser usada. Não é aconselhável preparar os alimentos vestido de céu, pois acidentes podem acontecer e a roupa pode servir de proteção contra possíveis queimaduras. Ou ainda, pode utilizar uma roupa cotidiana, desde que devidamente limpa. Descalços ou calçados, pouco importa.
4. Preparando a refeição ou um simples petisco, o importante é que recite seus encantamentos, de forma concentrada e não apenas por recitar. Vale tudo, até mesmo rimas do tipo ciranda cirandinha, porém, o que vale é a verdade que sai de sua boca e coração. Lembre-se, você não precisa ser uma grande poeta (isa).
5. Tenham em mente que na cozinha nos tornamos alquimistas. Transformamos os legumes, verduras, frutas, raízes em alimento, conseqüentemente ENERGIA que iremos absorver por nosso organismo e que transformará a energia em outro tipo de Energia e assim sucessivamente.
6. Visualize o resultado que deseja alcançar.
7. O ideal é que prepare seus alimentos em panelas de barro, vidro e não alumínio.
8. Outra dica, é que se utilize de colheres de pau para mexer os alimentos.
9. Mexer sempre no sentido horário para fazer uma situação prosperar. Há quem diga que se mexer no sentido anti-horário serve para afastar uma situação indesejável. Particularmente, não acho legal usar a cozinha para fazer feitiços contra algo ou alguém.
10. Nada impede que você crie as suas próprias receitas. Até um simples feijão com arroz e um ovo, pode se tornar uma receita mágica incrível, só dependendo de você. Talvez tenha esquecido de alguns outros pontos importantes, mas com certeza você saberá agir sozinho.

Bolo de Limão da Morgana
Ingredientes
8 ovos
4 xícaras de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha comum
2 xícaras de farinha integral
2 xícaras de leite
2 limões raspados
1 xícara de óleo de gergelim
1 colher de chá de fermento
1 pitada de cardamomo
1 xícara de passas
½ xícara de amêndoas
1 pitada de pétalas secas de rosas.

Como Preparar
Bolo propício para a sedução, deve ser preparado na lua cheia. Você pode queimar um incenso feito com pétalas de rosas 4 dentes de cravo e 2 folhas de louro. Depois do bolo estar pronto, sirva o bolo numa mesa com toalha cor-de-rosa, clara, ornada com orquídeas e/ou rosas. Se preferir pode colocar sobre a mesa uma cesta com maçãs vermelhas.
Enquanto prepara a receita, concentre-se e dedique a Morgana. Bata o açúcar com o óleo. Junte os ovos. Depois de bater bem, acrescente as farinhas, o fermento e o leite. Continue batendo, junte os demais ingredientes e ponha para assar.

Biscoitos Encantados
Ingredientes
3 xícaras de farinha
2 ovo
1 xícara de açúcar
1 xícara de amêndoas moídas
½ xícara de nozes picadas
½ xícara de gergelim dourado
4 colheres de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de canela

Como Preparar
Em uma tigela de vidro ou barro, misture todos os ingredientes e amasse tudo com as próprias mãos. Enquanto amassa, cante, recite, sinta-se totalmente feliz. A massa estará no ponto quando estiver totalmente misturado os ingredientes e estiver legal para modelar. Sentindo que ela está pronta, coloque sobre uma superfície devidamente limpa e com um pouquinho de farinha. Abra a massa com as mãos, dando a ela a espessura desejada. Se utilizando de uma faca ou moldes, corte o formato dos biscoitos. Exemplo: estrelas, bonequinhos, bonequinhas, casinhas, crescente, use sua imaginação. Leve para assar até que fiquem levemente dourados. Retire do forno, deixe esfriar completamente, guarde-os em um pote que tampe bem.

Bolo Crescente
Ingredientes
1 xícara de amêndoas bem moídas
1 ¼ de xícara de farinha
½ xícara de açúcar de confeiteiro
2 gotas de extrato de amêndoas
½ xícara de manteiga derretida
1 gema de ovo.

Como Preparar
Misture as amêndoas, a farinha, o açúcar e o extrato até que estejam completamente misturados. Com as mãos, passe na manteiga e na gema de ovo ate que esteja bem misturado. Resfrie a massa. Pré-aqueça o forno a 150.º C. Separe pedaços da massa do tamanho de uma noz e de forma de crescentes. Deposite em folhas amanteigadas e asse por cerca de 20 minutos. Podem ser servidas durante o banquete simples, especialmente nos Esbats

Maçã do Amor
Ingredientes
4 a 6 maçãs vermelhas e grandes
2 taça de vinho branco
2 xícaras de mel
suco de limão
água mineral
1 xícara de amêndoas picadas
4 colheres de sopa de semente de papoula
1 xícara de pistache sem casca
1 xícara de uvas passas
2 colheres de manteiga
canela a gosto
1 pitada de colher de café de cravo

Como Preparar
Lave bem as maçãs e prepare em um recipiente uma solução de água e limão. Com muito cuidado deixe uma cavidade dentro de cada uma e separe a parte que está dela sendo tirada. Quanto mais funda a cavidade, melhor. Reserve-as. Importante: enquanto tira a polpa, é importante que lave a maçã na água com limão para evitar que ela fique preta. Com a poupa, pode colocar em um recipiente com algumas gotas de limão, também.
Com a polpa que tirou de dentro delas, separe o miolo onde ficam as sementes, pois esta parte é meio dura. O que sobrar da polpa deverá ser misturado com 3 ou 4 colheres de mel, com a amêndoa, papoula, pistache, uvas passas, manteiga, cravo e canela. Mexa tudo muito bem. Acrescente algumas colheres de vinho e volte a mexer. Este recheio não deve ficar muito mole, portanto acrescente pouco vinho.
Após a mistura, recheie todas as maçãs e arrume-as em uma assadeira alta e reserve-as. Em uma panelinha, leve ao fogo o restante do mel e o vinho. Certifique-se que o mel está bem diluído.
Tire do fogo e jogue sobre as maçãs.
Leve ao forno e de tempo em tempo jogue a calda sobre as maçãs para que a calda penetre no recheio. e tire no ponto que achar legal para você, coloque-as com cuidado em uma compoteira e jogue a calda sobre elas. Eu gosto das minhas quando a calda começa a ficar meio espessa. Outras pessoas gostam que a calda fique rala. A escolha é particularmente sua.

Canudos Fálicos
Ingredientes (Massa)
150 gramas de amêndoas moída (ou amendoim torrado, ou pistache, ou avelã, ou castanha do Pará)
2 gemas de ovos
200 gramas farinha de trigo de boa qualidade
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de manteiga derretida

Como Preparar
Em uma vasilha coloque 150 gramas (reserve 50 gramas) de farinha e a farinha da amêndoa (ou outro que vc escolheu) misture os dois. Junte o açúcar e volte a misturar. Abra um centro nesta primeira mistura e junte as gemas de ovos previamente misturadas e as 3 colheres de manteiga derretida.
Com as mãos misture tudo delicadamente. O ponto da massa estará certo quando notar que a massa está leve e que pode ser modelada por suas mãos, se a massa tiver mole, acrescente aos poucos as 50 gramas de farinha remanescente até que chegue no ponto da massa desejado. Pegue pequenos pedaços da massa e comece a modelar na forma fálica. Deixando uma cavidade no centro para que possa ser recheado com creme.
DICA: para ficar fácil, vc pode adquirir em lojas especializadas, canudos próprios em metal para fazer canudinhos. Neste caso vc deverá modelar a massa por fora deles, não esquecendo de modelar a forma fálica.
Feito a modelagem de toda a massa, leve ao forno pré-aquecido e deixe assar até obter uma coloração dourada.
Assim que estiver prontos espere esfriar e reserve.

Ingredientes (Creme)
½ litro de leite
2 colheres de creme de leite
1 fava de baunilha
2 gemas de ovos
2 colheres de sopa de côco branco ou queimado
açúcar ou mel a gosto
maizena para engrossar
Como Preparar
Misture ao leite, o creme de leite açúcar (ou mel), a baunilha, as 2 gemas misturadas, o côco. Com uma colher de pau, mexa sem parar até que a mistura comece a ferver. Neste ponto, retire a baunilha e acrescente a maizena que deverá estar dissolvida em um pouco de leite. Junte a maizena as poucos e não pare de mexer. Deixe com a consistência firme para que não escorra. Deixe ferver por mais alguns minutos, desligue o fogo e deixe esfriar.
Quando o creme estiver morno, quase frio, recheie os canudinhos. Esta pronto para ser servido em rituais para o Deus.

Barrinhas de Mel de Diana
Ingredientes
1 ½ de mel
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de farinha integral
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de casca ralada de laranja
2 a 3 colheres de chá de canela
4 cravos moídos
½ xícara de amêndoas
½ xícara de passas
1 pitada de cardamomo
1 pitada de noz moscada

Como Preparar
A dica da autora é que as barrinhas sejam preparadas num dia de sol. Coloque o mel numa panela de barro e deixe cozinhar em fogo brando até transformar-se em líquido. Adicione a manteiga, a farinha e o fermento, e mexa até virar uma massa consistente. Adicione os outros ingredientes. Coloque a massa numa forma untada e asse por uns 20 minutos. Sirva as barrinhas com muita alegria.

Bolimho Para Sabbat
Ingredientes
1 xícara de manteiga
1 xícara de mel
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sobremesa de fermento em pó
½ colher de chá de sal
1 ovo

Como Preparar
Misture todos os ingredientes, mexendo muito bem com uma colher de pau. Depois de bem misturada a massa, distribua em forminhas devidamente untadas e enfarinhadas. Asse em forno previamente aquecido por 15 a 20 minutos.

Bolo de Compromisso Wicca
Ingredientes
1 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
½ xícara de mel
5 ovos
2 xícaras de farinha
2 colheres de sopa de casca de limão ralada
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de água de rosas
1 pitada de manjericão
6 folhas frescas de gerânio rosa

Como Preparar
Numa tigela grande apropriada bata a manteiga e o açúcar até ficar leve e com bolhas. Adicione o mel e misture bem. Coloque os ovos um a um, batendo bem a cada um. Adicione a farinha aos poucos, misturando bem com uma colher grande de madeira após cada porção.
Bata as raspas de limão, o suco do limão, a água de rosas e a pitada de manjericão - a erva do amor. Forre uma fôrma untada para o pão com 22 cm (comprimento) x 12 cm (largura) x 7 cm (altura) com as folhas de gerânio rosa e despeje a massa. Asse o bolo em forno pré-aquecido a 350o por uma hora e 15 minutos.
Retire do forno quando estiver pronto e deixe-o descansar por 20 minutos antes de tirar da fôrma. cubra com glacê ou açúcar antes de servir.

Creme de Cravo Para Beltane
Ingredientes
2 xícaras de leite
1 xícara de pétalas de cravo de defunto
¼ de colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar
1 pedaço de baunilha com cerca de 3 a 4 cm
3 gemas de ovos, levemente batidas
1/8 de colher de chá de calicanto
1/8 de colher de chá de noz-moscada
½ colher de chá de água de rosas creme batido.

Como Preparar
Usando um pilão ou colher moa as pétalas. Misture o sal, o açúcar e os temperos. Ferva o leite com as pétalas e com a baunilha. Remova a baunilha e acrescente as gemas levemente batidas e os ingredientes secos. Cozinhe em fogo baixo. Quando a mistura cobrir a colher acrescente a água de rosas e esfrie. Cubra com o creme batido, e enfeite com pétalas.

Molho de Amendoim Dourado(Tailândia)

½ xícara de cebola picada
1 colher(sopa) de margarina
3 xícaras de água
1 xícara de manteiga de amendoim
1 colher(sopa) de suco de limão
2 colheres(chá) de curry em pó
½ colher de pimentas vermelhas secas e picadas

Doure a cebola na margarina até ficar macia. Acrescente a água e a manteiga de amendoim,
mexendo até ficar fino. Adicione os demais ingredientes e sirva quente.
Use como molho para frango cozido, para carne bovina ou de porco.
Sirva com arroz com ervas.

Pavê de Frutas
2 xícaras de banana cortada em rodelas
2 xícaras de mamão cortado em pequenas fatias
2 Xícaras de maçã nacional vermelha cortada em pequenas tiras
8 colheres de sopa de aveia
50g de passas
1 copo americano de água
½ xícara de leite de coco grosso
1 ½ xícara de iogurte natural(fresco)
3 colheres de sopa de ricota
açúcar a gosto
leve ao fogo a água, a aveia e o açúcar, mexendo sempre até formar um mingau. depois de cozinho e já com fogo desligado, acrescente o leite de coco. Deixe esfriar.
Em um refratário, ponha as frutas misturadas com as passas, por cima o creme de aveia, finalizando a última camada de iogurte misturado com a ricota amassada e o açúcar a gosto. Esta mistura tem que ficar um creme homogêneo. Ponha-o no congelador e sirva com calda de ameixa.

Up
Ingredientes
1 xícara de cenoura picada em cubinhos
1 xícara de ervilhas frescas
½ xícara de pimentão vermelho
½ xícara de pimentão amarelo
1 xícara de abóbora japonesa cortada em cubos
1 colher de café de alecrim
3 batatas cortadas em cubo
½ colher de páprica picante
1 pitada de cominho
1 pitada de canela
3 a 4 cravos da índia
1 dente de alho
½ cebola pequena ralada
2 colheres de óleo de gergelim
sal a gosto
Água mineral
Salsinha

Como Preparar
Junte em uma panela (ou caldeirão) o óleo para aquecer, junte a cebola, o alho, os cravos e o alecrim e dê uma leve fritada, quando a cebola e o alho estiver douradinho, junte a cenoura, a batata para fritar, mexa para não grudar. Depois de levemente fritas, junte um pouco de água para que cozinhe. Antes de estarem completamente cozidas, junte a abóbora e deixe cozinhar um pouco mais. Quando notar que a abóbora já está meio cozida, junte as ervilhas, os pimentões a páprica e mexendo de vez em quando, com suavidade no sentido horário. Observe os alimentos. Cuidado para não amassa-los. Notando que já estão cozidos, retire do fogo e junte o sal, mexa. Coloque o Up em uma tigela e enfeite com a salsinha. Sirva com arroz branco ou integral. Ahhh...vá acrescentando a água na medida em que vai acrescentando os ingredientes.

Moedas de Ouro
Ingredientes
1 lata de espigas de milho em conservas
cenouras
Pimenta do reino
Ramos de salsinha fresca
Suco de ½ laranja
Suco de ½ limão
3 colheres de azeite de oliva
sal marinho

Como Preparar
Corte as espiguinhas em rodelas finas e reserve. Raspe a casca das cenouras e corte todas em rodelas finas. Feito isto, coloque-as para cozinhar em água com sal a gosto. Eu, particularmente, gosto de cozinhá-las no vapor para que não percam suas propriedades e mantenham a cor viva. Mas se preferir cozinhar diretamente na água, a dica que eu dou para que volte a cor vibrante delas é que assim que você apagou o fogo e as escorreu, coloque-as todas dentro de uma bacia de gelo para um choque térmico. Voltam a parecer vivas.
Em uma saladeira, misture o milho com as cenouras. Sobre os dois, junte o azeite o suco da laranja, o suco do limão e mexa com cuidado para que não vire um purê. Sobre a salada junte a salsinha fresca e a pimenta do reino para enfeitar e enriquecer o prato.

Moedas de Prata
Ingredientes
2 pepinos
Rabanetes
Pimenta do reino
Ramos de salsinha fresca
Suco de ½ laranja
Suco de ½ limão
3 colheres de azeite de oliva
sal marinho
Como Preparar
Fatie os pepinos e rabanetes em rodelas finas. Coloque-os em uma saladeira e sobre eles junte o suco de laranja, de limão, sal marinho a gosto e o azeite. Misture tudo com cuidado e enfeite com a pimenta e com a salsinha.

Salada dos Tesouros
Ingredientes
Para Moedas de Ouro: Ver Esta Receita
Para Moedas de Prata: Ver Esta Receita
Tomate vermelho
gengibre
2 colheres de chá de gergelim dourado
maçã
uvas passas
sal marinho
óleo de oliva
suco de laranja e limão ou vinagre de maçã
salsinha fresca
crotons

Como Preparar
Prepare a primeira parte das moedas de ouro, ou seja, corte as espigas em rodelas e cozinhe as cenouras com um pouco de sal. Prepare a primeira parte das moedas de prata, ou seja, corte em rodelas o pepino e o rabanete. Os 4 ingredientes em uma saladeira.
Pique um tomate vermelho em cubos pequenos e junte com as moedas.
Descasque o gengibre e pique ele em pedaços muito pequenos. Não exagere, tenha em mente que é para eles darem apenas um toque especial. Junte com as moedas e com os tomates. Junte, também, o gergelim dourado.
Corte as maçãs em cubos pequenos e delicados e coloque sobre os demais ingredientes que já estão na saladeira, juntamente com as passas.Mexa tudo com delicadeza.
Em um liquidificador ou mesmo com as mãos, num recipiente que não seja de metal, junte o suco de laranja de ½ laranja e o suco de ½ limão, ou o vinagre, se você o preferiu, e o azeite. Bata, até obter um tipo de creme que deverá ser jogado imediatamente sobre a salada e que deverá ser enfeitada com a salsinha e com os crotons (pequenos pedaços de pão torrado partidos em quadradinh

Berinjelas da Lua
Ingredientes
1 berinjela grande
2 colheres de manteiga
1 cebola grande picada
2 centímetros de gengibre picado fino
2 tomates grandes picados
1 colher de chá de cominho moído
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta do reino

Como Preparar
Ferva a berinjela numa panela de cerâmica, até ficar macia. Deixe esfriar com a panela tampada. Descasque-a e transforme-a em purê. Numa outra panela, refogue a cebola e o gengibre. Adicione os tomates, o cominho, o sal e a pimenta. Continue cozinhando, mexendo suavemente. Quando os tomates estiverem desmanchados, adicione a berinjela e deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo de vez em quando.
Segundo a autora, esta receita deve ser realizada para um dia em que esteja necessitando de a

Batatas da Felicidade
Ingredientes
6 batatas grandes
¼ de xícara de manteiga
200 gramas de iogurte
1 colher de chá de alecrim
2 colheres de chá de salsa
1/8 de colher de chá de sálvia
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 xícara de salsa picada para enfeitar

Como Preparar
Receita dedicada para quebrar a tristeza. Cozinhe as batatas até ficarem macias. Descasque-as e faça um buraco em cada uma delas. Pegue o que tirou da batata e amasse bem. Adicione a massa ¼ de manteiga, e mexa. Adicione o iogurte, alecrim, salsa, sálvia, sal e pimenta e bata tudo até que obtenha uma mistura cremosa e fofa. Recheie as batatas, pincele-as com a manteiga derretida. Arrume-as numa assadeira de cerâmica e asse-as em forno quente por 15 minutos. Salpique com a salsa.

Arroz de Afrodite
Ingredientes
1 ½ xícara de arroz
1 ramo de brócolos, contado em pequenos galhos
¼ de xícara de azeite de oliva
1 xícara de cebolinha picada
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
1/12 colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta do reino
1 colher sopa de curry
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 ½ colher de chá de açúcar

Como Preparar
Receita para suave encantamento de amor. Coloque 3 xícaras de água para ferver. Quando estiver fervendo, jogue o arroz e o brócolis e deixe ferver por 20 minutos. Escorra-o e reserve-o . Numa frigideira, coloque o azeite para esquentar acrescente o pimentão, a cebolinha, o sal e a pimenta do reino. Refogue por 2 minutos e, ao final, coloque o curry, deixando-o cozinhar junto por mais 1 minuto. Tire do fogo e acrescente o vinagre e o açúcar. Despeje esta mistura sobre o arroz e o brócolis, misture bem. Você pode servir esta salada, morna ou fria. Consagre este prato a Afrodite.

Arroz da Esperança
Ingredientes
2 xícaras de arroz cozido
½ xícara de manteiga derretida
½ xícara de cebola picada
½ xícara de queijo suíço picado
2 ovos batidos
2 xícaras de leite
1 ramo de espinafre cozido e picado
1 ramo de brócolis cortado em pequenos galhos e cozido
1 colher de sal com alho

Como Preparar
Consagre esta receita a Pã. Indicado para restaurar a esperança. Misture todos os ingredientes e asse por cerca de 20 minutos. Sirva com salada verde de sua preferencia.

Arroz Onírico
Ingredientes
1 colher de chá de óleo de gergelim
1 cebola picada
4 cravos
½ colhe de chá de curry
1 pauzinho de canela
2 dentes de alho espremidos
Sal a gosto
4 folhas de louro
1 mão cheia de passas sem sementes
1 mão cheia de amêndoas
4 xícaras de água
2 xícaras de arroz integral
1 xícara de ervilhas frescas
1 xícara de milho verde
1 xícara de vagens em pedacinhos
1 xícara de cenoura ou pedacinhos.

Como Preparar
Para obter êxito no que almeja. Refogue o arroz com os temperos. Acrescente as cenouras e deixe cozinhar um pouco. Quando o arroz e a cenoura estiverem quase cozidos, acrescente o milho, ervilha e as vagens. Quando o arroz estiver cozido, junte as passas e as amêndoas. Sirva em uma travessa de barro. Consagre esta receita às forças do Sol.

Feijão da Bruxa
Ingredientes
2 xícaras de feijão (para proteção contra energias malignas)
1 cebola pequena ralada
3 folhas de louro (para visões e boa sorte)
½ colher de café de noz-moscada ralada (atrai prosperidade)
pétalas de rosa fresca (para o amor)
4 colheres de azeite de oliva (energia)
1 colher de chá de gengibre ralado (para proteção)
2 dentes de alho cortado em pequenas fatias
1 pequeno pau de canela (estimulante sexual, traz dinheiro e felicidade)
sal a gosto
Salsinha
Água mineral para cozinhar

Como Preparar
Lave o feijão e preferencialmente no caldeirão de ferro coloque a água, o feijão, o sal e deixe cozinhar. Quando o feijão estiver pronto, reserve-o. Em uma frigideira, junte o óleo, o alho a cebola e os demais ingredientes e de uma leve fritada mexendo tudo com cuidado, se utilizando de uma colher de pau. Quando os ingredientes estiver pronto, despeje tudo dentro do feijão e mexa tudo em sentido horário, mentalizando e solicitando aos Deuses que te dêem poderes que você julga precisar.

Sharbatee Gulab
5 rosas abertas e perfumadas grandes
2 litros de água fria
1/3 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de suco de limão
3 xícaras de abacaxis, frescos ou em conserva, amassados
Gelo moído
Pétalas extras de rosas

Selecione apenas rosas não pulverizadas com pesticidas. Lave as rosas e retire o excesso de água. Retire cuidadosamente as pétalas e as deposite numa vasilha grande. Derrame a água fria sobre as pétalas e deixe-as num local escuro, mas não refrigerado, por cerca de quatro horas. Coe as pétalas, guardando a água. Dissolva o açúcar no suco de limão e acrescente à água de rosas Misture o abacaxi. Pouco antes de servir, derrame sobre o gelo moído e decore com uma pétala de rosa por cima de cada copo.Essa bebida é originária da Índia. Serve de seis a oito porções.


Abobrinhas Recheadas
5 abobrinhas
1 ½ xícara de coentro(ou salsa) picada
1 xícara de cebolinha picada
1 cebola média
½ pimentão vermelho médio
1 xícara de arroz interal cozido
sal a gosto
Corte as abobrinhas de comprido e ponha para cozinhar em água com sal. Não deixe que fiquem muito cozidas, pois irão ao forno. Com uma colher retire os miolos das abobrinhas, tendo o cuidado para não ferir as cascas. Corte todos os temperos miudinhos e refogue em uma pouco de água. em seguida, acrescente os miolos cortados, mexa um pouco e desligue o fogo. Acrescente a este refogado uma xícara de arroz integral cozido. Caso queira, poderá colocar uma xícara de ricota amassada e azeitonas pretas picadas. Recheie as abobrinhas com essa mistura e leve-as ao forno para assar em uma forma untada com ólelo de milho, e polvilhada com farinha de trigo integral.

Hidromel Não Alcoólico
Ingredientes
1 Litro de Água de pura
1 Xícara de Mel Puro
1 Limão fatiado
½ Colher de chá de Noz-Moscada
Sal
Como Preparar
Ferva todos os ingredientes num recipiente não metálico. Enquanto ferve retire a "nata" que se forma com o auxílio de uma colher de pau. Quando não estiver mais soltando "nata" acrescente o seguinte :
1 Pitada de sal, o suco de meio limão.
Coe e deixe esfriar.
Esta bebida pode substituir o hidromel alcoólico ou o vinho durante banquetes simples.

Hidromel Alcoólico
Ingredientes
1/2 quilo de mel batido até ficar branco
200 mililitros de chá fraco e frio
suco de 1 laranja
suco de 1 limão
15 gramas de fermento
nutriente do fermento
¼ de colher de chá de ácido tartárico
1 torrão de açúcar por garrafa.
Água mineral

Como Preparar
Misture água ao mel até obter 4,5 litros e ferva a mistura, mexendo até dissolver tudo.
Ferva em fogo brando durante 5 minutos. Acrescente o chá frio. Deixe esfriar até obter a temperatura de 37º C; acrescente o suco de laranja e limão e espalhe por cima o ácido tartárico, o nutriente do fermento e o fermento, esfarinhando-o com os dedos.
Filtre em um pedaço de musselina, recebendo o filtrado no vidro onde ocorrerá a fermentação.
Ponha um tampão de algodão no gargalo do vidro e deixe-o durante 3 dias em um lugar que não seja frio; de quando em quando, sempre que se formar espuma, substitua o tampão de algodão e limpe o gargalo.
Use um sifão para transferir o líquido para outro vidro, fechando-o com uma tampa, pois a fermentação vai continuar. Ponha o vidro em um lugar escuro e que não seja frio e deixe-o em repouso durante três meses ou até a fermentação parar e o líquido ficar transparente. Engarrafe o líquido colocando um torrão de açúcar em cada garrafa. Depois arrolhe muito bem as garrafas, deixando-as em repouso por no mínimo um ano.

Fermentado de Urze
Ingredientes
4,5 litros de urze em flor
30 gramas de gengibre moído
4 ou 5 cravos da índia
2 punhados de flores secas de lúpulo
450 gramas de melado
450 gramas de malte
30 gramas de fermento

Como Preparar
Ponha o urze numa panela, acrescente um pouco de água e deixe ferver durante uma hora. Escorra o líquido e complete-o com água pura até obter 9 litros. Acrescente o gengibre, os cravos e as flores de lúpulo. Adicione o melaço e o malte. Ferva durante 20 minutos; depois passe por uma peneira, recebendo o líquido em um recipiente de 10 litros.
Quando a temperatura estiver na faixa de 37ºC retire um pouco do líquido e misture nele o fermento.
Quando a fermentação começar ponha a mistura no líquido que já está no recipiente de 10 litros. Tampe a boca amarrando nela um pedaço de tecido. Deixe o recipiente durante dois dias em um lugar que não seja frio. Depois passe o líquido para garrafas menores e arrolhe-as (sem apertar muitas as rolhas), deixando-as assim durante um dia; em seguida aperte as rolas e amarre-as com arame para impedir que estourem. Em três semanas a bebida está pronta para ser consumido.

Tigela de Maio
Ingredientes
15 gramas de folhas de aspérula
1 limão com casca cortado em rodelas
4,5 litros de vinho branco

Como Preparar
Adicione as folhas de aspérula e as rodelas de limão ao vinho e deixe macerar de 4 a 6 horas. Passe o líquido por uma peneira e deixe-o gelar

BEBIDAS

Poção do Amor

1 litro de água
1 pedaço de canela em pau
3 colheres (sopa) de mel
1 punhado de pétalas de rosas de jardim (brancas ou cor-de-rosa)

Na água fervente, coloque os outros ingredientes.
Para quem está procurando um amor, ou quer manter o seu. Ofereça o chá para a pessoa que você quer conquistar, ou beba sozinho.

Poção do Amor dos Bruxos e Ciganos

1 colher (de sopa) de manjericão seco e triturado
1 colher (de sopa) de funcho seco
1 colher (de sopa) de vervena européia seca
3 pitadas de noz moscada rasteira
1/4 de xícara de vinho tinto

Coloque todos os ingredientes num caldeirão. Misture bem e leve o caldeirão ao fogo. Acenda uma vela cor-de-rosa que tenha sido untada com óleo de rosa e diga: LUZ DA VELA, MORNA E BRILHANTE, ACENDA AS CHAMAS DO AMOR ESTA NOITE. QUE O AMOR DA MINHA ALMA COMPANHEIRA QUEIME FORTE POR MIM. ESTA é A MINHA VONTADE, QUE ASSIM SEJA!
Após a poção ter fervido por três minutos, retire o caldeirão do fogo e deixe esfriar. Coe o líquido numa gaze limpa e coloque numa xícara. Adicione um pouco de mel para adoçar a poção e beba.
Se você deseja o amor de determinado homem ou mulher, concentre-se sobre ele ou ela enquanto prepara a bebida. Beba metade da poção e dê a outra metade para o ser amado a fim de que ele a beba logo que possível. Se ele ou ela for carmicamente perfeito para você, a centelha do amor será instantaneamente acesa. Naturalmente, o resto ficará por sua conta.
As melhores épocas para preparar a Poção do Amor dos Bruxos e Ciganos, como todas as poções e encantamentos de amor, são as sextas-feiras (regidas por Vênus), a Véspera de Santa Agnes (a noite de 20 de janeiro), o dia de São Valentim (14 de fevereiro), qualquer noite de lua crescente e sempre que a lua estiver nos signos regidos por Vênus, Touro ou Libra.

COMIDAS

Salada da Prosperidade

1/2 Kg de grão de bico
1 lata de milho verde
1 tomate cortado em cubinhos
1 cebola cortada em cubinhos
1 pimentão verde cortado em cubinhos salsa e cebolinha
3 pitadas de noz moscada
1 colher (de sobremesa) de orégano
1 colher (de chá) de manjericão
Azeite
Vinagre balsâmico ou vinagre comum

Cozinhar o grão de bico com sal a gosto. Escorrer a água e misturar o azeite, o milho, noz moscada, orégano e manjericão. Quando estiver frio acrescentar os outros ingredientes. Servir em uma travessa azul, de preferência.
Enquanto prepara e enquanto degusta, fazer os pedidos relacionados a dinheiro, imaginando-se na situação desejada, já tendo conseguido o que pretende. Separar um prato desta salada, colocá-lo num jardim bonito, cercado de dez moedas de quaisquer valores, oferecendo aos Deuses da Fortuna.

Pão para Sabbat

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de leite
1 ovo inteiro
2 colheres (sopa) de margarina derretida
1 colher (sopa) de fermento para bolo
sal a gosto

Amasse bem todos os ingredientes e forme pequenos pães. Se desejar, recheie com as ervas ou grãos do Sabbat que está comemorando e enrole como rocambole.

Biscoitos Encantados de Vênus

Faça-os quando quiser despertar sua energia sedutora.

½ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de açúcar branco
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
4 gemas
1 colher (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo em pedacinhos
1 colher (chá) de essência de hortelã

Misture muito bem a manteiga, os açúcares, as gemas, a água e a essência de hortelã até formar um creme. Adicione os outros ingredientes e faça uma massa bem homogênea. Modele os biscoitos e coloque em fôrma untada. Asse em forno quente por 25 minutos. Ofereça também a quem você quer seduzir. Consagre o feitiço a Hécate.

Espaguete de Eros

Este é um poderoso condutor da sexualidade e possui grande poder de sedução.

300g de espaguete
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
¼ xícara (chá) de queijo ementhal ralado
¼ xícara (chá) de queijo cheddar ralado
¼ xícara (chá) de queijo gouda ralado
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sobremesa) de manteiga
sal
pimenta do reino
1 colher (sobremesa) de manjeiricão

Cozinhe a massa e escorra bem. Misture os queijos, o creme de leite e a manteiga numa panela de cerâmica e leve ao fogo baixo até ferver, mexendo sempre com uma colher de pau. Adicione o sal e a pimenta a gosto e o manjericão. Jogue a massa suavemente na mistura e mexa. Consagre o feitiço a Vênus e Eros.

Maçãs Encantadas

Para quem costuma ter pesadelos.

6 maçãs cortadas
½ xícara (chá) de aveia
½ xícara (chá) de farinha integral
½ xícara (chá) de gergelim
½ xícara (chá) de castanhas
¼ xícara (chá) de óleo de girassol
½ colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de água
½ colher (chá) de canela

Misture as farinhas, o gergelim, a castanha, o óleo, o sal e os demais ingredientes até obter uma mistura crocante. Coloque as maçãs numa fôrma refratária untada, despeje sobre elas e cubra com tampa ou papel alumínio. Asse por 45 minutos. Retire a tampa e deixe no forno até dourar. Consagre o feitiço aos duendes e peça para acabar com os pesadelos.

Pão de Alecrim

Para invocar bons fluídos para o futuro.

2 colheres (sopa) rasas de água morna
15g de fermento biológico
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de margarina
¼ xícara (chá) de mel
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de alecrim seco

Numa tigela, coloque o fermento, a água, o sal e o mel e deixe descansar por 15 minutos. Acrescente o leite morno, a farinha e a margarina e misture até formar uma massa que desgrude das mãos (se necessário, acrescente mais farinha). Ponha o alecrim e amasse novamente. Deixe descansar até dobrar de tamanho, coloque em fôrmas para pão e asse em forno pré aquecido até dourar.

Pão do Amor

Deve ser feito especialmente para quem se ama.

500g de farinha de trigo
30g de fermento biológico
1 colher rasa (sobremesa) de açúcar
sal a gosto
½ xícara (chá) de azeite
gengibre
alcaparra
tomate seco
ervas (manjerona, tomilho, orégano, manjericão)

Misture o fermento e o açúcar, até dissolver. Junte o sal, o azeite, a farinha e amasse bem, pensando em seu amor. Junte à massa o gengibre ralado, as alcaparras e tomates secos picados e as ervas. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Enrole o pão em forma de meia lua ou de coração, pincele com ovo batido e asse em forno pré aquecido. Faça o feitiço às sextas feiras, de preferência na Lua Crescente ou Cheia. Consagre o feitiço a Vênus.

Pão da Felicidade

Prepare-o quando estiver em busca de alegria e felicidade.

1 xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de leite adoçado
½ xícara (chá) de mel
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de germe de trigo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de passas

Misture todos os ingredientes e mexa com uma colher de pau. Coloque numa fôrma de pão untada e asse em forno quente por 1 hora. Consague o feitiço a Júpiter.

Pão de Passas

Consagrado a Marte, indicado para quando se precisa de iniciativa e criatividade para cumprir metas.

2 colheres (sopa) rasas de água morna
15g de fermento biológico
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de margarina
¼ xícara (chá) de mel
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 punhado de uva passa

Misture o fermento, a água, o sal e o mel e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, acrescente leite morno, farinha e margarina, mexendo até formar uma massa que desgrude das mãos (se necessário, acrescente mais farinha). Junte as pasas, coloque em fôrma de pão untada e deixe crescer até dobrar de tamanho. Asse em forno pré aquecido. Sirva com suco de beterraba (½ copo de suco de laranja, ¼ copo de água gelada, 1 colher (sopa) açúcar, 1 pedaço pequeno de beterraba crua. Bata tudo no liquidificador e coe.). Consagre o feitiço a Marte.

Sopa de Pã

Indicada para afastar a melancolia.

½ xícara (chá) de uva passa
3 xícaras (chá) de iogurte natural
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
1 ovo cozido picado
6 cubos de gelo
1 pepino picado
¼ xícara (chá) de cebolinha picada
sal e pimenta do reino
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de dill

Deixe as uvas passas de molho em água fria durante 5 minutos. Coloque o iogurte numa tigela grande e adicione o creme de leite, o ovo, os cubos de gelo, o pepino, a cebolinha, o sal e a pimenta do reino. Escorra a uva passa e acrescente à mistura. Junte a essa mistura 1 xícara de água fria e misture bem. Leve à geladeira por 2 ou 3 horas. Sirva enfeitada com salsa e dill picados. Consagre o feitiço a Pã.

Para atrair o Amor

2 litros de leite
4 colheres de mel
1 maçã vermelha ralada
2 pauzinhos de canela

Ferva o leite e acrescente os demais ingredientes. Deixe esfriar. Coe e use após o banho higiênico, da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão.

Para Paixão

1 maçã vermelha ralada
1 maço de salsa fresca
4 litros de água mineral
4 colheres de mel de flor de laranjeira

No primeiro dia da lua cheia, coloque a água numa vasilha grande e acrescente os demais ingredientes. Coloque a vasilha num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua cheia. Na manhã seguinte, coe a mistura e utilize-a, após o banho habitual, da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão. Os homens devem retirar a salsa e utilizar o banho apenas com os outros ingredientes.

Para Fartura e Prosperidade

4 litros de água mineral
6 paus de canela pequenos
1 colher de chá de noz moscada ralada
6 folhas de louro
1 colher de sopa de erva-doce ou funcho
6 moedas douradas ou uma peça de ouro
Pétalas de rosa amarela

Num dia de lua cheia, ferva a água e acrescente os demais ingredientes, exceto as pétalas da rosa amarela. Coe. Guarde as peças de ouro e as moedas. Deixe esfriar e antes de utilizá-lo, acrescente as pétalas de rosa. Tome o seu banho habitual e utilize a mistura derramando-a generosamente da cabeça aos pés. Cubra a cabeça com uma toalha e vista-se sem enxugar-se, ou coloque um roupão.

Para Sorte e Harmonização

4 litros de água mineral
2 colheres de sopa de óleo de amêndoa para o corpo
10 gotas de essência de rosas
Pétalas de rosa branca, lírio e angélica
1 quartzo branco bruto
1 quartzo rosa bruto
1 citrino bruto
1 ametista

Numa noite de lua crescente, coloque todos os ingredientes numa vasilha grande e deixe-a num local onde possa receber o frescor da noite e a luz da lua. Na manhã seguinte, após o banho higiênico, banhe-se na mistura, comprimindo as pétalas de rosa sobre a pele do corpo. Não se enxugue. Vista-se com um roupão e enrole uma toalha nos cabelos. Vista-se com roupas claras.


Para Proteção Espiritual

10 ramos de alecrim fresco, sem os galhos
30 gotas de essência de verbena
1 punhado de sal grosso
4 litros de água mineral

Ferva a água, desligue a chama e coloque os ramos de alecrim e o sal grosso. Deixe esfriar. Macere o alecrim com as mãos, como quem esfrega uma roupa. Antes de utilizar o banho, acrescente as gotas de verbena. Banhe-se do pescoço para baixo e deixe a água secar naturalmente ou use um roupão. Duas horas depois, tome uma chuveirada, se estiver sentindo um sono anormal.

Para afastar o mau olhado ou quebranto

3 litros de água mineral
1 garrafa de cerveja clara

Misture a cerveja com a água e banhe-se da cabeça aos pés, após o banho higiênico. Enrole uma toalha na cabeça e vista-se sem enxugar-se.

Para retirar a negatividade

4 litros de água mineral
2 punhados de sal grosso
2 dentes de alho roxo cortados em cruz
5 galhos de arruda macho
5 galhos de arruda fêmea

Ferva a água com os dentes de alho cortados. Quando a água estiver morna, acrescente a arruda, tratando de macerá-la, até que esteja totalmente desfeita. Misture o sal. Deixe esfriar e coe. Use do pescoço para baixo, após o banho habitual. Passadas duas horas, tome uma chuveirada de água morna ou fria. Faça na lua minguante.



Ritual de Prosperidade I

À noite, na hora de dormir, coloque embaixo do travesseiro um bilhete com seu pedido e diga:

"Querida Deusa da Terra, preciso de sua ajuda. Enquanto durmo sei que está trabalhando para atender meu pedido. Sei que quanto mais me dôo, mais recebo".

Numa Quinta-feira, pegue uma vasilha cheia de moedas, um vaso de flores e acenda uma vela verde e pense na proteção e sorte, na expansão financeira que Júpiter pode lhe proporcionar.

Olhando a chama da vela, diga para si mesmo:

"Estou aberto e receptivo para toda a abundância que há no Universo".

Sinta que tudo flui para você agora e sempre.
Numa Quinta-feira, unte uma vela verde com óleo de Eucalipto, acenda-a e visualize-se sentado no alto de uma montanha.
Faça o seu pedido, e veja-o realizado.
Na sua próxima refeição use um pouco de pimenta vermelha seca e reforce seus pensamentos para que você esteja no alto, tendo obtido sucesso.

Ritual de Prosperidade II
Primeiro

Abra um circulo mágico com galhos de trigo e 8 velas amarelas, dentro do circulo numa tigela de barro ( ou em seu caldeirão ), misture um punhado de folhas frescas de manjericão, um copo de mel e algumas violetas secas (use somente as flores). Amasse bem os ingredientes, enquanto pede mentalmente a tranqüilidade financeira ( ou o desejo ) que você tanto deseja. Coloque essa mistura num prato branco novo e, bem no meio, acenda uma vela dourada. Deixe a vela num lugar alto (acima da sua cabeça) e, depois que ela acabar de queimar, enterre tudo ao pé de uma árvore frondosa.

Segundo

No primeiro dia da lua crescente, ponha algumas flores amarelas num vaso de cristal com um pouco de água mineral ou de fonte. Bote o vaso na janela, exatamente na hora do anoitecer, e deixe-o por toda a noite. Recolha-o antes de o Sol nascer. Repita esse processo até o dia em que entrar a lua cheia, quando as pétalas das flores devem ser recolhidas e guardadas numa pequena caixa. Faça isso todos os meses, sempre guardando as pétalas. No final do ano, leve-as a um jardim e deposite-as debaixo das plantas agradecendo a prosperidade recebida

Terceiro

Segure um terço na mão direita e 1 vela amarela na mão esquerda . Fique num lugar sem nenhum barulho, concentre-se e erga as mãos para o céu. Com toda sua fé, faça seu pedido. Pegue a vela e acenda, deixando queimar inteirinha. Guarde o terço sempre com você.

Quarto

Pegue 32 colheres de sopa de álcool, 20 gotas de água de rosa e 10 gotas de essência de lavanda. Junte a estes ingredientes algumas pétalas de rosa branca. Concentre-se e repita mentalmente - Pelo poder de Júpiter, que atrair fortuna e êxito nos negócios, concursos, que essa formula mágica, traga abundancia e prosperidade. Deixe por 1 dia o preparado nos cantos dos cômodos de sua casa.

Ritual de Prosperidade III

Faça um saquinho com um tecido verde.
Na noite de Lua Cheia, prepare o Altar com o Caldeirão no meio, Incenso do lado Leste, uma vasilha com Mel e Leite do lado Oeste, uma Maçã do lado Norte e uma vela verde no lado Sul.
Ponha Camomila ou Verbena dentro do Caldeirão.
Implore aos Deuses, aos Elfos, aos Anões Antigos:

"Seres vestidos de Seda e Peles, dou-lhes de presente o Mel e Leite, como agradecimento por me ajudar a encontrar Boa Sorte e Prosperidade".

Guarde as ervas no saquinho verde, amarre e passe o saquinho pela fumaça do Incenso e diga:

"Abençoa à todos os que vêm me ajudar, entre amigos fizemos uma troca".

Tenha sempre o saquinho junto de si. Leve o Mel para fora de casa, deixe-o passar uma noite no sereno.
No dia seguinte, despeje-o na Terra.

Ritual de Purificação

O ritual de purificação é o mais comum e amplo dos ritos da Wicca e existem várias formas de trabalhá-lo. Esse rito, além de trazer mais leveza e tranqüilidade para o lar, leva a um autoconhecimento de suas capacidades energéticas de forma extraordinária.
A recomendação a qualquer iniciante nos caminhos da Wicca é: Pratique primeiro os Sabbaths, os Esbbaths e os Ritos de Purificação, antes de aventurar-se em outras áreas mágickas. As razões são simples, através das atividades de purificação você aprende a controlar e manipular melhor tanto as suas energias como a dos ambientes em que vive. Nos sabbaths e esbbaths você passa a vivenciar a Wicca, interage com Deuses e demais seres etéreos, aprende os funcionamentos básicos das ritualísticas da religião e ganha além de conhecimento, o amadurecimento e a seriedade necessária para trabalhar em outras áreas da Magia.
Falaremos do ritual de purificação de forma completa, ensinando maneiras de melhorar a organização, limpeza, e equilíbrio energético. Ensinaremos como tornar o ambiente e nós mesmos mais leves e tranqüilos. Após esse ritual, todo e qualquer local está apto a receber cerimônias, pois se encontra Harmônio e equilibrado.

ENTENDENDO AS ENERGIAS
Olhe a sua volta, o local onde você está é agradável? É onde você realmente gostaria de estar? Ou melhor, a limpeza e organização estão da maneira que deseja? É muito importante saber que o seu exterior (ambientes onde vive mais tempo) reflete como anda o seu interior e possui grande influência sobre você.
Normalmente quando entramos em um local escuro, sujo, abafado ou desorganizado, ficamos cansados e irritados, isso mostra a influência do ambiente sobre o nosso comportamento e humor, ou seja, sobre nossas energias.
Energeticamente falando, tudo que acontece em um local gera pequenas ondas que são absorvidas pelas estruturas do local e ficam registradas. Paredes, teto, piso, objetos, animais, plantas, pessoas, todos são influenciados e registram as energias desprendidas com as ações e acontecimentos. Quando algo grave ou muito importante acontece (como uma forte briga) o “fluído extra” desprendido com a ação fica registrado com maior intensidade, por isso os Antigos diziam: “Se quer brigar, que seja fora de casa!”.
Essas “sobras” energéticas normalmente ficam acumuladas em locais de difícil acesso, onde raramente as energias são “movimentadas” e lá acabam se fixando e aumentando cada vez mais, como se fossem um grande acumulo de poeira.
Cantos de paredes, debaixo da cama, armários escuros, velhos ou pouco utilizados, quartos de bagulhos, porões, baús e tantos outros. São muitos os locais onde “algo” poderia parar e se fixar sem que percebêssemos. O interessante é que normalmente as crianças e os animais não gostam desses locais. Tirando os gatos é claro...rs.
O ambiente físico só fica bom, limpo e organizado se o ambiente astral também estiver, e vice versa. Logo vamos começar a trabalhar para que nossos “lares astrais” não pareçam “pulgueiros” com energias tão estagnadas que formam uma crosta nojenta e pegajosa de energia. Mãos a Obra!

PRIMIERO PASSO - FAXINA
Energia saudável é energia em movimento! Tenha sempre essa frase em mente. Para iniciar qualquer atividade de purificação energética, precisamos desprender as energias dos cômodos de nossa residência.
Muitas pessoas afirmam não ter ânimo para uma boa faxina, isso ocorre porque elas estão pressas nas teias desse agregado energético presente nas coisas velhas e desorganizadas. A eliminação desses “laços” permite uma profunda reciclagem mental que favorece potencialmente a eliminação de desequilíbrios interiores.
“Assim como acima é abaixo, como é dentro é fora” tal axioma demonstra como a eliminação da bagunça exterior favorece o trabalho interior. Vamos a 3 orientações para executar uma boa faxina:
• Comece com uma organização simples, ponha tudo que está no local errado em seu devido lugar e limpe a casa normalmente. Não precisa se matar limpando cada cantinho tenha calma, não se sobrecarregue. Primeiro organize e limpe superficialmente.
• Agora escolha um cômodo, veja tudo que você pode mudar de posição (um livro de feng shui sempre ajuda nessas horas), analise dos objetos que estão visíveis quais estão velhos, quebrados ou por algum motivo não combinam ou agradam você. Jogue os quebrados fora. Valor sentimental? Bom você vai viver sua vida inteira com aquele objeto quebrado e velho? É provável que um dia você o esqueça num canto e o perca, como já deve ter feito com várias outras quinquilharias, não é? Então é melhor deixar de gastar suas energias com ele logo, pois é apenas pra isso que ele serve: Gastar suas energias. Os objetos velhos devem ter o mesmo fim, entretanto se estiverem bem conservados podem ser doados ou vendidos.
Para facilitar pegue cada objeto e pergunte: “Vale a pena doar minhas energias para esse item? Ele me alegra ou tem alguma função para o meu humor? Ele realmente é essencial?”, se obtiver respostas negativas jogue fora, venda ou doe o item e nunca volte atrás em sua decisão, afinal você é um(a) Bruxo(a). Faça toda essa limpeza e eliminação cômodo por cômodo até organizar tudo que é visível ao entrar em cada um.
• Agora começa a faxina mais profunda, superficialmente e visivelmente seus cômodos estão limpos e organizados, isso te dará ânimo extra. Separe alguns dias para limpar e organizar um cômodo por vez, não se sobrecarregue. Limpe gaveta por gaveta, armário por armário, organize, sacuda, olhe para cada coisa (roupa, utensílio...) e faça as perguntas. No quesito roupas, aquelas que você não usa a mais de um ano (tirando as roupas de frio) devem ser doadas ou vendidas, tenha em mente que você pode comprar, pedir emprestado ou alugar algo que precise. Não é necessário ficar com um armário cheio de roupas se você não usa mais da metade há anos. Troque, recicle! Energia em movimento lembra!? Além disso, você vai ganhar espaço, talvez um dinheirinho com a venda, e vai ganhar energia, pois tudo que possuímos absorve nossas energias, coisas que não usamos há muito tempo só estão servindo para nos deixar mais cansados e esgotados, já que não possuem nenhuma outra utilidade. Um bom bruxo(a) sabe que tudo a sua volta precisa estar em constante movimento, pois isso lhe dá força e controle sobre suas energias.
Tendo executado esses 3 pontos por todos os locais, sua casa está completamente organizada e renovada, cada cômodo está mais aconchegante e perfumado, mantenha-os sempre assim e caso perceba alguns tipo de desorganização faça esse trabalho novamente. Quando moramos com outras pessoas é importante pedir que ao menos essa parte física seja feita em toda a residência, pois isso fará um bem não só do ponto de vista energético mais também na saúde e bem estar de todos os moradores.

SEGUNDO PASSO – PREPARAÇÃO
Antes de fazer qualquer purificação é necessário preparar o seu corpo e a sua mente, afinal estaremos mexendo com energias. Os principais pontos são:
• É necessário estar com a saúde em dia, sem dores, machucados, inchaços ou hematomas, pois além do grande gasto de energia vital, o desequilíbrio de nossa saúde pode atrair as más energias que estão sendo liberadas. (Mulheres grávidas ou em período menstrual não devem fazer purificações).
• Ter total autonomia para agir no ambiente. Não podemos trabalhar energeticamente num local onde não há permissão para isso, logo se você mora com alguém peça autorização para mexer nos quartos ou em qualquer área que seja necessário pedir para purificar. Caso não possa trabalhar em toda a residência ou espaço faça a purificação somente onde pode, como no seu quarto.
• É importantíssimo estar animado(a) e disposto(a), limpo(a), cheiroso(a) e confiante nas suas capacidades energéticas. Não faça nada sem confiança ou estando sujo(a), pois isso atrai más energias.
• Algumas residências podem ter ficado tanto tempo sem purificações que acabaram formando ou atraindo entidades para o local. Isso é perceptível quando a casa é muito fria, faz barulhos estranhos, causa medo ou desconforto, principalmente durante a noite, e acima de tudo quando alguém vê ou escuta coisas estranhas, como sombras e espíritos. Quando existe a possibilidade de existir entidades no lar, recomendasse que solicitem a ajuda de alguém mais experiente para executar a purificação, caso isso não seja possível é preciso trabalhar um banimento e escudo energético antes de executar a purificação.
• Trabalhe sozinho(a) e só aceite ajuda caso as pessoas também saibam o que está sendo feito. Trabalhe confortavelmente, sem brincos, anéis, relógios e demais acessórios (caso use um amuleto pode continuar usando). Se possível trabalhe em total silêncio, descalço(a) e com roupas largas.
• Jogue água no rosto para despertar a sensibilidade, esfregue as mãos enquanto vai lavando-as, pule, relaxe o corpo.
• Caso Tenha animais guarde seus potinhos de comida e os sacos de ração em armários durante o período da purificação. Afaste os bichinhos dos locais para onde você for enviar as energias desprendidas com a purificação. Guarde também os alimentos da cozinha, coloque-os nos armários ou na geladeira.
• Escolha um local (porta ou janela) para direcionar a energia que está desprendendo. Nesse local coloque um copo ou jarra (preferencialmente de plástico ou madeira) cheio de água com um punhado de sal grosso.
• Coloque todos os itens que vai precisar em um local de fácil acesso e próximo a todos os cômodos, lá mentalize um globo de força e crie um ponto de poder. Normalmente todas as residências possuem um centro de poder localizado no espaço onde é possível enxergar a maior quantidade de cômodos ou áreas do lar.
• Por fim, tenha certeza que está tudo limpo e organizado, esfregue as mãos para ativa-las, faça uma pequena mentalização de seus objetivos e analise como toda essa reciclagem da sua residência vai favorecer e mudar a sua vida, peça proteção e inicie o ritual.

TERCEIRO PASSO – A PURIFICAÇÃO.
Agora se inicia o ritual, você vai precisar de [incenso de purificação], uma [Beson] (caso não tenha uma pode usar uma vassoura comum), sal grosso, um incenso com aroma de sua preferência ou um aromatizante de ambientes, um sino e muita disposição.
Comece dos fundos da casa para a parte da frente. Em cada cômodo toque o sino por todo o local, principalmente nos cantos e passe a mão pelas paredes, objetos e portas como se estivesse puxando as energias presas nesses locais. Feito isso passe o incenso de purificação por toda a área. Com a Beson em mãos leve a fumaça e energia para fora da casa, faça isso cômodo por cômodo e direcione todas as energias para a porta ou janela onde você colocou a jarra com água. Pegue essa jarra mentalize que toda energia que passou na água foi e está sendo purificada, jogue o líquido no vaso sanitário, feche a tampa e dê descarga.
Peça a Deusa que receba em seu útero todas as energias que você repeliu do seu lar. Pegue o Sal grosso jogue nos cantos de cada cômodo e retire somente no outro dia.
Faça uma Oração e peça aos Deuses e a seus guardiões que protejam e purifiquem sua casa constantemente.
Dicas:
• Não deixe pessoas negativas entrarem em sua casa, quando não for possível barra tais visitas, faça uma purificação simples com incenso e mentalização por todo o local onde a pessoa passou.
• Tenha sempre uma Chave Mágicka ou uma Garrafa de Bruxa para absorção e proteção nos principais cômodos onde as visitas ficam.
• Deixe sempre a tampa do vaso sanitário abaixada.
• Tenha sino dos ventos nos quadrantes da casa.
• Coloque uma ferradura com a abertura virada para cima no topo central da porta de entrada.
• Caso saiba fazer Mandalas de proteção use uma na porta de entrada.
Complemento: Você pode cantar enquanto faz a purificação, a música tradicional Wiccana é: Banindo.

Ritual de Vibração

Faça um chá de roseira, sente-se em uma cadeira confortável, enquanto toma o chá, pense em algumas pessoas que possam estar precisando de sua ajuda.
Sinta uma onda de sentimentos delicados saindo de você e indo para elas.

Ritual do Amor de Ísis

Trevo de Quatro Folhas No Antigo Egito, o trevo de quatro folhas era considerado símbolo de Ísis, a Grande Deusa, e utilizado nos Rituais de Iniciação e em Rituais para o Amor e para a Sorte.
Se você encontrar um trevo de quatro folhas e quiser fazer um talismã para o amor, proceda da seguinte forma:
Apanhe-o, agradecendo aos espíritos por tê-lo feito achar, e não o mostre a ninguém.
Escreva com tinta vermelha numa folha de papel branco, seu desejo de amor, quer se trate de encontrar o amor ou se refira a uma pessoa em especial.
Seja conciso e preciso no pedido.
Embrulhe o trevo com o papel e coloque-o dentro de um envelope verde.
Esconda-o em um lugar secreto e todas as noites, antes de se deitar, segure com as mãos a folha de papel que contém o trevo, concentrando-se no seu desejo.
Antes de recolocá-lo no envelope, diga estas palavras:

"Ísis, Grande Deusa, eu, (seu nome), agradeço-te o presente que me deste e rogo-te para que satisfaças o meu grande desejo de amor. Guardarei este teu símbolo, mesmo quando tiver conseguido aquilo que desejo, em nome do amor que tenho por ti. Obrigado, Minha Senhora".

Satisfeito o desejo, retire o trevo da folha de papel e coloque-o novamente no envelope.

Ritual do Animal Guardião

Deite-se num lugar tranqüilo, faça uma contagem de 7 a 1, procurando relaxar todo o corpo.
Imagine-se entrando numa caverna escura, onde encontrará vários animais.
Pergunte a cada um deles, se é o seu Animal Guardião.
Se o Animal ficar em silêncio e ir embora, a resposta é negativa.
O Animal que lhe responder será o seu Guardião, por toda a vida.
Não revele a ninguém o seu Guardião!

Ritual do Terceiro Olho

Realize esse ritual pagão para aprimorar os poderes psíquicos três dias antes da lua cheia e, preferivelmente, quando ela estiver nos signos astrológicos de Câncer, Peixes ou Escorpião.
Comece preparando um chá mágico bem forte de Artemísia ou Mil-Folhas (ervas que estimulam os sentidos psíquicos) e ascendam 13 velas votivas de cor púrpura para ajudar a atrair as influências psíquicas.
Tome o chá e olhe fixamente para um espelho mágico, uma bola de cristal ou uma pirâmide de cristal enquanto entoa três vezes o seguinte encantamento:

"EU TE INVOCO, OH ASARIEL, ARCANJO DE NETUNO E GOVERNANTE DOS PODERES DA CLARIVIDÊNCIA. EU TE PEÇO QUE ABRAS O MEU TERCEIRO OLHO E QUE ME MOSTRES A LUZ OCULTA. PERMITA-ME VER O FUTURO. PERMITA-ME VER O PASSADO. PERMITA-ME PERCEBER OS DIVINOS REINOS DO DESCONHECIDO. PERMITA-ME COMPREENDER A SABEDORIA DO SAGRADO UNIVERSO. ASSIM SEJA."

Após isso, relaxe respire lentamente e se concentre para abrir o Terceiro Olho.
Não permita que pensamentos negativos contaminem a sua mente.
O terceiro Olho, chakra invisível localizado no centro de sua testa, acima do espaço entre as sobrancelhas, é a ponte de poder mais elevada do corpo humano, da visão sobrenatural e da clarividência.

Ritual Mágico da Reconciliação

Diante de uma situação mal resolvida com alguém e que você precise de ajuda para pedir perdão, coloque duas folhas de árvores diferentes em um mesmo envelope.
Entre elas, uma folha de seda verde com seu pedido de desculpas anotado.
Depois queime tudo em uma vela verde.
O mundo mágico vai preparar os caminhos dessa reconciliação.

Ritual para a Elevação Espiritual

Tome um banho de óleo de lavanda, que a deixará calma.
Abra o seu coração e perdoe alguém que te magoou.
Reflita no poder do perdão.

Ritual para a Obtenção de Saúde

Numa noite de lua nova, ascenda uma vela cigana azul. Vá até uma janela e diga com os braços erguidos para a lua:

"Deus te salve lua nova! Tu és tão linda poente, quando voltares de novo, traga-me saúde para fulano"
Jogue o resto da vela em água corrente.

Ritual para a Proteção

Faça um Altar para a sua família.
Pegue uma Druza de Cristal.
Projete em cada ponta do cristal a imagem das pessoas que você deseja proteger.
Elas ficarão ali representadas.
Cada vez que você lavar a Druza, reforce a programação, todas as Quintas-feiras, acenda um Incenso, permeie o cristal com sua fumaça, e deixe-o queimando ao lado.

Ritual para Apresentar seu Nome Pagão

Monte seu altar. Se o seu nome tiver um símbolo que o represente, coloque-o no altar. Por exemplo, se seu nome for águia selvagem, você pode colocar no altar uma pena para simbolizar seu nome.
No mesmo altar, deixe a mão papel (pergaminho de preferência), uma caneta e um espelho. Deixe à mão, também, velas, incenso, água mineral e sal marinho, e se preferir, um instrumento musical que tenha preferência, ou um cd com a música que desejar. (não vale heavy metal ou Britney Spears...rs)
Abra seu círculo, chame os quadrantes convide as Deidades e diga o seguinte:

Eu ........... (diga o antigo nome) uso este nome pela última vez. Eu cresci, eu mudei.
Eu evolui para a pessoa que se apresenta perante vocês neste momento. Já não sou mais ................ e já não tenho mais laços com este antigo nome que morreu na hora em que eu renasci.

Vá até o altar e escreva seu novo nome no papel. Passe o papel pela fumaça do incenso dizendo:

Que.......................... (seu novo nome) seja consagrado pelos poderes do AR. Que o Ar me dê a força do intelecto, a claridade da visão a pureza do amanhecer no primeiro instante em que eu tiver da nova vida.

Segure o papel sobre a vela (cuidado para não pegar fogo)

Que.......................... (seu novo nome) seja consagrado pelos poderes do Fogo. Que o Fogo me dê determinação, força e a energia existente em suas faíscas, durante toda a minha nova vida.

Borrife sobre o papel a água e diga:

Que.......................... (seu novo nome) seja consagrado pelos poderes da Água. Que a água me dê a suave intuição, a profunda compreensão e a consciência dos mais profundos mistérios durante toda esta nova vida que nasce.
Enterre o papel no sal marinho dizendo:

Que.......................... (seu novo nome) seja consagrado pelos poderes da Terra. Que a Terra me dê força e solidez, que me conecte com as energias da Mãe. Que me presenteie com uma consciência nova livre do temor das noites escuras.
No caldeirão, queime o papel dizendo em voz bem firme:

Eu sou ............... (nome novo)! Ar, Fogo, Água e Terra, confirmo meu nome com orgulho. Eu sou .............! Eu sou ....................! Eu sou ...................!

Dirija-se para cada ponto cardeal e diga:

Norte Eu sou ................... que o senhor me conheça a partir de agora!
Sul, eu sou ................... que o senhor me conheça a partir de agora!
Leste, Eu sou ................... que o senhor me conheça a partir de agora!
Oeste, eu sou ................... que o senhor me conheça a partir de agora!

Fique diante do altar e invoque pela Deusa e invoque o Deus

Amada Deusa (repetir para o Deus), peço que abençoe, a nova criança que se apresenta diante de vós. Que abençoe meus passos daqui por diante, pois, a partir de agora sou seu filho. Que só terá boca para pronunciar seu Nome. Só terá olhos para ver o brilho de vós. Me abençoe Mãe. Me abençoe Pai.A partir deste momento eu sou .................!

Feito isto, perca um tempo meditando no que acabou de fazer. Escute sua música, se olhe no espelho e repita seu nome. Encerre o ritual de modo habitual.

Ritual para Atrair Amor

Você vai precisar de:
- 9 velas rosa;
- 1 quartzo rosa;
- 1 incenso de canela;
- óleo de rosas;
- papel e caneta.

Numa noite de lua cheia escreva seus desejos de amor no papel.
Energize as velas com o óleo de rosas.
Num lugar tranqüilo, ascendam às velas formando um círculo, ascenda o incenso e sente no centro do círculo.
Faça qualquer oração que conheça, e mentalize as chamas aquecendo seu coração e tornando você um ser amoroso que merece amar e ser amado. Passe o quartzo 3 vezes no incenso.

Então diga: "Eu atraio o amor".

Sopre o quartzo e deixe o em cima de seu desejo anotado.
Peça licença e saia do círculo.
No outro dia queime o papel e jogue suas cinzas no vento.
O resto das velas jogue em água corrente.
Carregue sempre consigo o cristal, e você passará a emanar uma aura amorosa que atrairá pessoas como uma fogueira no inverno.

Ritual para Despertar a Vidência

Você vai precisar de:
- 1 vela azul;
- 1 um incenso.

Ascenda a vela e o incenso.
De pé, crie um circulo mágico com visualização.
Invoque o Deus e a Deusa, pedindo para que desperte sua vidência.
Deite-se de forma que a vela fique acima de sua cabeça (cuidado para não por fogo nos cabelos), faça profundas respirações durante 30 minutos.
Levante-se e anote tudo o que sentiu num caderninho, ou no grimório.
Ritual para Limpar a Aura
Em uma noite de lua minguante, ferva 1 litro de água em seu caldeirão ( ou uma panela de vidro), quando a água começar a ferver, jogue um galho de arruda, um de alecrim, e um de guiné.
Deixe a mistura ferver por uma hora.
Depois vem o passo seguinte: coe o líquido e jogue da cabeça aos pés após o banho normal, imagine toda a energia negativa se dissolver e escorrer pelo ralo.
É recomendável repetir este ritual por 3 dias seguidos, sendo que no quarto dia você deverá acrescentar pétalas de 3 rosas brancas ao preparo, e proceder da mesma forma.

Ritual para o Samhain

Lembre-se:
- Este é apenas uma sugestão, sobre ele você pode se basear para criar seu próprio ritual. O que, sem sombra de dúvida, é muito legal... dar seu toque pessoal. Você pode também adaptá-lo para fazer com várias pessoas.
- Se estiver acompanhado com outras pessoas explique sem que tenha conotação catequizadora sobre o significado e o que fará. Integre as pessoas no ritual é muito chato fazermos coisas sem sabermos ao certo o que estamos fazendo.

VAMOS LÁ!
Antes do ritual, sente-se em silêncio e pense nos amigos e nas pessoas que não mais estão entre nós. Não se desespere, tenha a certeza de que partiram para coisas melhores. Tenha firme em mente que o plano físico não é a realidade absoluta, e que a alma jamais morre. Prepare o altar, acenda as velas e o incenso, forme o círculo. Recite o Canto das Bênçãos:

“MARAVILHOSA DAMA DA LUA VOCÊ QUE SAÚDA O CAIR DA NOITE COM BEIJOS PRATEADOS SENHORA DA NOITE E DE TODA A MAGIA QUE CAVALGA NAS NUVENS EM CÉUS ESCUROS E DERRAMA LUZ SOBRE A TERRA FRIA Ó DEUSA LUNAR QUE TECE E DESFAZ AS SOMBRAS REVELADORA DOS MISTÉRIOS DO PASSAO E DO PRESENTE QUE MOVE OS MARES E CONTROLA AS MULHERS SÁBIA MÃE LUNAR EU SAÚDO SUA JÓIA CELESTE NO CRESCER DE SEUS PODERES COM UM RITO EM SUA HONRA EU ORO SOB A LUA”

Agora Invoque a Deusa e o Deus:

"GRACIOSA DEUSA, RAINHA DOS DEUSES LANTERNA DA NOITE CRIADORA DE TUDO O QUE É SILVESTRE E LIVRE; MÃE DE HOMENS E MULHERS AMANTE DO DEUS E PROTETORA DE TODOS OS WICCANOS COMPAREÇA, EU PEÇO COM SEU RAIO LUNAR DE PODER CÁ EM MEU CÍRCULO!
DEUS BRILHANTE REI DOS DEUSES, SENHOR DO SOL MESTRE DE TUDO O QUE É SILVESTRE E LIVRE; PAI DOS HOMENS E DAS MULHERES AMANTE DA DEUSA LUA E PROTETOR DOS WICCANOS COMPAREÇA, EU PEÇO COM SEU RAIO SOLAR DE PODER, CÁ EM MEU CÍRCULO.”

Erga uma das romãs e, com sua recém - lavada faca de cabo branco, perfure a casca da fruta. Remova diversas sementes e coloque-as em um prato (preferencialmente com a roda de oito aros. Erga seu bastão, volte-se para o altar e diga:

“NESTA NOITE DE SAMHAIN ASSINALO SUA PASSAGEM, Ó REI SOL, ATRAVÉS DO POENTE RUMO À TERRA DA JUVENTUDE, ASSINALO TAMBÉM A PASSAGEM DE TODOS OS QUE JÁ PARTIRAM, E DOS QUE IRÃO POSTERIORMENTE. Ó GRACIOSA DEUSA, ETERNA MÃE, QUE DÁ À LUZ OS CAÍDOS, ENSINA-ME A SABER QUE NOS MOMENTOS DE MAIOR ESCURIDÃO SURGE A MAIS INTENSA LUZ”.

Distribua ou prove sozinho (se estiver celebrando solitário) as sementes de romã. Acenda um fogo dentro do caldeirão, sente diante dele, segurando o papel, observando suas chamas. Diga em voz alta:

“Ó SÁBIA LUA, DEUSA DA NOITE ESTRELADA, CRIEI ESTE FOGO DENTRO DE SEU CALDEIRÃO PARA TRANSFORMAR O QUE ME VEM ATORMENTANDO QUE AS ENERGIAS SE REVERTAM DAS TREVAS, LUZ! DO MAL, O BEM! DA MORTE O RENASCIMENTO!”

Ateie fogo ao papel com as chamas do caldeirão e jogue-os em seu interior. Enquanto queima, saiba que seu mal diminui, reduzindo-se e finalmente o abandonando ao ser consumido pelos fogos universais. ( Os fogos universais = o caldeirão, visto como a Deusa).
Se estiver com mais pessoas, espere que todas queimem seus papéis. Se houver papéis com nome das pessoas que já partiram, você pode adaptar ou criar algo parecido como o descrito acima para queimá-los. Depois disto feito, se quiser, poderá tentar visualizar em bolas de cristal ou usar outras formas de adivinhação. Trabalhos de magia, se necessários, podem seguir, Celebre o banquete simples.

Desfaça o círculo.

Ritual para os 4 Elementos

Sempre que quiser realizar algum desejo ou harmonizar seu lar faça um pequeno altar em homenagem aos elementos

- Para as Salamandras ascenda uma vela;
- Para os Silfos ascenda um incenso;
- Para os gnomos coloque uma pedra;
- Para as Sereias água com essência.

Depois faça a seguinte oração:

"Em nome do amor e da Magia que eu realize sem demora o que mais desejo agora. Em nome da água que a tudo permeia da terra que à tudo dá forma do ar que à tudo clareia do fogo que à tudo transforma."

Ritual para Pirita Atrair Dinheiro

A pirita ou "ouro dos trouxas", um mineral muito bonito de se ver, com estrutura geométrica cúbica e a cor brilhante do ouro.
Embora de escasso valor monetário, possui uma incrível capacidade de atrair dinheiro.
Compre uma pirita e mantenha-a por três dias em um copo com sal: dessa forma, as eventuais negatividades serão expulsas.
No terceiro dia, numa hora diurna, pegue a pirita e segure-a por alguns minutos, sem pensar em nada específico, porém considerando-a parte de sua aura.
Você sentir a pirita esquentar e vibrar: nesse ponto, diga as seguintes palavras dirigidas ao DEVA (espírito) do mineral:
"Obrigado, Deva da pirita, por teres acolhido ao meu espírito e por ter me doado o teu. Eu, (fale seu nome), peço-te que satisfaça este meu desejo (faça o seu pedido com clareza). Confio a ti e a tua energia, o meu desejo. Obrigado, obrigado, obrigado".
Embaixo da pirita (que não deve ser fechada numa gaveta) coloque uma cédula de dinheiro de qualquer valor.
Os resultados surgirão rapidamente.
Quando perceber que não tem mais necessidade da pirita, agradeça a ela por tudo o que fez por você e dê de presente a alguém que possa usufruir seu poder.

Ritual Puxando a Lua para Baixo

Esse Ritual deve ser feito antes de um Sabat ou Feitiço.
Sente-se com a coluna ereta, imagine que uma Grande Lua Cheia está sobre a sua cabeça e invade todo o seu corpo.
Mantenha essa visualização de olhos fechados por alguns minutos.
Depois, se estiver num espaço aberto, olhe para a Lua, se estiver em um espaço fechado, abra os olhos e relaxe por alguns instantes.
Esse Ritual é feito somente por mulheres.
Para o homem, é mais comum imaginar ou fazer incidir o reflexo da Luz no espelho, para depois imaginar que essa Luz entra pelo Chackra Frontal - (espaço entre as sobrancelhas).

As Varetas Saxônicas

Método Premonitório Wicca
Pesquisar o futuro... Procurar descobrir o que está escondido nas sombras do amanhã... Isto é algo que sempre atraiu a humanidade em geral, "apesar de, na minha opinião, o passado sempre será mais importante, pois, conhecer nossas origens, nossas raízes, nos proporciona uma melhor compreensão sobre o nosso futuro".
Mas para isto (método premonitório), as bruxas saxônicas desenvolveram o famoso método premonitório das varetas saxônicas.
São necessárias sete varetas de madeira, três de 20 cm. e quatro de 30 cm. de cumprimento. Uma das varetas de 30 cm. será marcada com sinais mágicos e assumirá o papel de vareta Witan (vareta mestre).
De joelhos, a bruxa (bruxo) coloca a vareta Witan no chão, bem diante de si e no sentido horizontal. Então, ela faz uma oração à Deusa, enquanto segura com a mão direita as outras seis varetas sobre a Witan.
A seguir, ela fecha os olhos e segurando as varetas com as duas mãos, mistura-as, enquanto mentalmente se concentra na pergunta.
Mantendo os olhos fechados ela segura as varetas com a mão direita e apanha a ponta de uma das varetas com a mão esquerda. Ainda concentrada na pergunta, ela abre a mão direita...
Todas a varetas cairão no chão, menos a que está segura pela mão esquerda. Vamos ao que é importante e que aguça a curiosidade de todos: a interpretação:

1) Se no solo estão caídas mais varetas longas do que curtas, a resposta é afirmativa.
2) Se existem mais varetas curtas do que longas no chão (excluindo a Witan), então a resposta é negativa.
3) Se uma ou mais varetas tocam a Witan, significa que poderosas forças estão em jogo mas que, com o tempo, a resposta se manifestará.
4) Se uma ou mais varetas não estão tocando o solo (apoiam-se sobre as outras), indica que as forças estão em jogo e que uma resposta definitiva ainda não pode ser dada.
5) Se todas as varetas apontam para a Witan, significa que o consulente terá um papel importante na solução da questão.
6) Se nenhuma vareta apontar para a Witan, quer dizer que o problema se resolverá sem a interferência do consulente.

RITUAL DE AUTO-INICIAÇÃO

O Ritual de Auto-Iniciação é um compromisso entre você e os Deuses, portanto deve ser feito em absoluta solidão. Escolha uma Lua Cheia, próxima de seu aniversário, se possível, vá para um lugar próximo à Natureza. Uma casa de campo ou praia é o ideal. No dia do Ritual, procure estar em contato com a Natureza. Tire o dia para descansar. Afaste-se um pouco da televisão, dos jornais e de todas as fontes de notícias negativas. Esqueça as contas, os problemas de família e tire o fone do gancho. Escolha um local onde você não seja interrompido. Antes do Ritual, limpe cuidadosamente o local onde ele será realizado, mentalizando que todas as energias negativas estão saindo juntamente com a poeira. Tome um banho relaxante. Um banho com pétalas de rosa e algumas gotas de perfume é o ideal. Este Ritual pode ser feito ao ar livre, mas como a pessoa deve estar nua, eu acho melhor fazê-lo num recinto fechado para não atrair curiosos, e, principalmente, para não ter problemas com a Polícia! Você pode seguir à risca o Ritual abaixo, ou usá-lo como base para criar o seu próprio Ritual, o que é bem melhor, pois você deve usar as suas próprias palavras para se dirigir aos Deuses sem ficar copiando ou simplesmente decorando textos de terceiros. Os Materiais necessários para o Ritual são os seguintes:

• Uma vela preta representando a Deusa
• Uma vela branca representando o Deus
• Quatro velas para os Quadrantes, sendo uma vela preta para o Norte, uma vela branca para o Leste, uma vermelha para o Sul e uma azul para o Oeste (essas são as cores da tradição Celta, se você quiser, pode mudá-las)
• Incensório com incenso do seu agrado
• Um pires de Sal Marinho
• Uma vasilha com água de fonte, de rio ou água mineral. Procure não usar água de torneira
• Um Athame ou qualquer punhal de sua escolha
• Um cálice de Vinho Tinto (caso você não possa tomar bebidas alcoólicas, substitua por suco de maçã ou água)

O Ritual deve ser feito após o crepúsculo. deixe que o local escolhido receba a luz da Lua por alguns minutos. No dia do Ritual, procure não comer carne e nem tome drogas de espécie alguma. Faça um jejum ou coma frutas e verduras. Quando for para o Círculo, tenha a certeza de que levou o material necessário para não ter que sair e interromper o Ritual. Se houver outras pessoas na casa, peça para que você não seja interrompida durante aquele período. Durante o Ritual, você deve estar nua, sem jóias ou qualquer adorno. Os cabelos ficam soltos se forem compridos. O objetivo do Ritual é nos apresentarmos aos Deuses da forma mais natural possível. Acenda as velas em seus respectivos Quadrantes, que devem ser determinados com uma bússola antes do Ritual. Monte o Altar ao Norte, com a vela da Deusa à esquerda e a vela do Deus à direita. No Altar também devem estar o Cálice, o Athame, o sal, a água e o incenso, que deve ser aceso na vela da Deusa. Você também pode colocar no Altar coisas que sejam importantes para a sua vida e outros objetos de seu agrado. Lembre-se que a liberdade é a essência da Bruxaria! Apague as luzes e deixe que somente a luz das velas ilumine o aposento. Segure o Athame com ambas as mãos e trace o Círculo no sentido horário, começando pelo Norte, e diga com energia e máxima concentração:

"- Em nome da Deusa e do Deus, eu traço este Círculo de proteção! Dele nenhum mal sairá. Dentro dele, nenhum mal poderá entrar. Pelos guardiões dos Quatro Quadrantes da Terra, eu convido todos os Elementais da Terra, do Ar, do Fogo e da Água para que entrem nesse Círculo e me auxiliem nessa iniciação."

Volte ao Norte, beije a Lâmina do seu Athame e coloque-o novamente no Altar. Pegue o Sal, jogue três punhados na Água e diga:

"- Abençoado seja o Sal que purifica esta Água!"

Segure a vasilha com a Água salgada e dê três voltas ao redor do Círculo, em sentido horário, enquanto deixa cair algumas gotas no chão. Volte ao Norte e diga:

"- Da mesma forma que o Sal purificou a Água, que minha vida seja purificada pelo Amor da Grande Mãe!"

Pegue o Incenso e dê três voltas ao redor do Círculo, no sentido horário, volte ao Norte e diga:

"- Abençoada seja esta Criatura do Ar, que leva até os Deuses a minha oferenda de Alegria!"

Fique de fronte para o Altar e diga:

"- Eu (diga seu nome completo), compareço diante dos Deuses de minha livre e espontânea vontade, abrindo meu coração para as verdades e ensinamentos da Wicca. Juro perante os Deuses jamais usar meus conhecimentos para prejudicar qualquer criatura viva ou para finalidades egoísticas. Juro nunca fazer em meus Rituais de Wicca nada que cause dor, sofrimento, humilhação ou medo a nenhuma criatura viva. Juro defender meus irmãos e irmãs na Arte, bem como divulgar a Wicca para todos os que desejarem aprender, sem jamais tentar converter ninguém às minhas crenças ou menosprezar as crenças alheias. Juro amar o Planeta Terra, procurar sempre harmonia com toda a Natureza, e, acima de tudo, colocar sempre a vida humana acima de interesses materiais. Juro nunca prejudicar meus irmãos da Arte ou revelar seus nomes mágicos, embora eu tenha o direito e a obrigação de me defender contra energias ou pessoas negativas que queiram me prejudicar ou fazer mal aos que eu amo. A partir de agora, não existe nenhuma parte de mim que não seja dos Deuses; portanto, meu corpo é sagrado. Nenhuma parte dele é impura ou vergonhosa. Meu corpo merece todo o respeito, como fonte divina de vida e prazer. A partir de agora, a verdadeira autoridade sobre mim virá somente dos Deuses. Não aceitarei nenhum tipo de opressão, nem ficarei ao lado dos que oprimem meus semelhantes em busca de poder. A partir de hoje, lutarei para que a Justiça do Deus e Amor da Deusa sejam estabelecidos na Terra. Assim seja!

Pegue o Cálice, derrame um pouco de vinho no chão e diga:

"- Da mesma forma que este vinho se derramou, que o poder seja tirado de mim se eu não cumprir meu juramento!"

Molhe o dedo no vinho, desenhe um Pentagrama no ponto entre as sobrancelhas e diga:

"- Que meus pensamentos sejam guiados pela Luz dos Deuses!"

Molhe o dedo novamente, e desenhe um Pentagrama em cada Pálpebra, dizendo:

"- Que meus olhos vejam o Poder dos Deuses em toda a Natureza."

Molhe o dedo, desenhe um Pentagrama em sua boca, dizendo:

"- Que todas as minhas palavras sejam para propagar o Amor dos Deuses."

Molhe o dedo e trace um Pentagrama em seu coração, dizendo:

"- Que a Grande Mãe esteja em meu coração, para que eu tenha compaixão por todos os seres humanos e por todas as criaturas."

Molhe o dedo e trace um Pentagrama na Região Sexual, dizendo:

" - Que meu sexo seja abençoado pelos Deuses, para que haja fertilidade em minha vida."

Molhe os dedos e trace um Pentagrama em cada um de seus pés, dizendo:

"- Que meus pés me levem pelos caminhos da Felicidade, e que os Deuses guiem todos os meus passos."

Segure o Cálice com ambas as mãos, beba o Vinho, deixando um pouco no fundo, e diga:

"- Este é o Útero da Grande Mãe. Dele eu vim, e para ele eu voltarei com Alegria! Que assim seja, para o bem de todos!"

Jogue o resto do vinho no chão.
O Ritual em si está terminado, mas você ainda pode ficar mais alguns minutos no Círculo para meditar sobre a Bruxaria e todas as promessas assumidas. Obs.: se você quiser assumir um nome mágico, assim que derramar o vinho no chão, diga:

"- De agora em diante, meu nome perante os Deuses é (diga seu nome mágico)."

Este nome deverá ser conhecido somente por você! Dentro de Um Ano e Um Dia, você poderá fazer um novo Ritual para confirmar seus votos, mantendo ou alterando seu Nome Mágico. O Ritual de Auto-Iniciação é uma data de muita alegria; portanto, não fique preocupada se errar algumas palavras ou esquecer alguma coisa. Nem precisa ficar preocupada se você não souber falar palavras bonitas. O mais importante é o que está em seu coração, e os Deuses conhecem muito bem as palavras sinceras. Se você não tiver os materiais necessários ou um ambiente propício, improvise dentro das suas condições. Use a imaginação, pois o mais importante é o Amor e a Devoção pelos Deuses.

Astros
A Energia dos Planetas

Sol
A cura; expandir a consciência; reforçar as características positivas da personalidade; atrair boas energias para o futuro; realçar a auto-estima; ter mais autoridade, segurança, equilíbrio, novas idéias e sucesso; afirmasse profissionalmente.
Lua
Estimular sentimentos de família, de maternidade e de proteção; aumentar a popularidade, a intuição, a espiritualidade; abrir os canais com o inconsciente por meio dos sonhos.
Mercúrio
Desenvolver a espiritualidade e acreditar na força da fé; Ter sucesso nos estudos; aumentar o carisma e a auto-estima; estimular o raciocínio, a espontaneidade, a criatividade e a expressão das idéias.
Vênus
Pedir mais harmonia, paz, alegria, amor, união em todos os setores da vida; ter facilidade em expressar a afetividade e se integrar com os outros; para atrair pessoas e o ser amado; para incrementar a sexualidade, a beleza e os relacionamentos.
Marte
Concretizar um objetivo seja qual for a área; estimular a criatividade e praticidade; ter coragem, fibra e ímpeto para dar início a projetos pessoais.
Júpiter
Ter fartura, prosperidade, bom humor, jovialidade, a proteção do anjo da guarda, conforto, elevação da espiritualidade, clareza de visão, percepção do futuro; para transmitir conhecimento, ensinar; definir metas.
Saturno
Pedir justiça, compreensão de superiores, dignidade, honra, disciplina, estabilidade; a conservação de bens materiais, a realização pessoal, a abertura da mente e a satisfação das necessidades.
Netuno
Desenvolver a espiritualidade, o amor pelo próximo, a fantasia, o sonho, a visão, a clarividência, o sexto sentido; superar o medo da morte.
Urano
Revolucionar o que faz parte de nossas vidas e trazer mudanças positivas aos grupos a que pertencemos; ter a capacidade de fazer algo pela coletividade; favorecer os assuntos relativos à amizade.
Plutão
Transformar os sentimentos negativos em positivos; estimular a coragem, a autoconfiança e a renovação de pensamentos e sentimentos.

Oráculos

Oráculos são mecanismos mágickos para desenvolver uma probabilidade de acontecimentos futuros. Dentro da Wicca utilizamos oráculos para verificar quais serão as prováveis reações aos nossos atos mágickos. Assim como também os utilizamos para analisar como devemos agir em situações muito diferentes das normais, como uma mudança de lar, compra de um imóvel, início de uma sociedade empresarial, mudança de emprego e vários outros acontecimentos.
É muito importante compreender que os oráculos são apenas mecanismos que analisam suas ações atuais e geram probabilidades dos acontecimentos futuros, essa analise é feita através de símbolos, cores e movimentos que magicamente ligados ao plano etéreo desenvolvem respostas que são compreendidas por nós.
A utilização e compreensão dos oráculos são bastante complexas e requerem muito estudo, controle e prática, pois são necessários tempo e amadurecimento para entender as respostas etéreas e para desenvolver suas próprias formas de interpretação.
Apesar de todos os Wiccanianos estudarem os diferentes tipos de oráculos, normalmente, em um Coven, apenas um ou dois membros os utilizam, pois como já disse é necessário muito tempo e dedicação à prática oracular para alcançar um nível realmente satisfatório.

Bola de Cristal

A bola de cristal é um instrumento das artes adivinhatórias, muito popular entre os videntes.
A Cristalomancia é também muito praticada pelas bruxas, mas com um propósito maior:

Mergulhar no cosmo profundo e infinito da Grande Mãe, recebendo mensagens e descobrindo mais sobre o nosso mundo interior, que é o mundo da Deusa refletida na bola de cristal.
Veja a seguir, alguns exemplos básicos da interpretação de figuras da cristalomancia:
Nuvens Violetas: Harmonia e Tranqüilidade;
Nuvens Azuis: Conquista e Felicidade;
Nuvens Verdes: Lucro e Prosperidade;
Nuvens Amarelas: Dúvidas esclarecidas em breve;
Nuvens Laranjas: Decisões difíceis e definitivas;
Nuvens Vermelhas: Obstáculos e Agitação;
Manchas Claras: Pequenos problemas;
Manchas Escuras: Grandes problemas;
Estrelas: Sonhos impossíveis;
Coração: Vivencia de um grande amor;
Serpente: Cuidado com a saúde;
Pássaros: Surpresas;
Olho: Siga mais a tua intuição;
Espada: Desarmonia;
Balança: Recompensa justa;
Imagem Interior à Bola de Cristal: Presença ou Futuro imediato;
Imagem Posterior à Bola de Cristal: Passado que exercerá influencia sobre o presente;
Imagem à Direita da Bola de Cristal: Boas influencias;
Imagem à Esquerda da Bola de Cristal: Más influencias.

Tarô - O Significado dos Arcanos

O tarô é um jogo de 78 cartas. Mais que um jogo é uma inesgotável fonte de conhecimento. Dividido em 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos menores. Sua origem ainda é motivo de muitos estudos. Acredita-se que a palavra tarot, significa "ROTA". O mais conhecido no mundo Ocidental é o de Marselha, mas além dele há muitos outros, como o cigano, o mitológico, o esotérico e etc. Eu adoro o tarô das Bruxas, que além de ser muito bonito, traz os elementos da Arte. Muitos bruxos conseguem através do tarô, passar através da ponte mágica, que nos leva ao mundo da intuição e magia. O tarô também está tendo uma importância muito grande na meditação e na Terapia de Vidas Passadas.

O Significado dos Arcanos

I - O Mago - Criatividade, início, esforço incansável, dedicação aos ideais e busca do conhecimento. Representa a habilidade. Ele tem várias coisas sobre a mesa e parece saber manuseá-las muito bem. O Mago sabe aproveitar as oportunidades da vida. Tem os pés no chão mas o seu chapéu lembra o símbolo do infinito (um oito ao contrario). Isso quer dizer que ele não perde a noção da realidade, ao mesmo tempo em que sabe ter como meta o infinito. Recomenda que usemos as armas que estão ao nosso alcance.

II - A Papisa - Poder, sabedoria, bom senso, discernimento, moralismo e segurança. É a grande mãe, dona do conhecimento. Repare que seu chapéu ultrapassa os limites da carta, o que significa mente poderosa. A sua figura serena recomenda calma e o melhor aproveitamento possível das nossas experiências. Tem a seriedade de quem trata de assuntos importantes com harmonia, sabendo conciliar os opostos.

III - A Imperatriz - Progresso feminino, talento natural, fertilidade, intuição, poder de decisão e ação. Representa os valores materiais da mulher, sua fecundidade e beleza. Dona de muito poder, ela tem o cetro na mão esquerda, que por sinal está aberta. Isso significa um poder receptivo e não autoritário.

IV - O Imperador - Poder, honestidade, organização, segurança, realização e apoio. É o grande homem. Tem força e poder. Com o cetro na mão direita fechada, ele olha com firmeza, representando a força por meio do sucesso material. Sua coroa é vermelha e amarela, mostrando força e inteligência.

V - O Sumo Sacerdote - Autoridade, equilíbrio, inteligência, justiça, poder espiritual e dever moral. É o grande pai da espiritualidade. Repare que ele parece estar orientando as duas figuras que estão na parte inferior da carta.

VI - O Namorado - Momento de escolha, liberdade, amor, união, beleza e perfeição, confiança, cautela e otimismo. Aparece dividido entre duas mulheres. Não se sabe se elas são sua mãe e namorada ou uma mulher mais jovem e outra mais velha. O seu corpo está voltado para a direita, mas sua cabeça para a esquerda. Ele representa um momento de indecisão entre o novo e o velho ou entre o arriscado e o seguro. Recomenda reflexão.

VII - O Carro - Equilíbrio, segurança, domínio, sucesso, triunfo, aproximação amorosa e realização. É o símbolo do sucesso. Aparece como o senhor que controla os cavalos e sabe dar a direção que quiser à sua vida. O Carro mostra que é necessário tomar as rédeas e controlar as forças psíquicas para conduzir a vida ao caminho que nós escolhemos.

VIII - A Justiça - Austeridade, imparcialidade, integridade, disciplina, decisão e prontidão. Significa o equilíbrio tanto na vida prática quanto na espiritual. Ela alerta para o senso de justiça que todos devemos ter. O broto verde que aparece no canto esquerdo simboliza a esperança de que a justiça seja feita.

IX - O Eremita - Informação, sabedoria, paciência, discrição, conhecimento, estudo e prudência. É a essência da sabedoria. Aquela que só se alcança com a experiência de vida. Seu manto azul mostra que ele está recoberto de fé no seu conhecimento. A lamparina que traz na mão significa a luz da verdade. O eremita é bom e nos remete a busca do que há de mais sincero dentro de nós.

X - A Roda da Fortuna - Destino, mudança, ascensão, iniciativa e êxito. Quer dizer que o mundo gira e as coisas mudam. O que hoje parece ser uma coisa, amanhã pode ser outra. Representa mudanças ou, muitas vezes, aponta para o sucesso inesperado.

XI - A Força - Inteligência, sucesso, magnetismo sexual, poder invencível, maturidade, domínio do "eu" e harmonia. A mulher com expressão tranqüila consegue controlar o animal. Ela mostra que precisamos dominar o lado instintivo, os impulsos, para que atuemos com mais suavidade e beleza interior diante dos problemas.

XII - O Enforcado - Idealismo exagerado, abnegação, perfeição moral, excitação, falta de vontade, traição e abandono. Repare que ele não está pendurado pela mão e sim pelo pé, e não parece estar sufocado. Pelo contrário, tem uma expressão serena com as mãos nos bolsos, como se estivesse observando. Isso quer dizer que, às vezes, temos que olhar as coisas por um outro ângulo para que posamos compreendê-las. É necessário dar uma parada para ver se não estamos esquecendo de levar algo em consideração.

XIII - A Morte - Transformação, renascimento, libertação dolorosa, mudança de país, cidade ou casa, lucidez mental, insegurança financeira. Como o nome não está no pé da carta e sim em cima, esse arcano não representa a morte, mas a superação e a transformação para algo novo. Como é predominantemente bege, aponta para mudanças no campo material. E, como as folhas caídas no chão do desenho, nós também temos que derrubar algo de nossas vidas para dar espaço ao novo, assim fazem as árvores no outono.

XIV - A Temperança - Equilíbrio, autocontrole, serenidade, harmonia, paciência e estabilidade. É a virtude universal, que derrama a água do seu jarro azul (o espírito) para o jarro vermelho (a força). Mostra a importância do equilíbrio interior, da moderação.

XV - O Diabo - Força misteriosa, egoísmo, sedução sem escrúpulos, sucesso por meios ilícitos e punição. Rege as grandes forças instintivas, a sexualidade, o vigor físico e o poder de atração. Ele também é o senhor do medo. Para se viver bem é preciso superar esse medo, conseguindo, então, dominar nossos instintos.

XVI - A Casa de Deus ou a Torre - Destruição, dificuldade, presunção, orgulho, fracasso, vaidade, timidez e malogro. Nesta carta, um raio aparece destruindo uma torre e fazendo com que as pessoas caiam. E é isso que ele representa: a destruição de algo estabelecido. Mas, se você olhar com atenção, vai notar que a queda não é mortal. E ela é à busca de algo novo. Após a destruição, o novo aparece.

XVII - A Estrela - Esperança, inspiração criadora, otimismo, autocontrole, energia, satisfação. Aponta para a realização dos ideais. São sete estrelas e uma grande no centro, representando a concretização de algo que se deseja muito. Os jarros de água sendo derramada significam que uma nova vida começa quando conseguimos realizar nossos ideais.

XVIII - A Lua - Obscuridade, advertência, forças ocultas, desilusão, entorpecimento e superficialidade. É o nosso inconsciente, sempre apontando para as sensações mais profundas que, muitas vezes, não conseguimos explicar e preferimos não ver. É preciso olhar para dentro e descobrir o que nos faz sentir de determinada maneira ou o que nos mantém presos a uma certa situação.

XIX - O Sol - Realização, felicidade, entusiasmo, sinceridade, prazer. É a claridade que nos permite ver as coisas e perceber bem a realidade que estamos vivendo. Ele traz segurança. Mas preste atenção nas crianças; elas mostram que quando estamos transparentes, sem mistério, ficamos com a pureza infantil.

XX - O Julgamento - Renascimento, libertação, iluminação do caminho, sentimento de justiça, gênio inventivo, revelação de desígnios ocultos e saúde física. Remete ao apocalipse, onde os puros de alma se levantam ao som das trombetas. Repare que os corpos são beges, mas seus cabelos são azuis, ou seja, suas mentes estão plenas de fé e emoção. O Julgamento diz que temos que ir em busca do que há de mais puro em nós mesmos. Encontrando o que restou de bom, podemos superar nossos problemas.

XXI - O Mundo - Sorte, recompensa, realização, finalização de obras, integridade e totalidade, encontro de amor, lucidez, liberdade e felicidade. É a realização plena e total. A carta mostra uma figura envolta numa guirlanda que começa azul, passa pelo vermelho e chega ao amarelo. Isso quer dizer que, usando nossas emoções e nossa força física, conseguimos alcançar a inteligência e a sabedoria. As quatro figuras que aparecem nos cantos representam os quatro elementos da natureza que conferem equilíbrio ao mundo. Representa a síntese de tudo que conhecemos.

O Louco - Isolamento, precipitação, loucura, confusão. É o único que não tem número. Por isso, mesmo significa liberdade. Ele olha para o infinito e, com isso, mostra que a vida é muito mais do que vemos e a felicidade pode estar além das aparências da vida cotidiana. Tem apenas uma trouxinha com o essencial e, no entanto, tem uma expressão tranqüila. Isso quer dizer que muitas vezes nos preocupamos com coisas superficiais e não percebemos o que é realmente importante.

MEDITAÇÃO

Para homens

Escureça o Oratório (ou o lugar de suas práticas meditativas) e acenda um círio branco. Queime incenso, de modo que uma densa fumaça encha o aposento. Recite os seguintes versos do Antigo Canto de Amergin:
EU SOU O VENTO QUE SOPRA PELOS MARES,
EU SOU O MACHO SELVAGEM,
EU SOU A ÁGUIA NO PENHASCO,
EU SOU RÁPIDO COMO O GAVIÃO,
EU SOU GUERREIRO DE MUITAS BATALHAS,
EU SOU FORTE COMO UMA LANÇA,
EU SOU A PONTA DE UMA ESPADA,
EU SOU A PELE DO TAMBOR QUE CONCLAMA À GUERRA,
EU SOU A CORDA DA HARPA,
EU SOU O CAMPEÃO DOS FRACOS,
EU SOU A VISTA DA MONTANHA MAIS ALTA,
EU SOU SOU A SABEDORIA DO POÇO MAIS FUNDO,
EU SOU O VENCEDOR DO DIA E DA NOITE.
SEMPRE VIVI. JÁ FUI TUDO!

Quando estiver recitando estes versos, detenha-se naqueles que clamarem mais em seu interior e repita-os. Ao sentir que o tempo e o espaço foram alterados, visualize a mão do Cavaleiro Lanceloth (seu Animus) saindo da fumaça do incenso.
A mão de Lanceloth of The Lake, empunha uma magnífica Espada. No seu dedo repousa um Anel Mágico. Lanceloth aproxima sua mão de você, de modo que seu Anel fica bem nítido. Observe o desenho e a ornamentação do Anel. Este Anel, foi lhe dado pela Dama do Lago (sua Anima) e ele tem o poder de destruir todo os encantamentos (ilusões e tentações do Caminho).
Ao meditar sobre o Anel, concentre-se em pelo menos uma dúvida, preocupação ou insegurança sobre sua vida material ou espiritual. Sinta que a força de Lanceloth está com você e o ajuda em qualquer dificuldade. Sinta também, o poder de todos os seus ancestrais masculinos, de todos os cavaleiros e guerreiros fluir em você.
Ao fazer isto, visualize um brilho emanar do Anel e envolvê-lo. O calor deste brilho cobre seu corpo, até que você também irradie essa luminosidade sobrenatural. Fique sob a presença desta Luz por alguns minutos e inspire-a. Deixe-a invadir seu coração e pulmões ao respirar. Imagine esta Luz penetrando nos músculos de seu peito e ombros. Após alguns momentos, a luminosidade começa a diminuir e você vê apenas a fumaça do incenso.
Volte a seu estado normal de consciência, repetindo uma ou outra frase do Canto acima. Termine seu exercício com a frase final do Canto: SEMPRE VIVI. Já FUI TUDO!
Faça este exercício uma vez por semana. Recomenda-se que ele seja feito as terças ou quintas-feiras.
(Exercício Ritual da Tradição Arthuriana, ramo do Caminho Cavaleiresco do Ocidente).

Para mulheres

Escureça o Oratório (ou o lugar de suas práticas meditativas) e acenda um círio branco. Queime incenso, de modo que uma densa fumaça encha o aposento. Recite os seguintes versos inspirados no Antigo Canto de Amergin:
EU SOU O VENTO QUE SOPRA PELOS MARES,
EU SOU A FÊMEA SELVAGEM,
EU SOU A ÁGUIA NO PENHASCO,
EU SOU RÁPIDO COMO O GAVIÃO,
EU SOU A GUERREIRA DE MUITAS BATALHAS,
EU SOU FORTE COMO UMA LANÇA,
EU SOU A PONTA DE UMA ESPADA,
EU SOU A PELE DO TAMBOR QUE CONCLAMA À GUERRA,
EU SOU A CORDA DA HARPA,
EU SOU A CAMPEÃ DOS FRACOS,
EU SOU A VISTA DA MONTANHA MAIS ALTA,
EU SOU SOU A SABEDORIA DO POÇO MAIS FUNDO,
EU SOU A VENCEDORA DO DIA E DA NOITE.
SEMPRE VIVI. JÁ FUI TUDO!

Quando estiver recitando estes versos, detenha-se naqueles que clamarem mais em seu interior e repita-os. Ao sentir que o tempo e o espaço foram alterados, visualize a mão da Dama Morgana (sua Anima) saindo da fumaça do incenso. A mão de Morgana Le Fay empunha uma magnífico Cálice e no seu dedo repousa um Anel Mágico. Morgana aproxima sua mão de você, de modo que seu Anel fica bem nítido.
Observe o desenho e a ornamentação do Anel. Este Anel, foi lhe dado por Merlin o Sábio (seu Animus) e ele tem o poder de destruir todo os encantamentos (ilusões e tentações do Caminho). Ao meditar sobre o Anel, concentre-se em pelo menos uma dúvida, preocupação ou insegurança sobre sua vida material ou espiritual.
Sinta que a força de Morgana está com você e a ajuda em qualquer dificuldade. Sinta também, o poder de todos os seus ancestrais femininos, de todas as Damas e Guerreiras fluir em você. Ao fazer isto, visualize um brilho emanar do Anel e envolvê-la. O calor deste brilho cobre seu corpo, até que você também irradie essa luminosidade sobrenatural.
Fique sob a presença desta Luz por alguns minutos e inspire-a. Deixe-a invadir seu coração e pulmões ao respirar. Imagine esta Luz penetrando nos músculos de seu peito e ombros. Após alguns momentos, a luminosidade começa a diminuir e você vê apenas a fumaça do incenso.
Volte a seu estado normal de consciência, repetindo uma ou outra frase do Canto acima. Termine seu exercício com a frase final do Canto: SEMPRE VIVI. Já FUI TUDO!

Faça este exercício uma vez por semana. Recomenda-se que ele seja feito as terças ou quintas-feiras.

Tradicionalmente, Morgana Le Fay (o Arquétipo da Sacerdotisa) mostra-se como uma linda mulher de cabelos vermelhos, usando roupas e ornamentos medievais. Porém, você pode visualizar qualquer imagem de mulher significativa para sua vida espiritual pessoal.

Ritual da Lua Cheia

Na noite de Lua Cheia, prepare seu altar para a Magia Lunar - toalha e vela branca, cálice com leite, incenso com perfumes lunares (rosa branca, lírio, cânfora, etc.) e um cristal de quartzo.

Acenda a vela, incenso e invoque as deidades da Lua, dizendo: DEUSAS DA LUA, SENHORAS DA NOITE, MESTRAS DA MAGIA E DO ENCANTAMENTO: ARIANRHOD, ARTEMIS-DIANA, HEKATE, IO, ISHTAR, íSIS, LEUCHOTHEA, LUNA, SELENE E TODAS VóS, SANTAS E SAGRADAS! A MIM VENHAM AS TUAS BENçãOS! A MIM E A TODAS AS TUAS CRIATURAS, FILHOS E FILHAS DA DEUSA! PAZ! PROTEçãO! SAúDE! BLESSED BE!

Coloque o dedo indicador no cálice com leite e desenhe um crescente em sua testa. Eleve ambos os braços para o Céu e sinta os raios lunares descendo até você. Fique assim por alguns instantes. Depois, levante o cálice para o alto, com as duas mãos, imaginando que as bençãos da Lua se concentram nele. Beba todo o leite do cálice e faça uma prece de agradecimento a todas as deidades invocadas.
Sente-se e fique em silêncio por alguns minutos. Apague a vela e deixe o incenso queimar até o fim.

Ritual da Lua Nova para a Deusa Kali
por M. Starke, adaptação e tradução de Blackmoor

Este Ritual, recomendado para toda a Lua Nova, é uma oportunidade de renovação espiritual e homenagem filial. Kali, A Mãe Antiga, é simbolizada por esta fase lunar e seus atributos são reconhecidos em todos os cultos e tradições mágicas.

Materiais necessários:
- incenso de Sândalo (Incenso de Kali)
- óleo de almíscar (óleo de Kali)
- vela negra (Cor de Kali)

Ocasião:
- primeiro dia de Lua Nova.

Acenda a vela e o incenso, olhe para a direção Leste e diga: COM REVERêNCIA, INVOCAMOS AS DEUSAS DAS QUATRO SAGRADAS DIREçõES: NO LESTE, INVOCO USHAS, DEUSA DA AURORA, PARA QUE INICIE ESTE NOVO CICLO LUNAR. AJUDE-ME A DESTRUIR AS ILUSõES E ENXERGAR A VERDADE.

Olhe para o Sul e diga: NO SUL, INVOCO PARVATI, PARA QUE ME TRAGA O FOGO ESPIRITUAL QUE PURIFICA O CORPO E O ESPíRITO.

Olhe para o Oeste e diga: NO OESTE, INVOCO DURGA, PARA QUE ME ENSINE A ENXERGAR NAS REGIõES ESCURAS SEM SENTIR MEDO.

Olhe para o Norte e diga: NO NORTE, INVOCO SARASWATI, PARA QUE ME MOSTRE A ETERNA SABEDORIA DA DEUSA.

Olhe novamente para o Leste e diga: E AGORA INVOCO KALI-MA, MãE NEGRA E DEUSA, CRIADORA DE TUDO O QUE EXISTE. O CíRCULO ESTá FECHADO, O AMOR DA DEUSA ESTá EM MEU CORAçãO. A PAZ E A FRATERNIDADE REINA DENTRO DESTE SANTUáRIO!

Levante os braços e diga: SAUDAçõES A VOCê, LUA NOVA, BELA JóIA QUE NOS GUIA! EU ME INCLINO PARA VOCê E OFEREçO MEU AMOR (FAçA UMA REVERêNCIA). EU ME INCLINO PARA VOCê E OFEREçO MINHA AJUDA (FAçA UMA REVERêNCIA). EU OLHO PARA VOCê AFETUOSAMENTE, LUA NOVA DAS ESTAçõES! SAUDAçõES A VOCê, LUA NOVA, QUERIDA DA MINHA ALMA. SAUDAçõES A VOCê, LUA NOVA, DOADORA DAS GRAçAS. SALVE! RAINHA DA BOA SORTE! LUA NOVA DAS ESTAçõES!

Sente-se, fique alguns minutos em silêncio e medite: A LUA NOVA é UM TEMPO PROPíCIO PARA REMOVER AS NEGATIVIDADES DE MINHA VIDA. KALI PODE ME AJUDAR A CORTAR TUDO O QUE é NEGATIVO. KALI PODE ME AJUDAR A VIVER BEM MELHOR.

Imagine a Deusa Negra segurando uma foice e ceifando as coisas negativas (pensamentos destrutivos e doentios, recordações dolorosas, etc.). Enquanto faz estas visualizações, unte o centro da testa com o óleo de almíscar, preste atenção ao cheiro do incenso queimando e repita: OM KALI, OM KALI, OM KALI...(por alguns minutos).
Ao parar a repetição, fique alguns minutos em silêncio contemplativo, desfaça a imagem da Deusa de sua mente e agradeça pelas bençãos recebidas. Peça também à Mãe Negra pelo nosso planeta: proteção da Natureza, cessação da destruição das espécies e dos crimes ecológicos, etc. Agradeça mais uma vez, com muita reverência e devoção.

Levante-se, olhe para as direções correspondentes e diga: SARASWATI, DEUSA DO NORTE, AGRADEçO A SUA BENçãO! DURGA, DEUSA DO OESTE, AGRADEçO A SUA BENçãO! PARVATI, DEUSA DO SUL, AGRADEçO A SUA BENçãO! USHAS, DEUSA DO LESTE, AGRADEçO A SUA BENçãO! O CíRCULO ESTá ABERTO, O AMOR DA DEUSA ESTá EM MEU CORAçãO. PAZ E FRATERNIDADE EM TODAS AS QUATRO SAGRADAS DIREçõES.

CONSAGRAÇÃO
Consagração de Instrumentos

A consagração dos instrumentos do Bruxo(a) deve ser praticada dentro de um círculo mágico de proteção.
Sugerimos que você faça o círculo usando pedras ou sal. Feito isto você está apto a executar o ritual dos elementais, ou seja, dos elementos da natureza.
Dentro do círculo trace uma cruz imaginária que representará os quatro pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste). Procure posicioná-la para a direção correta (apontando ao norte).

- ponha o sal no ponto cardeal correspondente à Terra;
- um incenso no ponto cardeal correspondente ao Ar;
- uma vela no ponto cardeal correspondente ao Fogo;
- um cálice com água mineral ou de fonte no ponto cardeal correspondente à Água.

Faça uma prece de agradecimento a todas as energias de cada elemento. Passe o sal pelos instrumentos (elemento terra) e diga:

EU, (seu nome), SAÚDO A TERRA, A NATUREZA E TODOS SEUS ELEMENTOS E SUA FORÇA. EU AGRADEÇO À NATUREZA COM QUE A TERRA ME PRESENTEIA TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA.
EU, (nome), PEÇO QUE A ENERGIA DA TERRA ESTEJA PRESENTE E QUE ME TRAGA CORAGEM, ESTÍMULO, DISCIPLINA, CONFORTO, ESTABILIDADE E SAÚDE. EU PROCLAMO QUE ESSES OBJETOS PERTENCEM A MIM, DEVEM RESPONDER SÓ A MIM, ME AJUDAR E ME PROTEGER.

Respingue água em todos os instrumentos e diga:

EU, (nome), SAÚDO TODOS OS ELEMENTAIS E AS DEUSAS DA ÁGUA. EU (nome) AGRADEÇO A ÁGUA, POR TODA A ÁGUA DO PLANETA, PELA ÁGUA QUE NECESSITO PARA VIVER. EU, (nome), PEÇO AO ELEMENTO ÁGUA A INTUIÇÃO, CLAREZA, VISÃO, ENERGIA, FORÇA MÁGICA.
EU, (nome) DECLARO QUE TODOS ESTES INSTRUMENTOS PERTENCEM A MIM, E A MAIS NINGUÉM, QUE EU OS AMAREI E ELES ME AMARÃO E SERVIRÃO DE CANAL.

Acenda o incenso (elemento ar) e espalhe a fumaça sobre os instrumentos e diga:

EU, (nome), SAÚDO E INVOCO TODOS OS ELEMENTOS E DEUSES DO AR. EU (nome) AGRADEÇO AO ELEMENTO AR, PELO AR QUE RESPIRO, PELOS VENTOS, PELA INTELIGÊNCIA, PELA CRIATIVIDADE, PELAS MINHAS VIRTUDES RACIONAIS. EU (nome) PEÇO AO ELEMENTO AR, CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO, CLAREZA DE IDÉIAS, CONDIÇÕES DE CRIAR E SER FELIZ.
EU, (nome), DECLARO QUE A PARTIR DE AGORA ESTES INSTRUMENTOS MÁGICOS ME PERTENCEM E A MAIS NINGUÉM, E ME PASSARÃO TODAS AS ENERGIAS POSITIVAS DO ELEMENTO AR.

Segure a vela acesa e diga:

Eu, (nome), SAÚDO E INVOCO TODOS OS ELMENTOS E DEUSES DO FOGO. Eu, (nome), PEÇO INTUIÇÃO SAGRADA E ENERGIA CURATIVA E CRIADORA DO FOGO PARA MINHA VIDA. EU, (nome), AGRADEÇO AO ELEMENTO FOGO PELA VIDA.
EU, (nome), DECLARO QUE TODOS ESTES INSTRUMENTOS MÁGICOS SERVIRÃO PARA OS MAIS NOBRES FINS, E ME PROTEGERÃO E CUIDARÃO DE MIM, ENQUANTO EU VIVER.

Faça uma prece e encerre o ritual.

Consagração do Cristal

Realize esse ritual numa noite de lua cheia para limpar o cristal das influências negativas e para carregá-lo de poder curativo.
Comece acendendo duas velas brancas de altar (uma em cada lado do altar). Coloque uma pequena tigela ou xícara com água fresca de chuva e um prato de areia, terra ou sal sobre o altar. No centro desse, coloque um incensório contendo um dos seguintes incensos: olíbano, mirra, noz-moscada, patchuli, rosa açafrão ou sândalo.

Peque o cristal com sua mão direita e passe-o pela fumaça do incenso, enquanto diz: PELO PODER DA DEUSA E PELO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO AR, EU CONSAGRO E DEDICO ESTE CRISTAL COMO INSTRUMENTO MáGICO DE CURA.

Coloque delicadamente o cristal no prato de areia, terra ou sal e diga: PELO PODER DO DEUS, E PELO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO TERRA, EU CONSAGRO E DEDICO ESTE CRISTAL COMO INSTRUMENTO MáGICO DE CURA.

Esparja algumas gotas de água sobre o cristal e diga: PELO PODER DO UNIVERSO, E PELO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO áGUA, EU CONSAGRO E DEDICO ESTE CRISTAL COMO INSTRUMENTO MáGICO DE CURA.

Mais uma vez, pegue o cristal com sua mão direita. Mova-o de leste para oeste num círculo em torno da chama de cada vela, enquanto diz: PELO PODER DO AMOR, E PELO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO FOGO, EU CONSAGRO E DEDICO ESTE CRISTAL COMO INSTRUMENTO MáGICO DE CURA. QUE ESTE CRISTAL DE PODER TRABALHE PELO MEU BEM E PELO BEM DE TODOS. ASSIM SEJA.

Após ter realizado o ritual da consagração, coloque o cristal entre as palmas das suas mãos para que se harmonize com sua aura e sua consciência espiritual. Respire gentilmente sobre ele enquanto lhe dirige seus pensamentos e intenções. O cristal imantado responderá à energia da sua vontade.

TERCEIRO OLHO

Realize esse ritual neopagão para aprimorar os poderes psíquicos três dias antes da lua cheia e, preferivelmente, quando ela estiver nos signos astrológicos de Câncer, Peixes ou Escorpião.
Comece preparando um chá mágico bem forte de artemísia ou mil-folhas (ervas que estimulam os sentidos psíquicos) e acenda treze velas votivas de cor púrpura para ajudar a atrair as influências psíquicas.

Tome o chá e olhe fixamente para um espelho mágico, uma bola de cristal ou uma pirâmide de cristal enquanto entoa três vezes o seguinte encantamento: EU TE INVOCO, OH ASARIEL, ARCANJO DE NETUNO E GOVERNANTE DOS PODERES DA CLARIVIDÊNCIA. EU TE PEÇO QUE ABRAS O MEU TERCEIRO OLHO E QUE ME MOSTRES A LUZ OCULTA. PERMITE-ME VER O FUTURO. PERMITE-ME VER O PASSADO. PERMITE-ME PERCEBER OS DIVINOS REINOS DO DESCONHECIDO. PERMITE-ME A SABEDORIA DO SAGRADO UNIVERSO. ASSIM SEJA.

Após isso, relaxe, respire lentamente e se concentre para abrir o seu Terceiro Olho. Não permita que pensamentos negativos contaminem sua mente.
O Terceiro Olho, "chakra" invisível localizado no centro de sua testa, acima do espaço entre as sombrancelhas, é a fonte de poder mais elevada do corpo humano, da visão sobrenatural e da clarividência.

ALTAR DOS ELEMENTOS

Em uma mesa, não importa a sua forma, coloque uma toalha colorida (tradicionalmente são usadas as cores: branca, vermelha ou negra).

Imagine que o Altar é um Microcosmo (uma sintética imagem do Universo) e disponha os segintes elementos, em cruz, sobre ele:
1. Incenso e incensório (aromas florais, madeiras ou especiarias) na parte superior (o Ar - o Oriente ou Leste).
2. Um cálice ou caldeirão de ferro com água na parte inferior (a água - o Ocidente ou Oeste).
3. Uma pedra achada misteriosamente ou cristal de quartzo, a esquerda (a Terra - o Norte).
4. Uma vela (branca, vermelha ou negra) sobre um candelabro a sua direita (o Fogo - o Sul).
No centro, coloque um Pentagrama (Estrela de Cinco Pontas).

Consagração do Altar

Acenda a vela e o incenso, ponha o dedo indicador na água, trace um pentagrama em sua testa e diga: EM NOME DA DEUSA E DO DEUS, CONSAGRO ESTE ALTAR PARA O TRABALHO SAGRADO!
Passe sua mão direita sobre a fumaça do incenso e diga: EM NOME DA DEUSA E DO DEUS, ESTE ALTAR SEJA PURIFICADO!
Passe sua mão esquerda sobre a chama da vela e diga: EM NOME DA DEUSA E DO DEUS, ESTE ALTAR ADQUIRA FORçA!
Toque a pedra com ambas as mãos e diga: EM NOME DA DEUSA E DO DEUS, ESTE ALTAR TENHA FIRMEZA!
Abra os braços em cruz, olhe fixamente para o altar e diga: EM NOME DA DEUSA E DO DEUS, MEU ALTAR ESTá CONSTRUíDO COM MAGIA! BLESSED BE!
Deixe a vela e o incenso queimarem até o fim, jogue a água em um vaso com plantas e guarde a pedra em um lugar secreto.

DIANA NA FLORESTA

Um ritual de celebração e meditação feminina, para a cura da terra e a proteção dos animais.
Invocação das Quatro Direções e dos Animais Simbólicos
Imagine-se numa clareira de uma Floresta durante a noite. A Lua está cheia, uma suave brisa envolve você e o ambiente. Não faça um altar, coloque as oferendas abaixo, no solo. Se possível, não use roupa nenhuma.
Voltado para o Leste, ofereça incenso e diga: EU CONJURO A BENçãO DA DIREçãO LESTE, SOL NASCENTE! LUZ, PODER, MAGIA, AVE! (imagine um grande falcão suspenso nesta direção).
Voltado para o Norte, ofereça sal (ou flores) e diga: EU CONJURO A BENçãO DA DIREçãO NORTE, MEIA-NOITE! ESCURIDãO QUE ESCONDE, PODER, PROTEçãO, AVE! (imagine um grande cão, um galgo por exemplo, nesta direção).
Voltado para o Oeste, ofereça água e diga: EU CONJURO A BENçãO DA DIREçãO OESTE, SOL POENTE! ANOITECER, SILêNCIO, PAZ, AVE! (imagine uma ursa nesta direção). Voltado para o Sul, ofereça fogo (uma vela) e diga: EU CONJURO A BENçãO DA DIREçãO SUL, MEIO-DIA! DESERTO, CONTEMPLAçãO, VENTO, AVE! (imagine uma égua selvagem nesta direção).

Invocação de Diana

Voltado para o Leste, ajoelhe-se e com os braços erguidos, diga: CAçADORA! SAGRADA DAMA CAçADORA, ARTEMIS! ARTEMIS, VENHA A SUA PRESENçA ATé MIM, VENHA A SUA BENçãO E A DE SEUS ANIMAIS! VENHA! DIANA QUE VOA NO AR, VENHA! DIANA QUE NADA NA áGUA, VENHA! DIANA QUE VIVE NA TERRA, VENHA! DIANA QUE ARDE NO FOGO. VOCê E EU SEREMOS UM!
Abaixe os braços e coloque a cabeça no chão. Mentalmente dirija as energias a toda a Terra, principalmente aos animais e criaturas da Natureza que estão em sofrimento.
(Imagine a forma divina de Diana, percorrendo os quatro cantos do mundo e levando sua benção, em forma de uma energia verde, a todos os lugares e seres. Finalizando, imagine o planeta circundado por um círculo de proteção verde).

Encerramento

Levante-se, agradeça a Diana e a todas as suas criaturas mágicas aliadas. Agradeça suas presenças, bençãos e proteção. Extenda os braços em forma de cruz e diga: AVE! DIANA, ARTEMIS, CRIATURAS SAGRADAS E ALIADAS! SUAS BENçãOS ESTEJAM COMIGO, PARA SEMPRE, SEMPRE, AVE!

Este pequeno rito, pode ser adaptado para seu trabalho em grupo: Coven (Wicca), Clareira (Druidismo), Santuário (Paganismo), etc.

GRANDE RITUAL

O Grande Ritual (também conhecido como "casamento sagrado") é o intercurso sexual ritualístico, realizado realmente ou somente de maneira simbólica, como experiência religiosa sublime.
Esse grande ritual de "polaridade" masculina/feminina é, muitas vezes, realizado nos Sabbats principais (especialmente em Samhain pela Alta Sacerdotiza e pelo Alto Sacerdote, que trazem para dentro de si os espíritos da Deusa e do Deus, respectivamente, e experimentam a união divina, tanto espiritual quanto física).
Em certas tradições wiccanas, como a Gardneriana, o Grande Ritual é realizado como parte da Iniciação do Terceiro Grau, que eleva um bruxo ao mais alto dos três graus da Arte.

O Grande Ritual Verdadeiro

Após a invocação da Deusa ter sido realizada pelo Alto Sacerdote, os membros do Coven deixam o círculo e a sala, e a Alta Sacertotiza e o Alto Sacerdote realizam particularmente o ato do amor. Após o seu término, os membros do Coven são readmitidos no círculo, e servem-se bolos consagrados e vinho (ou cerveja).

O Grande Ritual Simbólico

Após a invocação da Deusa ter sido realizada pelo Alto Sacerdote, ele mergulha a lâmina do punhal numa taça de vinho (ou de suco de fruta) que a Alta Sacerdotiza está segurando. O vinho é, então, passado entre todos os membros do Coven para ser bebido.

COMPROMISSO

O Compromisso é uma cerimônia de noivado wiccana na qual as mãos do noivo e da noiva são unidas com uma laçada consagrada para significar que eles foram unidos em matrimônio. O ritual geralmente é realizado tanto pela Alta Sacerdotiza como pelo Alto Sacerdote do Coven (se o casamento não for legal) ou por um ministro legalmente reconhecido, se for preferida uma união legal. (Antes de se casarem legalmente, muitos wiccanos preferem viver numa lei comum de "tentativa" de casamento, que pode ser dissolvida pela Alta Sacerdotiza no final do ano, se o marido ou a esposa estiver insatisfeito com o arranjo.)
A tradição pagã de "Pular a Vassoura", na qual o noivo e a noiva pulam juntos por cima do cabo da vassoura é uma antiga forma de cerimônia comum de casamento, praticada em certas regiões da Escócia, Dinamarca e China, e muito popular entre os ciganos. O Pulo da Vassoura é realizado ao término do Ritual de Compromisso.
A cerimônia de casamento apresentada a seguir é um rito de comprometimento de ligação espiritual, não legal, que pode ser realizado pela Alta Sacerdotiza ou pelo Alto Sacerdote do Coven. Antes da cerimônia, é extremamente importante que toda a área onde será realizado o compromisso seja consagrada com sal, água e qualquer incenso purificador, como o de cedro, olíbano, sálvia ou sândalo.
Monte o altar e coloque nele tudo que será necessário para a cerimônia: duas velas brancas, um incensório, um prato com sal ou terra, um sino de altar de latão, uma vareta, um cálice com água, uma xícara com óleo de rosa para consagração, um cristal de quartzo, as alianças casamento e duas cordas brancas. Próximo ao altar, coloque uma grande vassoura de palha para ser usada no tradicional Pulo da Vassoura no final do rito.
Trace um círculo na direção destrógira, usando um punhal ou a espada cerimonial, e, após cada convidado ter sido abençoado com saudações e incenso, faça soar o sino do altar para dar início à cerimônia.

O noivo e a noiva devem entrar no círculo de mãos dadas. Abençoe-os com incenso e saudações, e coloque-os defronte de você e do altar (norte), enquanto os convidados para o casamento estarão reunidos em torno do perímetro do círculo, dando-se as mãos para formar uma corrente humana. De frente para o noivo e para a noiva, levante as suas mãos para o céu e diga: NESTE SAGRADO CíRCULO DE LUZ REUNIMO-NOS EM PERFEITO AMOR E PERFEITA VERDADE. OH, DEUSA DO AMOR DIVINO, EU TE PEçO QUE ABENçOES ESTE CASAL, O SEU AMOR E O SEU CASAMENTO PELO TEMPO EM QUE VIVEREM JUNTOS NO AMOR. POSSA CADA UM DESFRUTAR DE UMA VIDA SAUDáVEL, CHEIA DE ALEGRIA, AMOR, ESTABILIDADE E FERTILIDADE.

Segure o prato com sal ou terra diante deles para que os dois coloquem a mão direita sobre o mesmo, enquanto você diz: ABENçOADOS SEJAM PELO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO TERRA. QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM AMOR, TERNURA, FELICIDADE E COMPAIXãO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.

Coloque novamente o prato sobre o altar. O casal deverá se voltar para o leste. Soe o sino do altar três vezes e, então, envolva-os com o incenso e diga: ABENçOADOS SEJAM PELA FUMAçA E PELO SINO, SíMBOLOS DO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO AR. QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM A COMUNICAçãO, CRESCIMENTO INTELECTUAL E SABEDORIA PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.

Coloque novamente o incenso no altar. O casal deverá agora se voltar para o sul. Dê a cada um uma vela branca, a qual deverão segurar com a mão direita. Acenda as velas, pegue a vareta do altar e segure-a acima dos dois enquanto diz: ABENçOADOS SEJAM PELA VARETA E PELA CHAMA, SíMBOLOS DO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO FOGO. QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM HARMONIA, VITALIDADE, CRIATIVIDADE E PAIXãO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.
Coloque novamente as velas e a vareta no altar. O casal deverá, então, se voltar para o oeste. Tome o cálice com água e salpique algumas gotas sobre a cabeça deles, enquanto diz: ABENçOADOS SEJAM PELO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO áGUA. QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM A AMIZADE, A INTUIçãO, O CARINHO E A COMPREENSãO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.
Coloque o cálice com água novamente no altar. O casal mais uma vez deverá se voltar para o norte. Unte a testa deles com o óleo de rosa e segure o cristal de quartzo sobre eles, como símbolo sagrado do reino espiritual, enquanto diz: QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM A UNIãO, HONESTIDADE E CRESCIMENTO ESPIRITUAL PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS. QUE O DEUS E A DEUSA INTERIOR DE CADA UM GUIE-OS NO CAMINHO RETO E QUE A MAGIA DO SEU AMOR CONTINUE A CRESCER PELO TEMPO QUE PERMANECEREM JUNTOS NO AMOR, POIS O SEU CASAMENTO é UMA UNIãO SAGRADA DOS ASPECTOS FEMININO E MASCULINO DA DIVINDADE.
Coloque o cristal novamente no altar e consagre as alianças do casamento com uma pitada de sal e gotas de água, enquanto diz: PELO SAL E PELA áGUA EU PURIFICO E LIMPO ESTES BELOS SíMBOLOS DO AMOR. QUE TODAS AS VIBRAçõES NEGATIVAS, IMPUREZAS E OBSTáCULOS SEJAM AFASTADOS DAQUI! E QUE PENETRE TUDO O QUE é POSITIVO, TERNO E BOM. ABENçOADAS SEJAM ESTAS ALIANçAS NO NOME DIVINO DA DEUSA. ASSIM SEJA.

O noivo coloca a aliança no dedo da noiva, e ela, por sua vez, coloca a aliança no dedo dele. Agora podem trocar as promessas que escreveram com suas próprias palavras antes da cerimômia.
Após o casal haver proferido suas promessas de amor, consagre as cordas da mesma maneira que fez com as alianças, e, então, segurando-as lado a lado, faça com que o homem e a mulher segurem uma extremidade e dêem um nó enquanto expressam o seu amor um pelo outro. Amarre-as pelo meio e diga: PELOS NóS NESTA CORDA SEJA O SEU AMOR UNIDO.
Pegue a corda com os nós e amarre juntas às mãos do noivo e da noiva. Visualize uma luz branca de energia da Deusa e da proteção circundando o casal, enquanto suas auras se unem em uma só e todos os presentes à cerimônia emitem energia, cantando repetidamente com alegria: AMOR! AMOR! AMOR!
Após haver centralizado o poder trazido para os noivos e para o casamento deles, permaneça alguns minutos em silêncio e, depois, retire a corda das mãos deles dizendo: PELO PODER DA DEUSA E DO DEUS, EU OS DECLARO MARIDO E MULHER PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS. QUE VIVAM JUNTOS NO AMOR. ASSIM SEJA.
Os convidados agora podem aclamar, aplaudir e congratular-se com os recém-casados. Agradeça à Deusa e ao Deus e desfaça o círculo. Coloque a vassoura de palha horizontalmente no chão e faça com que os noivos pulem por cima dela juntos e de mãos dadas.
Termina assim o Ritual Pagão de Compromisso, que deve ser festejado por todos com vinho consagrado e o bolo do compromisso, que é tradicionalmente partido com a espada cerimonial do Coven.

COMUNHÃO

Ritual de Comunhão com os Espíritos Antigos
Apresentamos a adaptação moderna de um antiqüíssimo ritual de comunhão. Ele usa a linguagem e a simbologia proto-indo-européia, colocando-se como o avô de nossas cerimônias druídicas ou wiccanas.
Recomendamos a todos os praticantes da Arte sua prática. Ele é estimado como o mais primitivo ritual reconstruído. Com variações, ele poder ser celebrado coletivamente e na Natureza.

Materiais necessários:
Vela de cor vermelha
Fósforos
Incenso (em pó ou varetas)
Tina de barro com água
Bastão de madeira
Cálice ou cuia
Vasilha para a oferenda de cerveja
Cerveja preta
Moeda grande
Asperges (um maço de galhinhos secos para ablução)

Início do Ritual
Coloque o bastão na direção Leste, a tina de água no Oeste e a vela no centro. Sente-se em frente à tina (olhando para o Oeste), ponha o incenso ao lado da vela e os outros itens perto de você.

Purificação
Enxague a boca, peito, mãos e diga a cada vez: PúROS ESYéM! (PURIFICO-ME!)

Claustro
Vire-se para o Leste e diga: DEIWONS AISYéM, (EU DESEJO HONRAR OS DEUSES). ESTOU AQUI PARA HONRAR OS DEUSES, MEU CULTO é FEITO DE ACORDO COM O ANTIGO COSTUME.

Acenda a vela e diga: NO VERDADEIRO CENTRO DO MUNDO, EU ACENDO O FOGO DA OFERENDA. NO LUGAR ONDE O SAGRADO E O PROFANO SE ENCONTRAM, EU ESTOU SOB O CUIDADO E A PROTEçãO DA LUMINOSA DEUSA E SOB O OLHAR VIGILANTE DE WESYA.

Faça a oferenda ao fogo (acenda o incenso e o coloque dentro da vasilha para oferendas) e diga: EU FAçO A OFERENDA AO FOGO SACRIFICIAL. EU ROGO POR UM BOM FOGO.

Faça a oferenda à água (colocando a moeda na tina de barro) e diga: POR DHUSNOM EU ME LIGO AO MUNDO SUBTERRÂNEO.

Asperja com água o bastão e diga: PELA áRVORE SAGRADA, EU ME LIGO AO MUNDO CELESTE. DA TERRA AO CéU ELA SE EXTENDE.

Coloque a oferenda de cerveja para o Guardião do Portal (no cálice ou cuia) e diga: AKWAM NEPOT, EU OFEREçO A VOCê. QUE O CAMINHO ABRA-SE PARA OS SERES SAGRADOS.

Faça um triskele no sentido contrário aos ponteiros do relógio (de dentro para fora), sobre a chama da vela e diga: AKWAM NEPOT, DHWERMOS HMé RUYES (AKWAM NEPOT, ABRA O PORTAL PARA MIM).

Asperja a área do ritual com água no sentido dos ponteiros do relógio e diga: MEG MORIS HMé GHERDMI (O GRANDE MAR ME CIRCUNDA).

Ao terminar a aspersão diga: MEU SANTUáRIO é CONSAGRADO E SEPARADO, DENTRO DA MARGEM DA áGUA CIRCUNDANTE. SANTO E SAGRADO é ESTE LUGAR, PRONTO PARA A ENTRADA DOS DEUSES.

Coloque um pouco de cerveja (na vasilha de oferendas) para os Deuses e diga: AOS OS DEUSES E DEUSAS EU OFEREçO, FAçA-SE ENTRE NóS UM PACTO DE FELIZ AMIZADE. DEIWOS, TE-BHYOM GHEUMI (DEUSES, EU OFEREçO A VOCêS).

Coloque um pouco de cerveja (na vasilha) aos Ancestrais e diga: AOS ESPíRITOS DOS ANCESTRAIS, EU OFEREçO, FAçA-SE ENTRE NóS UM PACTO DE FELIZ AMIZADE. WIKPOTIES, TE-BHYOM GHEUMI (ANCESTRAIS, EU OFEREçO A VOCêS).

Coloque um pouco de cerveja (na vasilha) aos Espíritos Protetores do Lugar e diga: AOS ESPíRITOS PROTETORES DO LUGAR, EU OFEREçO, FAçA-SE ENTRE NóS UM PACTO DE FELIZ AMIZADE. ANSUES, TE-BHYOM GHEUMI (ESPíRITOS, EU OFEREçO A VOCêS).

Faça silêncio por alguns minutos, pegue a vasilha e diga: EU RECEBO MINHA PORçãO NESTE SACRIFíCIO.

Beba um pouco de cerveja, coloque a vasilha ao lado e diga: DIVINDADES, ANCESTRAIS E ESPíRITOS: EU OFEREçO A VOCêS HONRA, CULTO, ORAçãO E RESPEITO. POSSA A PAZ E A AMIZADE ESTAR ENTRE NóS.

Curve-se em profunda reverência e diga: USMEI GWRTINS DéDEMI (EU AGRADEçO A VOCêS).

Faça um triskele sobre a chama da vela, no sentido dos ponteiros do relógio (de fora para dentro) e diga: AKWAM NEPOT, FECHE O PORTAL PARA MIM.

Apague a vela, fique de pé e diga: EU SIGO MEU CAMINHO EM FRATERNIDADE COM A TRIBO.

Faça uma reverência para a direção Leste.

VIRGEM NEGRA

Centenas de ícones de Maria, a mãe de Jesus de Nazaré, possuem as mãos e os rostos negros. Na França, elas são chamadas de "Vierge Noires" e em outros lugares da Europa de "Maddonas Negras". Alguns chamam sua imagem de "a outra Maria"; Carl Jung dizia que eram representações de ísis e sua iconografia remonta ao culto pré-histórico da Mãe Terra. Ela possui analogia com as Deusas Cybele, Diana e Vênus e associações culturais com Kali, Innana e Lilith. Historicamente ela foi introduzida pelos cruzados voltando da Palestina, os conquistadores espanhóis a levaram ao Novo Mundo e seguindo antigas tradições esotéricas, os Templários a chamavam de "Maria Madalena". Como a negra Sara-la-Kali, ela é reverenciada pelos ciganos em todo o mundo, possuindo sua data e lugar sagrado: 24 de maio, Saintes-Maries de la Mer, na região francesa de Camargue. Para os psicólogos modernos, ela expressa o Feminino Sombrio.
Mas independente do que ela possa aparecer, ou do que possam dizer dela, seu culto continua poderoso e exerce uma estranha fascinação em milhões de devotos em todo o planeta. Seus lugares sagrados são centros de energia telúrica, enlaçados com as "Linhas Ley" e a arquitetura sagrada. Desde os tempos remotos até hoje, multidões peregrinam a seus Santuários, mergulhando em seus mistérios e entregando-se a seus miraculosos trabalhos de cura, transformação interior e inspiração. A França possui mais de 300 lugares com Virgens Negras e existem mais de 150 deles no mundo.
O Brasil, com orgulho, exibe a sua Madonna: Nossa Senhora da Aparecida, retirada das águas por pobres pescadores. Sua imagem, reprodução da morena Virgem de Guadalupe do México, que é a manifestação da nativa Tonantzin, atrai milhares de devotos, católicos ou não. Nos meios hermetistas e pagãos (incluindo a Wicca), ela é a imagem da Sábia e Cthônica Anciã (Crone).

Um Antigo Ritual para a Virgem Negra
(Bulgária, século XIII. Fonte: Fraternitas Bogomiliana)

Em uma noite sem Lua (Lua Nova), vista-se com cores negras e cubra a cabeça com um lenço também negro. Prepare um pequeno altar com oferendas de vegetais de casca escura (por exemplo - beterraba, ameixa, beringela, azeitonas pretas, etc...), incenso de aroma forte (benjoim, âmbar ou defumadores de ervas) e uma Vela Verde. Arrume o altar voltado para o Norte, acenda o incenso e a Vela.
Deite-se no chão, com o rosto voltado para a terra, coloque os braços abertos ao lado do corpo e diga: PURIFIQUE-ME SENHORA! PURIFIQUE-ME INTERNAMENTE E EXTERNAMENTE. PURIFIQUE MEU CORPO, ALMA E ESPíRITO! FAçA AS SEMENTES DE LUZ CRESCEREM DENTRO DE MIM E TRANSFORME-ME EM TOCHA FLAMEJANTE DE TEU AMOR. PARA QUE EU, TOMADO POR MINHAS PRóPRIAS CHAMAS, TRANSFORME TUDO EM MIM E AO MEU REDOR EM LUZ!

Imagine a Virgem Negra entronizada no centro da Terra, Senhora do Mundo Subterrâneo e Mãe da Natureza. Sinta o seu poder e sua majestade incomparável.
Levante-se e faça a oração mais uma vez.
Pegue a Vela Verde e caminhe, no sentido dos ponteiros do relógio, nove vezes.
Pare voltado para o Norte e faça a oração novamente.
Agradeça a Virgem Negra e peça a sua proteção.
Deixe o incenso e a Vela consumirem-se totalmente. Use as oferendas vegetais para o consumo próprio, como uma dádiva da Mãe Terra.

O Ritual pode ser realizado fora ou dentro de casa. A Vela Verde (escura) é tradicionalmente usada em ritos para a Virgem Negra desde a Idade Média.

RITUAL DE GESTOS

De pé na área ritual, tranqüilize seus pensamentos. Respire fundo por cerca de meio minuto ou até que esteja completamente calmo. Volte sua mente para nossas Deidades.
Volte-se para o norte. Erga ambas as mãos à altura da cintura, com as palmas para baixo. Aperte seus dedos uns contra os outros, criando dois planos sólidos. Sinta a solidez, a força, a fertilidade. Invoque as forças da Terra com este gesto.
Instantes depois, volte-se para o leste. Erga suas mãos um pé mais alto, com suas palmas voltadas para fora de você (não mais paralelas ao solo), e com os cotovelos ligeiramente dobrados. Abra seus dedos e mantenha esta posição, sentindo o movimento e a comunicação. Invoque as forças do Ar com este gesto.
Volte-se para o sul. Erga suas mãos bem acima de sua cabeça. Mantendo os cotovelos retos, feche os punhos. Sinta a força, o poder, a criação e a destruição. Invoque as forças do Fogo por meio deste gesto.
Volte-se para o oeste. Abaixe suas mãos cerca de um pé. Curve os cotovelos, vire suas palmas para cima e forme conchas com elas, apertando os polegares contra os indicadores. Sinta a fluidez, o oceano, a liquidez. Invoque assim as forças da água.
Volte-se novamente para o norte. Jogue a sua cabeça para trás e erga suas mãos ao céu, com as palmas para cima, os dedos abertos. Beba da essência do único, a misteriosa, inaproximável fonte de tudo. Sinta os mistérios do universo.
Abaixe sua mão projetiva (direita, se você for destro) mas mantenha sua mão receptiva (esquerda, se você for destro) para cima. Dobrando os dedos externos, crie uma crescente curvando o indicador e o polegar. Sinta a realidade da Deusa. Sinta seu amor, sua fertilidade, sua compaixão. Sinta os poderes da Lua neste gesto; a força dos mares eternos - a presença da Deusa.
Abaixe sua mão receptiva; erga sua mão projetiva. Dobre os dedos médio e anular, e segure-os contra a palma da mão com o polegar. Erga o indicador e o mínimo ao céu, criando uma imagem chifruda. Sinta a realidade do Deus. Sinta o poder do sol neste gesto; a energia indomada dos bosques - a presença do Deus.
Abaixe sua mão projetiva. Deite-se no solo. Abra suas pernas e braços até que crie a figura de um pentagrama. Sinta a força dos elementos correndo em seu interior, misturando-se e unindo-se a seu ser. Sinta-as como emanações do único, da Deusa e do Deus.
Medite. Comungue. Comunique-se.
Ao terminar, simplesmente erga-se. Seu rito de gestos está encerrado.

CORPO ESPIRITUAL

Segundo os xamãs, todos nós possuímos um corpo espiritual. Eles os descrevem como ondas que circulam todo corpo humano como um sinal do eu superior (Wanagi) que existe em cada ser humano.
Esse corpo espiritual tem sido descrito e visto há séculos não só pelos xamãs, mas também por místicos, médiuns e sensitivos. Quem foi que não viu quadros e retratos de santos e avatares com halos de luz circundando seu corpo. A ciência através da fotografia Kirlian, identificou esse corpo que não pode ser visto a olho nu.
Nesse exercício que iremos fazer, praticaremos a visualização xamânica, na intenção de cada um possa visualizar e sentir o seu corpo espiritual.

- Relaxe e feche os olhos.
- Explore rapidamente o limite do seu corpo, começando pelos dedos dos pés e suba pelo corpo todo.
- Lentamente procure expandir o limite do seu corpo, como se tivesse sendo preenchido com ar.
- Continue a expandir seu corpo espiritual até chegar a mais ou menos a 30 centímetros do seu corpo original.
- Agora experimente a expansão.
- Sinta a sensação de passar por debaixo de um galho ou de uma porta com seu corpo expandido.
- Encolha seu corpo espiritual até à sua dimensão original. Com a prática nós iremos sentir cada vez mais esse campo energético. Se você quiser pode acabar o exercício por aqui (aconselha-se fazer os exercícios por partes), porém, nós continuaremos com a explicação da visualização do nosso corpo espiritual.
- Relaxe e feche os olhos.
- Imagine um campo de energia atravessando seu corpo até o limite de 30 centímetros.
- Dê um passo para trás e visualize o seu corpo espiritual.
- Aos poucos, procure identificar a cor ou as cores que circunda-o.
- Identifique a qualidade da energia que vibra nesse corpo.
- Se tiver dúvidas quanto ao que está vendo, procure uma orientação espiritual.
- A resposta virá através de pensamentos, imagens, sensações ou palavras.
- Depois da resposta volte a dimensão original.
Obs.: Quanto mais praticarmos, mais conheceremos nosso corpo espiritual. Aconselhamos a praticá-lo sempre.

Existem ainda os que se sentem desgastados e cansados após um dia cheio de tarefas, e queiram purificar o espírito para restabelecer o equilíbrio necessário ao nosso corpo espiritual. Então tentemos estes passos:

- Relaxe e feche os olhos.
- Sinta o seu corpo espiritual.
- Explore seu corpo espiritual de cima a baixo.
- Defina seus limites e sinta sua forma.
- Procure identificar a cor do seu corpo espiritual no momento.
- Imagine uma cachoeira ou uma lagoa.
- Tome um banho nela e beba um pouco d'água, visando purificar e limpar o seu corpo espiritual.
- Agradeça às águas e abra lentamente os olhos.

Obs.: Existem alguma variações desse exercício. A imagem da lagoa pode ser substituída por uma chuva. Se quisermos, substituímos as imagens mencionadas, pela Sauna Sagrada, imaginando o vapor que exala das pedras purificando o nosso ser.

Algumas vezes, após confrontos emocionais e reuniões, ou situações, nós sentimos uma perda demasiada de energia. O próximo exercício deve ser rápido. Com a prática conseguiremos controlar o nosso corpo espiritual e direcionar essa energia para o nosso benefício.

- Relaxe e feche os olhos.
- Sinta o seu corpo espiritual.
- Explore seu corpo espiritual de cima a baixo.
- Observe qualquer parte onde a falta de energia.
- Direcione energia para essas partes, preenchendo-a.
- Ilumine as partes que estão escuras com muita energia espiritual.
- Observe muito bem o seu corpo espiritual e molde-o com pequenas pancadas, para que ele volte a ser harmonioso.
- Faça um diagnóstico de como se encontra seu estado de espírito. Reconheça em que estado você se encontra.
- Solicite mentalmente a mudança desejada.
- Identifique a qualidade que necessita no momento.
- Procure por algo na natureza que tenha essa qualidade (caso precise de visão evoque a visão da águia; se necessitar sabedoria peça ao urso; se precisa de paz imagine um pôr do Sol).
- Comece a colorir o seu corpo espiritual com a cor da imagem da natureza identificada.
- Após colorir seu corpo espiritual, agradeça ao espírito da imagem da natureza.

Em alguns momentos queremos estar conscientes do que ocorre com o nosso corpo espiritual, auxiliando-nos a ter o controle sobre nosso campo de energia. É preferível que o próximo exercício seja realizado ao ar livre.

- Relaxe e feche os olhos.
- Tome consciência do seu corpo físico.
- Explore seu corpo físico da cabeça aos pés.
- Tome consciência da Mãe Terra abaixo de seus pés.
- Estabeleça uma conexão, tendo como ponto de partida a base da sua coluna.
- Deixe seu corpo espiritual formar uma cauda que irá se conectar com a Mãe Terra.
- Sinta a cauda transformar-se numa raiz.
- Use a cauda para retirar toda energia negativa do seu corpo.
- Após livrar-se das energias negativas, solicite a Mãe Terra que lhe dê um pouco da sua energia.
- Sinta a energia da Mãe Terra fluindo por seu corpo, tornando-o mais sólido e presente.
- Respire bem fundo, agradeça a Mãe Terra pela sua energia, e sinta aos poucos, voltando ao seu estado natural.

CURA VERDE

Acenda uma vela azul e visualize a pessoa que precisa se curar... Quando perceber que você está visualizando-a bem, destaque (realçando) a parte que precisa ser curada e pinte-a de vermelho vivo mentalmente...
Agora visualize agora homens muito pequeninos trabalhando como pintores, sendo que eles tem como objetivo pintar com tinta verde toda a parte que precisa da cura.
Quando você terminar esta visualização, abra seus olhos e diga estas palavras:

"Eu carrego você em meu coração e dobro você com meu amor.
Meu círculo de proteção decende agora de cima.
E quando eu enviar esta energia, toda dor deve desaparecer
E toda doença deve se dissipar, e que o medo murche.
O vazio eu agora substituo por nova vitalidade,
Assim você pode prosperar em cima da terra.
Feliz no amor e na alegria.
Bençãos mais brilhantes e boa saúde, meu amigo(a), envolvem-no(a) apartir de agora.
Eu peço que Eles olhem por você,
E o(a) mantenha muito bem e forte".

Deixe a vela queimar até o fim.

BUSCA DA VISÃO

A busca da visão é um antigo "rito de passagem", no qual o buscador é enviado a um Local de Poder para jejuar, orar e pedir uma visão por três ou quatro dias, dormindo ao relento e as vezes sem água. O objetivo dessa atividade, chamada pelos Lakota de "Subida da Colina", é colocar a prova e desenvolver seu poder pessoal. À medida que você que você contempla a natureza, você exercita a paciência e a perseverança esperando por uma visão. A busca da visão não deixa de ser uma peregrinação simbólica que favorece sua conexão com a essência, o seu Wanagi (Eu Superior).
Dentro do Xamanismo, existem diversas formas de realizar a busca da visão. Além de uma viagem a um local de poder e o tradicional jejum de três ou quatro dias, podem ser realizadas caminhadas solitárias, em região de difícil acesso, onde é colocada a prova a capacidade de sobrevivência e força espiritual. Existem algumas jornadas interiores na escuridão de uma Sauna Sagrada, de uma Kiva ou de um quarto fechado durante dias. A busca de visão pode ser tão simples como a solidão de uma tarde, vendo o sol se por numa montanha ou no mar.
Qualquer que seja a forma, a busca da visão pode transformar sua vida. Simplesmente este é um ritual que ajuda a tranquilizar-se, concentrar-se e sintonizar-se com os Poderes Superiores e obter respostas para alguns de seus problemas mais complexos. Além de auxiliá-lo com algumas visões para contribuir para o bem estar de nossos irmãos e a preservação da Mãe Terra. Em meio à natureza, e com sua permissão arranje sete pedras (Um xamã não se considera superior, ou inferior a nada, nem mesmo as pedras, portanto só pegue as pedras se lhe for permitido) do tamanho de sua mão, mais ou menos.
Deite-se (é melhor que seja em meio à natureza, mas esta parte pode ser feita em casa, ou no seu local de poder) e cubra-se com um cobertor ou lençol; coloque duas pedras abaixo dos pés (as pedras, todas, devem prender o cobertor), estas ajudam a ter habilidade para caminhar nos mundos interiores; coloque duas nas mãos (ao lado delas, e sempre acima do cobertor), para ter habilidade de tocarem a essência espiritual; coloque duas acima dos ombros, estas fornecem habilidade para ouvir-ver-sentir e expressar as visões percebidas; coloque uma acima da cabeça, esta fortalece e representa a intenção da viajar. Cubra a cabeça com um cobertor, chapéu, vende-se, etc, para ficar bem escuro.
Ouça as batidas do tambor (na falta deste, conecte-se com a sua pulsação e com o ritmo da própria Terra). Decida ou intua, qual dos oito caminhos deseja seguir:

LESTE: A abertura, encorajar sua direção e objetivo de vida, avaliar novos começos e projetos, avivar suas esperanças;
SUL: Realização, encontrar seu poder, realizar seus propósitos, buscando seu autoconhecimento, desenvolvendo seu potencial;
OESTE: Interiorização, assimilar e compreender as experiências, reforçar sua responsabilidade, encontrar a cura;
NORTE: Sabedoria, aceitação, silencio, buscar o apoio e a orientação dos ancestrais, contatar a sabedoria inata;
NORDESTE: Inspiração, buscar novas fontes de inspiração na Natureza, arte, música, livros, meditação;
SUDESTE: Força do Guerreiro, agir como guardião e defensor da liberdade, buscar confiança, auto-afirmação, seus talentos;
SUDOESTE: Intuição, através do equilíbrio ser receptivo para novas percepções, estar atento aos sinais buscando conhecimento;
NOROESTE: Purificação, reprocessar-se para finalizar um ciclo e começar outro, buscar a verdade em tudo; Pedir a presença de seu animal de poder e de seu mestre-xamã interior. Procure uma das entradas para o outro mundo (fendas em rochas, ocos de árvore, cavernas, símbolos, espirais anti-horário para descer, horário para subir).

Ao entrar no mundo interior, a cognição deve mudar. Abandone todos os seus conceitos e julgamentos, pois lá as coisas nunca são o que se imagina. Você poderá encontrar animais, humanos, divindades, elementais, etc. Uns poderão "falar" (comunicar-se de alguma forma) com você, outros te ignorarão.
O importante é prestar atenção a tudo! A escuridão e a imobilidade embaixo do cobertor, preso pelas pedras, as batidas do tambor ou do pulsar da Terra, e a sua intenção facilitam o desprendimento do seu espírito a se deslocar para mundos interiores e planos diferentes. Quando o tambor mudar o ritmo, ou quando lhe for intuído, volte e anote tudo! Inclusive símbolos, formas, etc. Tudo poderá ser usado, para o seu objetivo, sua intenção da viagem!

REQUIEN
O Ritual de Morte Wiccano

Preparação

A decoração do círculo e do altar para um Requiem será, neste caso, uma questão de gosto pessoal, dependendo das circunstâncias, da época do ano e do caráter do amigo que está sendo lembrado, bem como das associações com ele feitas.
Deposita-se ao lado do altar uma pequena tigela de louça (um caneco ou xícara com asa é o mais adequado) com um cordel prateado a ela atado; é preciso dispor também de um martelo para quebrar o pequeno recipiente e um pano para embrulhá-lo.
Para a Lenda da Descida da Deusa deve-se deixar à disposição, próximos do altar, jóias e um véu, bem como uma coroa para o Senhor do Mundo Subterrâneo. Também à disposição sobre o altar deve haver um colar.

O Ritual

O Ritual de abertura deve ser realizado como sempre até o fim da invocação do Deus Cernunnos. A Grã Sacerdotisa e o Sacerdote, em seguida, encaram os membros do coven diante do altar.
A sacerdotisa diz:

NÓS NOS REUNIMOS HOJE EM MEIO À TRISTEZA E ALEGRIA. ESTAMOS TRISTES PORQUE UM CAPÍTULO SE ENCERROU E, NO ENTANTO, ESTAMOS JUBIOLOSOS PORQUE, COM O ENCERRAMENTO, UM NOVO CAPÍTULO PODE COMEÇAR.

NÓS NOS REUNIMOS PARA MARCAR O PASSAMENTO DE NOSSA(O) AMADA(O) IRMÃ(O) [NOME DA PESSOA] PARA QUEM ESTA ENCARNAÇÃO FINDOU. ESTAMOS REUNIDOS PARA CONFIÁ-LA(O) AO ZELO DA BENÇÃO DO DEUS E DA DEUSA, PARA QUE ELA(E) POSSA REPOUSAR, ISENTA(O) DE ILUSÃO OU TRISTEZA, ATÉ QUE ADVENHA O TEMPO DE SEU RENASCIMENTO NESTE MUNDO. E SABENDO QUE ISSO SERÁ, SABEMOS TAMBÉM QUE A TRISTEZA NÃO É NADA E QUE O JÚBILO É TUDO.

O Sacerdote permanece em seu lugar e a Sacerdotisa conduz o coven numa dança em espiral, lentamente fechando o círculo num sentido anti-horário, mas não o fechando de maneira demasiada.

O Sacerdote diz:

NÓS TE CONVOCAMOS, MÃE SOMBRIA E ESTÉRIL, TU PARA QUE TODA A VIDA MANIFESTA CUMPRE RETORNAR ADVINDO SEU TEMPO; MÃE SOMBRIA DA TRANQÜILIDADE E DO REPOUSO, ANTE QUEM OS HOMENS TREMEM PORQUE FALTA-LHES A COMPREENSÃO DE TI. NÓS TE CONVOCAMOS, QUE É TAMBÉM HÉCATE DA LUA MINGÜANTE, SENHORA SOMBRIA DA SABEDORIA, QUE OS HOMENS TEMEM PORQUE TUA SABEDORIA SE ELEVA ACIMA DA DELES. NÓS, OS FILHOS OCULTOS DA DEUSA, SABEMOS QUE NADA HÁ A TEMER EM TEU ABRAÇO, DO QUAL NINGUÉM ESCAPA; QUE QUANDO ENTRAMOS EM TUA ESCURIDÃO, COMO DEVEM TODOS, SERÁ COMO ENTRAR NOVAMENTE NA LUZ. ASSIM, COM AMOR E SEM TEMOR, CONFIAMOS A TI [NOME DA PESSOA], NOSSA(O) IRMÃ(O). TOMA-A(O), PROTEGE-A(O), NORTEIA-A(O), ADMITA-A(O) À PAZ DE SUMMERLAND, QUE SE ENCONTRAM ENTRE A VIDA E A VIDA. E SABE, COMO SABES TODAS AS COISAS, QUE NOSSO AMOR COM ELA(E) VAI.

O sacerdote apanha a tigela, o cordel, o martelo e o pano. A dança cessa e os membros se afastam a fim de admitir o Sacerdote ao centro da espiral, onde ele deposita o pano sobre o chão e a tigela sobre o pano. Em seguida, a extremidade livre do cordel à Donzela.

A sacerdotisa diz:

SOLTE-SE O CORDEL PRATEADO, OU SE QUEBRE A TIGELA DOURADA, OU SE QUEBRE O CÂNTARO NA FONTE, OU SE QUEBRE NA CISTERNA E ENTÃO O PÓ RETORNARÁ À TERRA COMO ERA, E O ESPÍRITO RETORNARÁ À DEUSA QUE O CONCEDEU.

O sacerdote desata o cordel prateado e a Donzela o colhe. O Sacerdote embrulha então a tigela com o pano e a quebra com o martelo. A seguir recoloca o pano dobrado com os fragmentos da tigela e o martelo ao lado do altar. O Coven retorna, fechando novamente o círculo.

A Donzela carrega o cordel prateado e durante a invocação que se segue, movendo-se em sentido horário em torno do círculo, o oferece primeiramente aos senhores das Atalaias do Oeste (Senhores da Morte e da Iniciação), depois aos Senhores das Atalaias do Leste (senhores do Renascimento). Em seguida, ela deposita o cordel no chão diante da vela do leste e se reúne ao Sacerdote, junto ao altar (movendo-se sempre em sentido horário). Enquanto isso, a Sacerdotisa dirige-se novamente a dança, repetindo o movimento de volta em sentido horário, a fim de desfazer a espiral até que se torne mais uma vez um círculo completo, continuando a se mover em sentido horário.

Logo depois de recolocar o pano e o martelo ao lado do altar, o Sacerdote encara o coven e diz:

NÓS TE CONVOCAMOS, AIMA, MÃE LUMINOSA E FÉRTIL, TU ÉS O ÚTERO DO RENASCIMENTO, DE QUEM TODA VIDA MANIFESTA PROCEDE E EM CUJO SEIO QUE JORRA TODOS SÃO NUTRIDOS. NÓS TE CONVOCAMOS, QUE É TAMBÉM PERSÉFONE DA LUA CRESCENTE, SENHORA DA PRIMAVERA E DE TODAS AS COISA NOVAS. A TI CONFIAMOS [NOME DA PESSOA], NOSSA(O) IRMÃ(O). TOMA-A(O), PROTEGE-A(O), NORTEIA-A(O); A(O) CONDUZ NA PLENITUDE DO TEMPO A UM NOVO NASCIMENTO E UMA NOVA VIDA. E CONCEDE QUE, NESSA NOVA VIDA, ELA(E) POSSA SER AMADA(O) NOVAMENTE, COMO NÓS, SEUS IRMÃOS E IRMÃS, A AMAMOS.

O Sacerdote e a Donzela juntam-se novamente ao coven, que desenvolve um movimento circular, e a sacerdotisa inicia a Runa das feiticeiras, os demais se unindo a ela. Finda a runa, a Sacerdotisa ordena:

AO CHÃO!

Os membros se sentam, formando um círculo olhando para o interior deste. A Sacerdotisa atribui papéis para a Lenda da Descida da Deusa ao Mundo Subterrâneo: o Narrador, A Deusa, O Senhor do Mundo Subterrâneo, e o Guardião dos Portais.

A Deusa é adornada com jóias, coberta com véu e fica na borda do círculo ao sudeste. O senhor do Mundo Subterrâneo coloca sua coroa, toma a espada e permanece com suas costas para o altar. O Guardião dos Portais toma seu athame e o cordel vermelho e fica de pé encarando a Deusa.

A Lenda da Descida da Deusa ao Mundo Subterrâneo

Narrador:

NOS TEMPOS ANTIGOS, NOSSO SENHOR, O CORNUDO, ERA (E AINDA É) O CONSOLADOR, O CONFORTADOR. MAS OS HOMENS O CONHECIAM COMO O TERRÍVEL SENHOR DAS SOMBRAS, SOLITÁRIO, INFLEXÍVEL E JUSTO. MAS NOSSA SENHORA, A DEUSA, RESOLVERIA TODOS OS MISTÉRIOS, ATÉ MESMO O MISTÉRIO DA MORTE; E ASSIM ELA VIAJOU AO MUNDO SUBTERRÂNEO. O GUARDIÃO DOS PORTAIS A DESAFIOU...

O Guardião dos portais desafia a Deusa com seu Athame.

TIRA TUAS VESTES, PÕE DE LADO TUAS JÓIAS POIS NADA TU PODES TRAZER CONTIGO AO INTERIOR DESTA NOSSA TERRA.

A Deusa retira seu véu e as jóias. Nada deve permanecer sobre seu corpo (se o Requiem é realizado com os participantes vestidos, somente o manto simples dela deve permanecer sobre seu corpo). O Guardião então a prende com o cordel vermelho à maneira da iniciação de primeiro grau, com o centro do cordel em torno da frente do pescoço dela e as extremidades passando por seus ombros e indo atar seus pulsos por trás de sua cintura.

ASSIM ELA SE DESPOJOU DE SUAS VESTES E DE SUAS JÓIAS E FOI AMARRADA COMO TODOS OS VIVOS QUE BUSCAM INGRESSAR NOS DOMÍNIOS DA MORTE, A PODEROSA, TÊM QUE SER.

O Guardião dos portais conduz a Deusa perante o Senhor do Mundo Subterrâneo e, depois, se afasta para um lado.

TAL ERA A BELEZA QUE A PRÓPRIA MORTE SE AJOELHOU E DEPOSITOU SUA ESPADA E COROA AOS SEUS PÉS.

O Senhor do Mundo Subterrâneo se ajoelha ante a Deusa, deposita sua espada e sua coroa no chão a cada lado dela, e em seguida beija os pés direito e esquerdo dela.

...E BEIJOU SEUS PÉS, DIZENDO: ABENÇOADOS SEJAM TEUS PÉS QUE TE TROUXERAM POR ESTES CAMINHOS. PERMANECE COMIGO, MAS DEIXA QUE EU PONHA MINHAS MÃOS FRIAS SOBRE TEU CORAÇÃO.

O senho do Mundo Subterrâneo ergue suas mãos, com as palmas para a frente e as retém a algumas polegadas do coração da Deusa.

E Ela Responde: EU NÃO TE AMO. POR QUE FAZES TODAS AS COISAS QUE AMO E NAS QUAIS ME COMPRAZO FENECEREM E MORREREM?

O Senhor do Mundo Subterrâneo estende seus braços para baixo, com as palmas das mãos para a frente.

SENHORA... TRATA-SE DA IDADE E DA FATALIDADE, CONTRA OS QUAIS SOIS IMPOTENTE. A IDADE, O ENVELHECIMENTO LEVA TODAS AS COISAS A DEFINHAREM; MAS, QUANDO OS HOMENS MORREM AO DESFECHO DE SEU TEMPO, CONCEDO-LHES REPOUSO, PAZ E FORÇA PARA QUE POSSAM RETORNAR. MAS TU, TU ÉS LINDA. NÃO RETORNES, PERMANEÇA COMIGO. Mas Ela responde: EU NÃO TE AMO!

O Senhor do Mundo subterrâneo se levanta, vai até o altar e pega o açoite. Volta-se para encarar a Deusa.

E então disse a morte: SE NÃO RECEBES MINHAS MÃOS SOBRE TEU CORAÇÃO, TENS QUE TE CURVAR AO AÇOITE DA MORTE. É A FATALIDADE - MELHOR ASSIM...

Ela disse e se ajoelhou. E a morte a açoitou brandamente. A Deusa se ajoelha encarando o altar. O Senhor do Mundo Subterrâneo aplica-lhe de maneira muito branda três, sete, nove, vinte e um golpes do açoite.

E Ela bradou: EU CONHEÇO AS AFLIÇÕES DO AMOR.

O Senhor do Mundo Subterrâneo recoloca o açoite no altar, ajuda a Deusa a levantar-se e se ajoelha, encarando-a.

E a morte a ergueu e disse: SEJAS ABENÇOADAS. E LHE DOU O BEIJO QUÍNTUPLO, DIZENDO: ASSIM APENAS PODES ATINGIR A ALEGRIA E O CONHECIMENTO.

O Senhor do Mundo Subterrâneo dá na Deusa o beijo quíntuplo. Em seguida, desamarra os pulsos dela, depositando o cordel no chão.

E ELE A ELA ENSINA TODOS OS SEUS MISTÉRIOS E LHE DÁ O COLAR QUE É O CÍRCULO DO RENASCIMENTO.

O Senhor do Mundo Subterrâneo pega o colar no altar e o coloca em torno do pescoço da Deusa. A Deusa então, toma a coroa e a recoloca na cabeça do senhor do Mundo Subterrâneo.

E ELA ENSINA A ELE O MISTÉRIO DA TAÇA SAGRADA, QUE É O CALDEIRÃO DO RENASCIMENTO.

O Senhor do Mundo Subterrâneo move-se diante do altar, no extremo leste deste, e a Deusa move-se diante do altar, no extremo oeste deste. A Deusa toma o cálice em ambas as mãos, eles se entreolham e ele coloca ambas as mãos nas dela.

ELES AMARAM E SE TORNARAM UM, POIS HÁ TRÊS GRANDES MISTÉRIOS NA VIDA DO HOMEM, E A MAGIA OS CONTROLA A TODOS. PARA REALIZAR O AMOR, TENDES QUE RETORNAR NOVAMENTE AO MESMO TEMPO E NO MESMO LUGAR DAQUELES QUE SÃO OS AMADOS; E TENDES QUE ENCONTRÁ-LOS, CONHECÊ-LOS, LEMBRÁ-LOS E AMÁ-LOS DE NOVO.

O Senho do Mundo Subterrâneo solta as mãos da Deusa e esta recoloca o cálice no altar. Ele toma o açoite em sua mão esquerda e a espada em sua mão direita e fica na posição do Deus, antebraço cruzados sobre o peito, espada e açoite apontados para cima, com suas costas para o altar. Ela fica ao lado dele na posição de Deusa, pernas escarranchadas e braços estendidos formando o pentagrama.

MAS PARA RENASCER, TENDES QUE MORRER E SER PREPARADO PARA UM NOVO CORPO. E PARA MORRER TENDES QUE NASCER E SEM AMOR NÃO PODES NASCER. E NOSSA DEUSA SEMPRE SE INCLINA PARA O AMOR, E O JÚBILO, E A VENTURA; E ELA PROTEGE E ACARICIA SUAS CRIANÇAS OCULTAS NA VIDA, E NA MORTE MINISTRA O CAMINHO DA COMUNHÃO COM ELA; E MESMO NESTE MUNDO ELAS LHES ENSINA O MISTÉRIO DO CÍRCULO MÁGICO, QUE É DISPOSTO ENTRE OS MUNDOS DOS HOMENS E DOS DEUSES.

O Senhor do Mundo Subterrâneo recoloca o açoite, a espada e a coroa sobre o altar junto deste. Isto completa a Lenda e os atores se juntam de novo aos demais membros. A Grã Sacerdotisa diz:

QUE PARTICIPEMOS AGORA, COMO A DEUSA NOS ENSINOU, DA FESTA DE AMOR DO VINHO DOS BOLOS; E A MEDIDA QUE O FAZEMOS, QUE NOS LEMBREMOS DE NOSSA(O) IRMÃ(O) [NOME DA PESSOA], COM A QUAL NÓS TÃO AMIÚDE COMPARTILHAMOS TAL FESTA. E MEDIANTE ESTA COMUNHÃO, NÓS COLOCAMOS AMOROSAMENTE NOSSA(O) IRMÃ(O) NAS MÃOS DA DEUSA.

Todos Dizem: QUE ASSIM SEJA!

O vinho e os bolos são consagrados e passados por todos.

O mais cedo possível, após o Requiem, os fragmentos da tigela deverão ser ritualmente arremessados num rio, com a tradicional ordem:

RETORNA AOS ELEMENTOS DOS QUAIS VIESTE.

WICCANING

Ritual de bruxaria correspondente ao batismo cristão

Os cristãos, quando batizam seus filhos, o fazem em geral com a intenção de compromissá-los com o cristianismo, de preferência perpetuamente - e ao próprio ramo particular de cristianismo dos pais. Espera-se via de regra que os filhos endossarão tal compromisso, ratificando-o quando tiverem idade suficiente para aquiescer conscientemente (embora sem maturidade para discernir). Para sermos justos, esses pais - quando não estão meramente acatando uma convenção social - amiúde assim agem porque sinceramente acreditam que isso é essencial para a segurança das almas de seus filhos. Foram ensinados a crer nisso e freqüentemente mediante o medo.
Essa crença segundo a qual existe apenas um tipo de ingresso para o céu e que um bebê precisa recebê-lo com toda a rapidez para sua própria segurança é, evidentemente, estranha à Wicca. A crença de bruxas e bruxos na reencarnação a nega em todos os casos. Mas, independentemente disto, feiticeiras e feiticeiros sustentam o ponto de vista que era virtualmente universal antes da era do monoteísmo patriarcal, a saber, que todas as religiões são diferentes sendas de expressão das mesmas verdades e que a validade delas para qualquer indivíduo depende da natureza e das necessidades deste.
Uma cerimônia Wiccaning para a criança de uma família de bruxos não compromete, portanto, a criança com nenhuma senda em particular, mesmo uma pertencente à Wicca. É similar a um batizado no sentido em que invoca a proteção divina para a criança e ritualmente afirma o amor e o cuidado com os quais a família e os amigos desejam cercar o recém-chegado. Difere de um batizado no fato de especificamente reconhecer que, à medida que a criança se transforma num adulto, decidirá, e realmente terá que decidir, sobre sua própria senda.
Wicca é, acima de tudo, uma RELIGIÃO NATURAL - de modo que pais-bruxos tentarão naturalmente comunicar a seus filhos a alegria e realização que sua religião lhes proporciona, a família toda partilhando inevitavelmente do modo de vida vinculado a essa religião. Partilhar é uma coisa, impor ou ditar é outra, e longe de assegurar a "salvação" de uma criança, pode muito bem retardá-la - isto se, tal como as feiticeiras, você encarar a salvação não como uma espécie de transação instantânea, mas como um desenvolvimento ao longo de muitas existências.
Compomos nosso ritual de Wiccaning dentro desse espírito e achamos que a maioria das bruxas e bruxos concordarão com tal postura.
Sabíamos que a idéia de ter padrinhos - amigos adultos que manterão um interesse pessoal no desenvolvimento da criança - era uma idéia justificadamente popular e sentimos que uma cerimônia de Wiccaning deveria adotá-la também. A princípio chamamos esses amigos adultos de "Patrocinadores", a fim de evitar uma confusão com respeito à prática cristã. Mas reconsiderando o assunto posteriormente, percebemos que "patrocinador" era uma palavra fria e que não havia motivo algum para que "padrinho" e "madrinha" (desde que god abarcasse goddess - Padrinho em inglês é GODfather e madrinha GODmother) não servissem a bruxas e bruxos tanto como servem os cristãos. Afinal de contas, consideradas as diferenças de crença (e Deus sabe quanto os cristãos diferem entre si), inclusive a diferença de postura que já mencionamos, a função é a mesma.
Os padrinhos não têm de ser eles mesmos necessariamente bruxos, o que cabe aos pais decidir. Mas precisam, ao menos, simpatizar com a intenção do ritual e tê-lo lido integralmente de antemão, para assegurar que possam fazer as necessárias promessas com toda sinceridade (o mesmo se aplica, afinal, a bruxos e bruxas convidados por amigos cristãos para serem padrinhos num batismo cristão).
Se a Grã Sacerdotisa e/ou o Grão Sacerdote se prestam eles próprios a serem padrinhos, farão as promessas um ao outro nos momentos apropriados, durante o ritual.

Preparação

Se os membros do coven normalmente atuarem despidos, a decisão se assim participarão do ritual ou se farão vestidos caberá aos pais da criança. Num caso ou noutro, a Grã Sacerdotisa usará símbolos da Lua, e o Grã Sacerdote símbolos do Sol. O círculo é marcado com flores e folhas verdes e o caldeirão colocado no centro, preenchido com as mesmas flores e folhas e talvez também de frutos. Coloca-se à disposição, no altar, óleo de consagração. Somente incenso leve deve ser usado - preferivelmente sob forma de bastão. Os presentes para a criança são postos ao lado do altar, bem como o alimento e as bebidas para uma pequena festa no círculo, depois do ritual. Os pais devem escolher antecipadamente um "nome oculto" para a criança (isto é, em grande parte, para o próprio benefício da criança; crescendo numa família de bruxos, ele ou ela quase certamente apreciará ter um nome de bruxo ou bruxa particular tal como têm mamãe e papai - e se não for o caso, poderá ser discretamente esquecido até que e a menos que seu detentor queira usá-lo novamente).

O Ritual Para Uma Menina

O Ritual de Abertura é realizado normalmente até o fim da invocação do "Grande Deus Cernunnos", exceto pelo fato de que todos, inclusive os pais e a criança, se colocam no círculo antes do traçado, sentados num semicírculo próximos do caldeirão e olhando para o altar - cedendo lugar à Grã Sacerdotisa, para que esta trace o círculo em torno deles. Somente a Grã Sacerdotisa e o Grão Sacerdote ficam em pé para conduzir o Ritual de Abertura.
Para reduzir movimento excessivo, que poderia amedrontar a criança, a Grã Sacerdotisa traça o círculo com seu athame, e não com a espada, e ninguém se move com ela, ou imita seus gestos quando ela invoca os Senhores das Atalaias. Ela e o Grão Sacerdote carregam os elementos em torno.
Após a invocação do Grande Cernunnos, a Grã Sacerdotisa e o Grão Sacerdote consagram o vinho. Não o experimentam, mas colocam o cálice no altar. O Grão Sacerdote, em seguida, posta-se diante do altar, encarando o caldeirão. A Grã Sacerdotisa fica pronta para entregar-lhe o óleo, o vinho e a água.

O Grão Sacerdote diz:

ESTAMOS REUNIDOS NESTE CÍRCULO PARA PEDIR A BENÇÃO DO PODEROSO DEUS E DA GENTIL DEUSA PARA .....(NOME DA MENINA), A FILHA DE .................. E .................., DE MODO QUE ELA POSSA CRESCER EM BELEZA E FORÇA, EM ALEGRIA E SABEDORIA. HÁ MUITAS SENDAS, E CADA UM TEM DE ENCONTRAR A SUA, E PORTANDO NÃO BUSCAMOS LIGAR ..........(NOME DA MENINA) À NENHUMA SENDA, ENQUANTO ELA É AINDA DEMASIADAMENTE JOVEM PARA ESCOLHER.

PREFERIMOS PEDIR AO DEUS E A DEUSA, QUE CONHECEM TODAS AS SENDAS E AOS QUAIS TODAS AS SENDAS CONDUZEM, PARA ABENÇOÁ-LA, PROTEGÊ-LA E PREPARÁ-LA AO LONGO DOS ANOS DE SUA INFÃNCIA, DE SORTE QUE, QUANDO FINALMENTE FOR VERDADEIRAMENTE ADULTA, SAIBA ELA SEM ALIMENTAR DÚVIDAS OU MEDO QUAL SUA SENDA E PASSE A TRILHÁ-LA COM CONTENTAMENTO.

....................., MÃE DE ............(NOME DA MENINA), ADIANTA-SE COM ELA PARA QUE POSSA SER ABENÇOADA.

O pai ajuda a mãe a se levantar e ambos levam a criança ao Grão Sacerdote, que a toma em seus braços. Ele pergunta:

....................., MÃE DE ............(NOME DA MENINA), POSSUI ESTA TUA CRIANÇA TAMBÉM UM NOME OCULTO?

A mãe responde:

SEU NOME OCULTO É .....................

O Grão Sacerdote, então, unta a criança na testa com óleo, fazendo a marca de um pentagrama e dizendo:

EU UNTO A TI, ............(DIZER O NOME COMUM), COM ÓLEO E TE DOU O NOME OCULTO DE .......................

Ele repete a ação com o vinho, dizendo:

EU UNTO A TI, .............(DIZER NOME OCULTO), COM VINHO EM NOME DO PODEROSO DEUS CERNUNNOS.

Repete a ação com a água dizendo:

EU UNTO A TI, ..............(DIZER NOME OCULTO), COM ÁGUA EM NOME DA GENTIL DEUSA ARADIA.

O Grão Sacerdote devolve a criança à sua mãe e, então conduz os pais e a criança a cada uma das atalaias, dizendo:

VÓS SENHORES DAS ATALAIAS LESTE (SUL, OESTE, NORTE), COM EFEITO APRESENTAMOS A VÓS .....................(NOME COMUM), CUJO NOME OCULTO É ........................(DIZER NOME OCULTO) E QUE FOI DEVIDAMENTE UNGIDA DENTRO DO CÍRCULO DE WICCA. ESCUTAI, PORTANTO, QUE ELA SE ACHA SOB A PROTEÇÃO DE CERNUNNOS E ARADIA.

O Grão Sacerdote e a Grã Sacerdotisa tomam seus lugares voltados para o altar, com os pais e a criança entre eles. Erguem seus braços e invocam cada um por sua vez:

Grão Sacerdote: PODEROSO CERNUNNOS, CONCEDE A ESTA CRIANÇA O DOM DA FORÇA;
Grã Sacerdotisa: GENTIL ARADIA, CONCEDE A ESTA CRIANÇA O DOM DA BELEZA
Grão Sacerdote: PODEROSO CERNUNNOS, CONCEDE A ESTA CRIANÇA O DOM DA SABEDORIA
Grã Sacerdotisa: GENTIL ARADIA, CONCEDE A ESTA CRIANÇA O DOM DO AMOR;
O Grão Sacerdote, a Grã Sacerdotisa e os pais se voltam para encarar o centro do círculo, e o Grão Sacerdote então pergunta:

HÁ DUAS PESSOAS NO CÍRCULO QUE SE APRESENTARIAM COMO PADRINHOS DE ......................?

OBS.: Se o sacerdote e a sacerdotisa estão se apresentando como padrinhos, ele perguntará, em lugar disso:

HÁ ALGUÉM NO CÍRCULO QUE SE APRESENTARÁ COMIGO, COMO PADRINHOS DE.................?

e a Sacerdotisa responderá: EU ME JUNTAREI A VÓS.

Em seguida eles olharão um para o outro e trocarão as perguntas e promessas.

Caso os padrinhos não sejam o Sacerdote e a Sacerdotisa, os padrinhos deverão se adiantar e ficar de pé, a madrinha encarando o Sacerdote e o padrinho encarando a Sacerdotisa.

O Sacerdote pergunta para a madrinha:

TU, ............... PROMETES SER UMA AMIGA DE ................... AO LONGO DE SUA INFÂNCIA, NO SENTIDO DE AJUDÁ-LA E GUIÁ-LA DA MANEIRA QUE ELA NECESSITAR; E DE ACORDO COM SEUS PAIS POR ELA ZELAR E AMÁ-LA COMO SE FOSSE DE TEU PRÓPRIO SANGUE ATÉ QUE, PELA GRAÇA DE CERNUNNOS E ARADIA, ELA ESTEJA PRONTA PARA ESCOLHER SUA PRÓPRIA SENDA?

A madrinha responde: EU,.............. ASSIM PROMETO.

A Grã Sacerdotisa pergunta ao padrinho:

TU, ............... PROMETES SER UM AMIGO DE ................... AO LONGO DE SUA INFÂNCIA, NO SENTIDO DE AJUDÁ-LA E GUIÁ-LA DA MANEIRA QUE ELA NECESSITAR; E DE ACORDO COM SEUS PAIS POR ELA ZELAR E AMÁ-LA COMO SE FOSSE DE TEU PRÓPRIO SANGUE ATÉ QUE, PELA GRAÇA DE CERNUNNOS E ARADIA, ELA ESTEJA PRONTA PARA ESCOLHER SUA PRÓPRIA SENDA?

O padrinho responde: EU, .............ASSIM PROMETO.

O Grão Sacerdote diz: O DEUS E A DEUSA A ABENÇOARAM; OS SENHORES DAS ATALAIAS A RECONHECERAM; NÓS SEUS AMIGOS LHE DEMOS AS BOAS VINDAS; PORTANTO, Ó CÍRCULO DAS ESTRELAS; BRILHA EM PAZ SOBRE ............... CUJO NOME OCULTO É.................. QUE ASSIM SEJA.

Todos dizem: QUE ASSIM SEJA!

O Grão Sacerdote diz: QUE TODOS SE SENTEM DENTRO DO CÍRCULO

Todos se sentam, exceto o sacerdote e a sacerdotisa, que experimentam e passam por todos o vinho já consagrado da maneira usual e então consagram e passam a todos os bolos da maneira usual.
A seguir, buscam os presentes, o alimento e as bebidas da festa e se sentam com os outros, daqui em diante passando-se para o informal.

O Ritual Para Um Menino

A diferença básica caso a criança seja um menino é que o Grão Sacerdote e a Grã Sacerdotisa trocam suas funções. Ela realiza o enunciado de abertura e executa a unção, o Grão Sacerdote lhe entrega o óleo, o vinho e a água. Ela representa a criança às atalaias. A invocação a Deusa e ao Deus por seus dons de força, beleza, sabedoria e amor, entretanto, é feita exatamente como a feita para a menina, e na mesma ordem. A Grã Sacerdotisa convoca os padrinhos para que se apresentem e toma a promessa do padrinho; o Sacerdote toma então a promessa da madrinha. A Grã Sacerdotisa pronuncia a bênção final.


RITUAL E PRÁTICA DA BRUXARIA

Muitos perguntam se é melhor ser uma Bruxa Solitária ou fazer parte de um Coven. Isso depende do temperamento de cada um. As duas coisas têm suas vantagens e problemas. Trabalhando sozinha, você tem liberdade e autonomia, sem depender da opinião do grupo. Por outro lado, dentro de um Coven, você pode encontrar amizades e pessoas com quem dividir suas idéias e dificuldades, pessoas mais experientes para lhe ensinar e muita alegria nos rituais. Cabe a você determinar sua forma de trabalho, pois a energia só flui num clima de muita alegria e descontração. O mais comum é encontrarmos pessoas que comemoram os Sabás em grupo, mas mantêm um trabalho independente como Bruxo Solitário. Para se trabalhar num Coven é preciso que haja total afinidade entre os membros. Todas as opiniões devem ser ouvidas para que se chegue a um consenso O Coven é formado por 13 pessoas, cada uma representando um mês do ano, pois, nas Sociedades Matrifocais, o ano segue o Calendário Lunar de 13 meses de 28 dias, mais um dia, no total 365 dias. Daí vem a expressão "Um Ano e um Dia", pois, quando é iniciada, a pessoa estuda durante esse período para, depois, confirmar seus votos. O Calendário de 13 Luas também era usado pelos Maias, e é o que se afina melhor com os Ciclos da Terra. Para um praticante de Bruxaria é muito importante se afinar com as fases da Lua. Rituais para novos começos são feitos na Lua Nova. Quando queremos crescimentos devemos trabalhar na Lua Crescente. A Lua Cheia é indicada para Rituais de prosperidade, fertilidade e trabalhos que exijam grande dose de energia. Se queremos nos livrar de energias negativas, doenças, etc, devemos trabalhar na Lua Minguante, que também é conhecida como LUA NEGRA. Esse conceito não tem nada a ver com o Mal, dizendo respeito ao lado obscuro da mente, que devemos conhecer, pois é a negação desse lado negro que muitas vezes se transforma em ódio e negatividade. Não é necessário que se tenha 13 pessoas no Coven, pois é melhor se trabalharem duas ou três pessoas afinadas do que uma multidão que não se entende! Um Coven problemático é uma grande dor-de-cabeça, e nenhuma energia positiva consegue fluir nessas condições. Ao atingir mais que 13 membros, algumas pessoas do Coven podem optar por formar seus próprios grupos interligados, dando origem ao que se chama de Clã. Dentro do Clã, todos os Covens mantêm a sua independência e trocam informações. Num Coven, todas as pessoas são iguais. Deve haver um equilíbrio entre as energias masculina e feminina para que haja harmonia em nossas vidas.

Algumas pessoas começam o círculo pelo Leste, mas eu prefiro a maneira Celta e sempre começo pelo Norte. Na Tradição Celta, o Norte é sagrado, pois é pelo Norte que o guerreiro entra no círculo do conhecimento, e foi pelo Norte da Terra que os Celtas vieram para a Europa. Uma forma de traçar o círculo é dizer: "Pelo Poder da Deusa e do Deus, pelos Guardiões dos Quatro Quadrantes, eu traço este Círculo Sagrado. Deste espaço nenhum Mal sairá, e nele nenhum Mal poderá entrar!" Se você quiser, pode para em cada Quadrante e convidar os Elementais para entrar no círculo. Antes de iniciarmos o ritual, o lugar em que será traçado o Círculo deve ser varrido com a Vassoura para eliminar qualquer negatividade. Mesmo assim, devemos evitar fazer rituais em locais negativos. Na maioria das vezes, o Círculo é traçado no sentido horário durante os Sabás e no sentido anti-horário para os Feitiços, em especial nos trabalhos para se banir energia negativas. Dentro do Círculo deve haver um símbolo em cada Quadrante representando os Quatro Elementos: Água, Sal ou qualquer objeto marinho para a Água a Oeste; uma vela ou enxofre para o Fogo ao Sul; um pouco de terra ou uma planta para a Terra ao Norte; e uma pena ou incenso para o Ar a Oeste. Esses elementos podem ser substituídos por velas na cor dos Quadrantes. Na Tradição Celta, as cores são: Negro para o Norte, representando a meia-noite; Vermelho para o Leste, representando o nascer do Sol; Branco para o Sul, representando o Sol do meio-dia; e Cinza, Azul ou Púrpura para o Oeste, representando o crepúsculo. Não é meu objetivo apresentar um Ritual para ser copiado, e sim dar uma base para que você crie os seus próprios rituais, de acordo com suas características e possibilidades. Antes de iniciar o Ritual, tudo já deve ter sido planejado com antecedência, e as funções de cada um já devem estar determinadas. Depois de traçado o Círculo, a sacerdotisa convida a Deusa para entrar no Círculo, e o Sacerdote faz o convite ao Deus. Esse ritual de evocação dos Deuses pode ser feito por outros membros do Coven se for o desejo da Sacerdotisa. Ela é a senhora do Coven, sendo sua atribuição determinar as funções de cada um, bem como dirigir um ritual e determinar seu andamento. Na falta de uma Sacerdotisa, essas atribuições vão para o sacerdote do Coven. Cabe também à sacerdotisa explicar o porquê do ritual e de tudo o que será feito para o Coven, naquela ocasião. Os rituais são feitos após o crepúsculo, seguindo a Roda do Ano. Caso se trate de um ritual para a realização de um Feitiço, é melhor seguir as tabelas de Horário Planetário, que são dadas no final do curso, mas sem se prender demasiadamente a eles, pois nem sempre se pode fazer o Ritual no dia e hora mais propícios. • O Coven pode fazer alguma visualização ou alguma atividade relacionada com o Sabá ou Feitiço a ser realizado. • Logo após, a Sacerdotisa e o Sacerdote realizam a Consagração do Vinho. A Sacerdotisa segura o Cálice com ambas as mãos e diz: "- Este é o Útero da Grande Mãe. Dele todas as coisas do Universo foram criadas." • Então, o Sacerdote segura o Athame com as duas mãos e introduz a ponta no Cálice, tocando levemente o vinho, enquanto diz: "- Este é o Falo Divino. Este é o Poder da Fertilidade." • A Sacerdotisa diz: "- A União da Deusa e do Deus foi feita. Toda a vida foi criada. Abençoado seja o Amor dos Deuses!" • Todo o Coven responde: "- Abençoado seja!" • O Sacerdote retira o Athame do Cálice, beija a lâmina e recoloca no Altar. • A Sacerdotisa derrama um pouco de vinho no Caldeirão (ou no chão, se o ritual for ao ar livre). Isto é chamado Libação, e representa uma oferenda aos Deuses. Depois, ela bebe um gole de vinho, dá o Cálice ao Sacerdote, que, após beber, passa aos outros membros do Coven. O último a beber devolve o Cálice à Sacerdotisa, que deve recolocá-lo no Altar. As funções do Sacerdote e da Sacerdotisa podem mudar durante a Consagração, mas, nesse caso, se o Sacerdote segura o Cálice, ele deve se ajoelhar diante da Sacerdotisa. • Todos os membros devem beber vinho e comer um pedaço de pão, quando o ritual exigir que ele seja compartilhado. Nesse caso, o primeiro pedaço também deve ser jogado no caldeirão como oferenda. • Depois da Consagração, os membros podem queimar suas oferendas e pedidos no Caldeirão. • Nessa hora, todos devem dar as mãos e girar ao redor do fogo, para criar o Cone do Poder. Esse é o nome da Grande Massa de energia criada durante o Ritual. Ela circula pelos corpos energéticos de todos os membros do Coven e se junta num ponto acima do Círculo. Essa concentração de energia recebeu esse nome porque os videntes dizem enxergá-la em forma de cone, de onde vieram as representações de Bruxas e Magos usando chapéus pontudos. Muitos dizem que essa forma auxilia a captação de poder, como acontece nas pirâmides. Se você quiser testar é só fazer uns chapéus em forma de cone para o seu grupo. Se não ajudar em nada, pelo menos é bem divertido! • Cabe à sacerdotisa perceber quando o nível de energia atingiu um nível satisfatório. Então, ela ergue os braços e todos imitam o seu movimento, lançando o Cone em direção ao Universo, para que seus objetivos sejam realizados. • Depois de enviado o Cone, todos devem entrar numa fase de relaxamento, onde se pode dançar, ler poesias ou simplesmente partir para os Bolos e Vinho. Esse compartilhar de alimentos é uma das partes mais importantes do Ritual, pois é através da sua Alegria que você faz a verdadeira Comunhão com os Deuses. • O Ritual não deve ter muitas formas rígidas. cada um deve criar a sua própria forma de chamar os Deuses. Não se desespere caso você gagueje ou esqueça aquele belo ritual decorado. Dê umas boas risada e vá em frente! • Se você não tem senso de humor, esqueça a Wicca, pois você nunca será uma Bruxa! • Isto não quer dizer que você possa entrar no Círculo para fazer palhaçadas, sem nenhum respeito aos Deuses. A Bruxaria tem seus momentos de descontração e seriedade. Cabe a você saber diferenciar as situações. • Quando o grupo decidir terminar o Ritual, as pessoas que evocaram os Deuses devem agradecê-los e se despedir. A mesma pessoa que traçou o círculo deve abri-lo, fazendo o traçado no sentido oposto ao que foi traçado, e também deve se despedir de todas as entidades que foram convidadas e agradecer sua ajuda, dizendo: "- Pelo Amor do Deus e da Deusa, pelos Guardiões dos Quatro Quadrantes, eu abro este Círculo Sagrado. Ele está Aberto, mas não Quebrado. Que ele seja enviado ao Universo." • Feliz encontro, feliz partida, feliz encontro novamente. Que assim seja, para o Bem de Todos!

É muito importante a criatividade nos Rituais. Eles não devem ser interrompidos, e, salvo em caso de necessidade, nenhum membro deve sair do Círculo até o final. Se isso tiver que ser feito, deve-se pular a Vassoura para não quebrá-lo, pois, se isso ocorrer, todo o Ritual de Abertura terá que ser feito novamente. Quem tiver algum problema de saúde não deve participar dos Rituais. Se alguma pessoa se sentir mal, deve sair imediatamente do Círculo. Grávidas, pessoas idosas ou muito jovens devem ter cuidados especiais. Pode-se iniciar as pessoas no Coven a partir dos 13 anos, ou, no caso das meninas, após a primeira menstruação. Não é comum crianças pequenas nos Rituais, mas elas podem participar de alguns Rituais em família. Para os que têm filhos, é aconselhável que se criem Rituais leves para que as crianças conheçam os Deuses e desenvolvam seu Amor pela Natureza. Um exemplo seria criar um Ritual simples para que as crianças consagrassem um jardim ou pedissem aos Deuses proteção para seus bichinhos de estimação. A Bruxa Solitária deve seguir os mesmos passos dados acima, com a diferença de que ela mesma consagrará o Vinho e dançará em volta do Caldeirão para formar o Cone do Poder. Não se preocupe, pois você, desde que tenha a necessária concentração, poderá formar um Cone do Poder tão bom quanto um grupo de várias pessoas, especialmente se elas não estiverem em sintonia. No final do curso é dado o Ritual de Auto-Iniciação, que serve de base para a criação pessoal. se a pessoa estiver sendo iniciada num Coven, ela deve ser trazida para dentro do Círculo e iniciada pela Sacerdotisa ou Sacerdote. fará os mesmos votos dados na Auto-Iniciação, e prometerá nunca revelar os nomes mágicos de seus companheiros do Coven. Em muitos Covens, a pessoa é apresentada aos Quatro Quadrantes, enquanto a Sacerdotisa desenha com o dedo um Pentagrama em sua testa e em seu coração. Então, a pessoa revela seu Nome Mágico para o Coven e recebe seu Athame, seu Pentagrama e outros símbolos do Coven. Cada grupo deve criar seu próprio Ritual de Iniciação, mas procurando evitar coisas como vendar os olhos, amarrar ou encostar o Punhal no peito das pessoas, pois eu, por experiência própria, sei que isso é bastante desagradável. O Ritual de Iniciação é uma ocasião festiva e não um trote de faculdade! Depois de Iniciada, a pessoa passará por um período de Um Ano e Um Dia de estudos para depois confirmar seus votos. Se, em algum momento, ela decidir deixar o Coven, poderá fazê-lo sem sofrer pressões, ameaças ou maldições. O Coven não poderá fazer com que ninguém jure coisas absurdas nem interferir na vida particular de seus membros! Isto não cabe dentro da Wicca, e só pessoas desequilibradas agem dessa forma! Todas as pendências devem ser resolvidas durante os Esbas, de maneira amigável, e nunca durante os Rituais. Toda Bruxa deve ter a sua vida solitária fora do Coven, sendo que este não deve se responsabilizar ou intrometer nessas atividades. O Coven não pode exigir dinheiro para que as pessoas sejam iniciadas ou assistam aos rituais, mas é lícito que os membros contribuam para a manutenção do grupo e cobrem por serviços como cursos, palestras, atendimento através de oráculos, etc., visto que o grupo sempre precisará de fundos para se manter, funcionando como uma cooperativa.

Todo Ritual que não seja de adoração, isto é, que seja feito para se alcançar um propósito ou realizar algum desejo é chamado Feitiço ou Encantamento, sendo uma das partes mais procuradas da aprendizagem. Em seguida, ensinarei alguns.

Quase todos os desejos e problemas humanos encontram soluções nos feitiços. Dentro da Wicca não se faz Magia Negra, pois acreditamos que tudo o que fizermos voltará para nós multiplicado por três! A Magia Negra não é só aquela em que se deseja o Mal para outras pessoas, ou Rituais com o uso de Sangue e Sacrifícios. Magia Negra também pode ser interferir no Livre Arbítrio de outras pessoas. Isto acontece muito em Feitiços de Amor, pois várias pessoas me pedem para se casar com determinada mulher, ou para o marido voltar, ou fazer a filha largar daquele namorado esquisito! Me parece que essas pessoas não têm a menor preocupação com a vontade alheia. Para a tristeza das "mães bem-intencionadas", suas filhas têm o direito de escolher os seus relacionamentos e de dar cabeçadas na vida, pois, talvez, ela necessite até carmicamente dessa experiência para evoluir como ser humano. Além do mais, temos o péssimo costume de julgar os outros pelas aparências, e, muitas vezes, somos vítimas dos nossos preconceitos e cometemos grandes injustiças! É muito melhor fazer um Ritual de Proteção para que os Deuses orientem seus filhos no caminho certo, e deixar que eles vivam suas vidas com o mínimo de interferência. Quanto aos Rituais de Amor, nunca devemos forças uma pessoa a nos amar, e muito menos a casar conosco! Não podemos prever o futuro, e o casamento de nossos sonhos pode se tornar um grande pesadelo! Muitas pessoas se casam através desses Rituais de AMARRAÇÃO, para verem, depois de algum tempo, aquela paixão forçada se transformar em puro ÓDIO, quando tudo não termina em tragédia!

• Correto seria pedir aos Deuses para que lhe mostrassem a pessoa certa para lhe fazer feliz e também ser feliz ao seu lado, pois, muitas pessoas que me pedem Feitiços de Amor raramente parecem se preocupar com a felicidade do outro! Agora, se você tem certeza de que alguém te ama, e existem obstáculos ao seu bom relacionamento, um feitiço pode ser feito para afastar esses obstáculos, que podem ser pessoas fofoqueiras, preconceitos, uma família intransigente, etc.

• Sempre que terminar um Feitiço, diga: "QUE SEJA PARA O BEM DE TODOS!" Confie na sabedoria dos Deuses, pois a visão deles é muito mais ampla que a nossa!

• Wicca é uma Tradição Lunar, assim, todos os rituais devem ser feitos após o Sol se pôr, a não ser que seja absolutamente impossível. Como foi dado anteriormente, cada fase da Lua tem o seu significado. Eu gosto muito de fazer quase todos os meus Feitiços na Lua Cheia. Só os Feitiços de Banimento são feitos na Lua Minguante. Em muitas tradições mágicas, a mulher é desaconselhada a trabalhar quando estiver menstruada. Na Wicca, essa é a fase de maior poder, especialmente quando coincidir com a Lua do Feitiço.

Existem vários Feitiços de acordo com a Energia utilizada:

Energia Natural - É a Energia dos elementos da Natureza, como Ervas, Cristais, Componentes animais e também o uso das linhas de força do Planeta, conhecidas como Forças Telúrica.

Energia Elemental - É aquela em que a Bruxa pede ajuda a seres ligados aos Quatro Elementos (Água, Fogo, Terra e Ar), isto é, trabalha com os Gnomos, Fadas, Salamandras, Silfos, Dragões e outros seres do mundo Astral.

Energia Planetária - Como o próprio nome diz, é o trabalho com as Energias dos Planetas. As Bruxas, de um modo especial, trabalham com a chamada Energia Lunar, pois a Lua é um refletor não só da Energia Solar como da Energia de todos os Planetas do nosso sistema.

Energia Divina - É quando a Bruxa trabalha diretamente com os Deuses, evocando seu poder para o trabalho mágico.

Energia Pessoal - É aquela gerada interiormente, ou seja, da própria fonte de Energia interna da Bruxa. Essa Energia é chamada Kundalini no Oriente, e nada mais é do que a energia Sexual do ser humano, que, na verdade, é a nossa maior fonte de Poder Pessoal.

Para resumir, quando a Bruxa ergue o Cone do Poder, ela está gerando seu próprio Poder Pessoal, através da Energia Sexual, ou está drenando Energia de alguma das fontes citadas acima. O mais comum é utilizarmos várias dessas fontes durante um Feitiço. Por exemplo, podemos utilizar a Energia das Plantas e água energizadas pela Lua, carregarmos com nossa Energia Mental, e ainda chamar os Elementais e os Deuses para nos ajudar! Quando trabalhar com os Deuses, nunca misture Panteões! Na Dúvida, use os termos Deusa e Deus, pois todas as deusas são uma só Deusa, e todos os deuses são o mesmo Deus! Nunca trabalhe após as refeições, e, no dia dos Feitiços, procure não comer carne ou ingerir bebidas alcoólicas. Evite qualquer tipo de droga ou calmante, e tome somente os remédios estritamente necessários! Nunca faça um Feitiço quando estiver doente ou esgotada fisicamente, a não ser numa emergência! Um Ritual pode consumir muito mais Energia do que uma aula de aeróbica, ou uma partida de futebol! Portanto, não seja como certas pessoas muito Espiritualistas, que descuidam do corpo e depois querem ser Bruxas! Prefira alimentos naturais, tome vitaminas e pratique algum esporte! Aulas de Artes Marciais são ótimas! Se não for possível, pelo menos faça caminhadas, de preferência numa praia ou parque, onde tenha muito verde! Nunca esqueça de traçar o círculo quando for realizar um Feitiço. Eu costumo sempre chamar os Deuses e Elementais adequados para me auxiliar. Sempre eu tomo um banho antes do Ritual e procuro determinar exatamente o que será feito, para que não haja dúvidas durante a execução. Se você tiver um Animal Guardião, pode chamá-lo para ficar em sua companhia durante o Feitiço (o Ritual para se encontrar o Animal Guardião será dado mais adiante). Você deve montar o altar com as velas do Deus e da Deusa, colocar pelo menos algum símbolo para os Quatro Elementos, um incenso apropriado, ervas e outros materiais. As ervas devem ser queimadas dentro do Caldeirão. O Fogo deverá ser o foco da sua concentração. Gire em torno dele para criar o Cone do Poder, como já foi explicado. O sucesso de um Feitiço depende muito mais da sua concentração que dos materiais utilizados. A Força da Emoção e da Vontade é essencial para que se consiga bons resultados. Você pode criar um mantra, que será repetido enquanto você gira ao redor do Caldeirão. Esse mantra pode ser uma palavra que tenha a ver com o Feitiço, uma canção ou rima criada de acordo com o seu desejo. É comum as Bruxas fazerem versos que são recitados durante o Feitiço. Por exemplo:

"Forças da Terra e do Fogo, Forças da Água e do Vento, Protejam eternamente O Amor do meu pensamento."

Á primeira vista, isso pode parecer meio bobo, mas é uma poderosa forma de alterar a sua consciência. Para se fazer um Feitiço é importante que se tenha quatro itens: DESEJO, CONCENTRAÇÃO, VISUALIZAÇÃO E EXPECTATIVA! É preciso ter um forte DESEJO, pois um Feitiço depende muito da carga emocional que você conseguir projetar nele. Você precisa saber exatamente o que você quer e permanecer firme a essa idéia! Também é necessária uma boa dose de CONCENTRAÇÃO para que não se desvie do seu objetivo e possa manter uma imagem fixa do seu desejo durante o Ritual. Para que um desejo atinja os níveis mais profundos de nossa mente é necessário que ele seja expresso em imagens, pois o Inconsciente trabalha através de símbolos e não de palavras. É importante que você consiga fazer uma VISUALIZAÇÃO do seu desejo realizado, num quadro o mais perfeito possível! No começo, pode parecer difícil, mas seria bom fazer alguns elementos de Visualização. Um exercício simples é olhar para um objeto, fechar os olhos e tentar revê-lo novamente com o máximo de detalhes. OU simplesmente tentar criar cenas mentais, o mais exatas possíveis. Mas a boa visualização não significa apenas ver um objeto! Se você está imaginando uma fruta, por exemplo, o certo é você imaginar seu gosto, cheiro, textura, etc. A boa Visualização leva em conta todos os sentidos! Finalmente, você precisa de uma EXPECTATIVA favorável, isto é, você tem de acreditar realmente que seu Feitiço vai funcionar! Muitas vezes, essa é a parte mais difícil, pois seria preciso manter o espírito confiante de uma criança, mas as pessoas, com o passar do tempo, aprendem a duvidar, especialmente se o Feitiço demora um pouco para acontecer! Tudo no Universo tem seu tempo certo, e às vezes temos que ter paciência e esperar o momento favorável. Muitos feitiços que eu fiz no começo de meu trabalho com Feitiçaria não se realizaram por esse motivo! No final do curso existe uma Tabela de Correspondências para facilitar o seu trabalho, mas é preciso que você pesquise novos materiais, estude plantas medicinais (especialmente as da sua região) e crie novos Feitiços de acordo com a sua personalidade. A Wicca é uma aprendização constante, um eterno exercício de criatividade! Nos meus Feitiços eu costumo usar um Condensador Psíquico, isto é, uma substância que ajuda a concentrar energias. Um dos melhores condensadores é o sangue, mas como ele não é utilizado na Wicca eu vou ensinar um substituto perfeito. Trata-se da Camomila. Faça um chá bem forte com essa erva, coe, deixe esfriar, e, durante o feitiço, deixe cair algumas gotas no material utilizado. A concentração de energias será muito mais rápida e fácil. Sempre que encerrar um Feitiço, diga: "Que o meu desejo se realize, para o BEM DE TODOS!" Isso evitará resultados desagradáveis. Por último, é preciso ter paciência e até aprender com os próprios erros, pois, quando se está engatinhando no mundo da Bruxaria, nem tudo corre exatamente como desejamos. Muitas vezes, um Feitiço falha porque você não estava num dia propício, ou precisa um pouco mais de concentração. Isso tudo vem com o tempo. Muito mais importante é que você consiga se harmonizar com as forças da Natureza. Se liberte de muitos preconceitos e encontre o caminho da Alegria. Que este curso possa se tornar uma pequena semente, o ponto de partida para sua evolução. Um dia, nos encontraremos, e, nesse dia, espero que vocês tenham muito a me ensinar. Que os Deuses estejam em todos os seus caminhos. Que possam encontrar dentro de vocês tudo o que eu não pude ensinar, pois o coração é o melhor professor. Assim seja!

Rituais e Celebrações

A cena está se tornando cada vez mais comum: um grupo se reúne, geralmente em noites de luar, em meio a uma floresta ou em uma colina isolada. Às vezes trajando túnicas e máscaras, outras inteiramente nus, os participantes iniciam uma cerimônia com cantos e danças, um ritual que certamente pareceria esquisito e misterioso para um observador casual, embora seja um comportamento indiscutivelmente religioso. Assim os bruxos praticam sua fé.
Como os adeptos de religiões mais convencionais, os iniciados em feitiçaria, ou Wicca, usam rituais para vincular-se espiritualmente entre si e a suas divindades. Os ritos da Wicca diferem de uma seita para outra. Vários rituais da Comunidade do Espirito da Terra, uma vasta rede de feiticeiros e pagãos da região de Boston, nos Estados Unidos, estão representados nas próximas páginas. Algumas cerimônias são periódicas, marcando as fases da lua ou a mudança de estações. Outras, tais como a iniciação, casamentos ou pactos, só ocorrem quando há necessidade.
E há também aquelas cerimônias que, como a consagração do vinho com um athame, a faca ritualística, fazem parte de todos os encontros. Seja qual for seu propósito, a maioria dos rituais Wicca - especialmente quando celebrados nos locais eleitos eternamente pelos bruxos - evoca um estado de espírito onírico que atravessa os tempos, remontando a uma era mais romãntica.

Elevar o Cone do Poder

"A magia", diz o sumo sacerdote Arthen, "está se unindo às forças psíquicas para promover mudanças." Parte do treinamento de um feiticeiro, ele observa, é aprender a usar a energia psíquica e uma técnica primária com esse objetivo, um ritual praticado em quase todos os encontros é o de elevação do cone do poder. Como a maioria das atividades, isso acontece no centro de um circulo mágico. "Especialmente no caso deste ritual", diz Arthen, "o circulo mágico é visualizado não apenas como um circulo, mas como um domo, uma bolha de energia psiquica - uma maneira de conter o poder antes de começar a usá-Ia."
Ao tentar gerar energia para formar o cone do poder, os bruxos recorrem à dança, à meditação e aos cànticos. Para "moldar" o poder que afirmam produzir, reúnem-se em torno do circulo mágico, estiram os braços em direção à terra e gradualmente os levantam em direção a um ponto focal acima do centro do circulo. Quando o lider da assembléia sente que a energia atingiu seu ápice, ordena aos membros: "Enviem-na agora!" Então, todos visualizam aquela energia assumindo a forma de um cone que deixa o círculo e viaja até um destino previamente determinado.
O alvo do cone pode ser alguém doente ou outro membro do grupo que necessite de assistência em seu trabalho mágico. Mas seu destino também pode estar menos delimitado. Como a prática da feitiçaria está profundamente vinculada à natureza, o cone do poder pode ser enviado, diz Arthen, "para ajudar a superar as crises ambientais que atravessamos".

RITUAIS

PREPARAÇÃO

Ao iniciar um ritual, algumas pessoas começam o círculo pelo leste, outras preferem a maneira Celta e começam pelo norte. Na Tradição Celta, o norte é sagrado, pois é pelo norte que o guerreiro entra no círculo do conhecimento, e foi pelo norte da terra que os celtas vieram para a Europa. Uma forma de traçar o círculo é dizer: PELO PODER DA DEUSA E DO DEUS, PELOS GUARDIÕES DOS QUATRO QUADRANTES, EU TRAÇO ESTE CÍRCULO SAGRADO. DESTE ESPAÇO NENHUM MAL SAIRÁ, E NELE NENHUM MAL PODERÁ ENTRAR. Pode-se parar em cada quadrante e convidar os Elementais para entrarem no círculo. Antes do ritual ser iniciado, o lugar em que é traçado o círculo deve ser varrido com a vassoura para eliminar qualquer negatividade. Mesmo assim, deve-se evitar realizar qualquer ritual em locais negativos. Na maioria das vezes, o círculo é traçado no sentido horário durante os Sabbats e no sentido anti-horário para os Feitiços, em especial nos trabalhos para banir energias negativas. Dentro do círculo deve haver um símbolo em cada quadrante representando os quatro elementos: água, sal ou qualquer objeto marinho para a água a oeste; uma vela ou enxofre para o Fogo ao sul; um pouco de terra ou uma planta para a Terra ao norte; e uma pena ou incenso para o Ar ao leste. Esses elementos podem ser substituídos por velas na cor dos quadrantes. Na Tradição Celta, as cores são: negro para o norte, representando a meia noite; vermelho para o leste, representando o nascer do sol; branco para o sul, representando o sol do meio dia; e cinza, azul ou púrpura para o oeste, representando o crepúsculo.
Antes de iniciar o ritual, tudo já deve ter sido planejado com antecedência, e as funções de cada um já devem estar determinadas. Terminado o ritual, a mesma pessoa que traçou o círculo deve abri-lo, fazendo o traçado no sentido oposto ao da abertura, e também deve se despedir das entidades que foram convidadas e agradecer a sua ajuda, dizendo: PELO AMOR DO DEUS E DA DEUSA, PELOS GUARDIÕES DOS QUATRO QUADRANTES, EU ABRO ESTE CÍRCULO SAGRADO. ELE ESTÁ ABERTO, MAS NÃO QUEBRADO. QUE ELE SEJA ENVIADO AO UNIVERSO. QUE ASSIM SEJA PARA O BEM DE TODOS.
É muito importante a criatividade nos rituais. Eles não devem ser interrompidos e, salvo em caso de necessidade, nenhum membro deve sair do círculo até o final. Se isso tiver que ser feito, deve-se pular a vassoura para não quebrá-lo, pois, se isso ocorrer, todo o Ritual de Abertura terá que ser feito novamente. Se alguma pessoa se sentir mal, deve sair imediatamente do círculo. Grávidas, pessoas idosas ou muito jovens devem ter cuidados especiais. Pode-se iniciar as pessoas no Coven a partir dos 13 anos, ou, no caso das meninas, após a primeira menstruação. Não é comum crianças pequenas nos rituais, mas elas podem participar de alguns rituais em família. Para os que têm filhos, é aconselhável que se criem rituais leves para que as crianças conheçam os Deuses e desenvolvam seu amor pela natureza. Um exemplo seria criar um ritual simples para que as crianças consagrassem um jardim ou pedissem aos Deuses proteção para seus bichinhos de estimação.
Todo ritual que não seja de adoração, isto é, que seja feito para se alcançar um propósito ou realizar algum desejo, é chamado de Feitiço ou Encantamento. Quase todos os desejos e problemas humanos encontram soluções nos feitiços. Dentro da Wicca não se faz o que chamam de Magia Negra, pois acreditamos que tudo o que fizermos voltará para nós multiplicado por três. A Magia Negra não é só aquela em que se deseja o mal para outras pessoas, ou rituais com o uso de sangue ou sacrifícios. Magia Negra também pode ser interferir no Livre Arbítrio de outras pessoas. Isso acontece muito em feitiços de amor, pois várias pessoas desejam se casar com determinada mulher, ou que o marido volte, ou que a filha deixe aquele namorado. Essas pessoas não parecem ter a menor preocupação com a vontade alheia. Para a tristeza das "mães bem-intencionadas", suas filhas têm o direito de escolher os seus relacionamentos e de dar cabeçadas na vida, pois, talvez, ela necessite até carmicamente dessa experiência para evoluir como ser humano. Além do mais, as pessoas têm o péssimo costume de julgar os outros pelas aparências e, muitas vezes, são vítimas de seus preconceitos e cometem grandes injustiças. é muito melhor fazer um ritual de proteção para que os Deuses orientem seus filhos no caminho certo, e deixar que eles vivam suas vidas com o mínimo de interferência. Quanto aos rituais de amor, uma pessoa nunca deve forçar outra a amá-la, e muito menos a casar com ela. O casamento de nossos sonhos pode se tornar um grande pesadelo. Muitas pessoas se casam através desses rituais de "amarração", para verem, depois de algum tempo, aquela paixão forçada se transformar em puro ódio. Correto seria pedir aos Deuses para que lhe mostrassem a pessoa certa para lhe fazer feliz e também ser feliz a seu lado, pois as pessoas que querem fazer feitiços de amor raramente parecem se preocupar com a felicidade do outro. Mas se a pessoa tem certeza de que é amada, e existem obstáculos ao bom relacionamento, um feitiço pode ser feito para afastar esses obstáculos. Sempre que terminar um feitiço, diga: QUE SEJA PARA O BEM DE TODOS. Confie na sabedoria dos Deuses, pois a visão deles é muito mais ampla que a nossa.
Antes do ritual deve-se determinar exatamente o que será feito, para que não haja dúvidas durante a execução. Se tiver um Animal Guardião, poderá chamá-lo para ficar em sua companhia durante o feitiço. Para se fazer um feitiço, é importante que se tenha: desejo, concentração, visualização e expectativa. é preciso ter um forte desejo, pois um feitiço depende muito da carga emocional que você conseguir projetar nele. é preciso saber exatamente o que se quer e permenecer firme nessa idéia. Também é necessária uma boa dose de concentração para que não se desvie do objetivo e seja possível manter uma imagem fixa do seu desejo durante o ritual. Para que um desejo atinja os níveis mais profundos de nossa mente é necessário que ele seja expresso em imagens, pois o inconsciente trabalha através de símbolos e não de palavras. é importante que se consiga fazer uma visualização do desejo realizado, num quadro o mais perfeito possível. No começo pode parecer difícil, mas seria bom fazer alguns exercícios de visualização, como olhar para um objeto, fechar os olhos e tentar vê-lo novamente com o máximo de detalhes. Ou simplesmente tentar criar cenas mentais, o mais exatas possível. Mas a boa visualização não significa apenas ver o objeto. Se imagina-se uma fruta, o certo é imaginar seu gosto, cheiro, textura etc. A boa visualização leva em conta todos os sentidos. Finalmente, é preciso ter uma expectativa favorável, isto é, é preciso acreditar realmente que o feitiço vai funcionar. Muitas vezes essa é a parte mais difícil, pois seria preciso manter o espírito confiante de uma criança, mas as pessoas, com o passar do tempo, aprender a duvidar, especialmente se o feitiço demora um pouco para acontecer. Tudo no Universo tem seu tempo certo, e às vezes é preciso ter paciência e esperar o momento favorável.
Em muitos feitiços pode ser necessário usar um Condensador Psíquico, isto é, uma substância que ajuda a concentrar energias. Um ótimo condensador é a camomila. Deve ser feito um chá bem forte, que deve ser coado e esfriado. Durante o feitiço deve-se deixar cair algumas gotas no material utilizado. A concentração de energia será muito mais rápida e fácil. Por último, é preciso ter paciência e aprender com os próprios erros, pois, quando se está começando no mundo da Bruxaria, nem tudo ocorre como desejado.

CIRCULO MAGICO

Antes da perseguição aos Pagãos ocorrida na Inquisição, todos os rituais sagrados da Bruxaria eram realizados na Natureza, a morada sagrada dos Deuses, geralmente no interior de Círculos de pedras, semelhantes a Stonehenge, erigidas ao longo de linhas de poder existentes sobre a Terra, lugares estes de grande magnetismo e força.
Porém, quando começou a perseguição à Bruxaria, esses locais foram destruídos pela religião conquistadora, e nossos ancestrais foram obrigados a praticar seus rituais em suas casas, longe de olhos estranhos. Foi a partir daí que o Círculo Mágico passou a ser utilizado nos rituais da Bruxaria.
Traçar um Círculo Mágico precede qualquer ritual Wiccano. É uma forma simples de sacralizar* a área que será utilizada de forma que esta se torne condigna aos Deuses e energias invocados no decorrer de um ritual. Ele é traçado no início de cada cerimônia e destraçado no final dela.
Traçar um Círculo Mágico significa estabelecer uma ponte entre o mundo físico e o mundo dos Deuses, entre o visível e o invisível. No interior de um Círculo Mágico devidamente sacralizado, estamos além do tempo e do espaço. Ele é uma esfera de energia capaz de estabelecer uma conexão entre o nosso mundo e outros planos.
O Círculo Mágico marca o início de um ritual. Geralmente ele é traçado quando percorremos a área ritual por três vezes consecutivas, com nosso Athame ou Bastão. Em seguida os elementos da Natureza são convidados a partilhar do ritual, bem como a Deusa e o Deus.
O Círculo é tido como o melhor meio de preservar e conter a energia criada durante um ritual, por isso é imprescindível em qualquer prática ritualística.

* Em geral os wiccanos consideram que a Terra já é sagrada, pois a Deusa está presente em tudo, não havendo portanto essa nessecidade de "sacralizar" o lugar onde for realizar o ritual. Sob esse ponto de vista, o Círculo Mágico é usado para concentrar a energia durante o ritual, e para impedir possíveis interferências de outras energias no andamento do mesmo.

Magia

Magia, talvez seja o único ou principal motivo pelo grande interesse que as pessoas possuem em conhecer a Bruxaria, o Paganismo, e as diferentes correntes ocultistas. A Wicca é uma religião que utiliza a magia no seu dia-a-dia e em todas as suas celebrações, mas o seu uso é diferenciado, o objetivo é religioso e não puramente físico.
Um bom Bruxo precisa conhecer as diferentes formas de manipulação e emanação energéticas, e precisa ser capaz de controlar todas as influências geradas pelas energias do ambiente e aquelas que são enviadas a ele. Apesar de muitas religiões serem contrárias ao que chamam de Magia, são poucas aquelas que realmente compreendem ou permitem que seus membros compreendam o que a Magia realmente é; Energia.
Todas as religiões têm rituais, com símbolos (Pentagrama, Cruz), itens mágicos (Velas), instrumentos (cálices), evocações (pedir bênçãos), orações, cantos. Tudo isso é Magia, é uma forma de liberar, absorver e direcionar energia (vontade) para um determinado fim. Nossos rituais funcionam dessa forma, e a única “coisa extra” que possuímos são os feitiços, que nada mais são do que métodos de direcionar energias para favorecer o acontecimento de um determinado objetivo.
Como a Magia é energia, nós Wiccanos compreendemos que NÃO existe Magia Negra ou Magia Branca, pois a mesma energia que você utiliza para fazer algo bom e construtivo é a que você utiliza para fazer algo ruim e destrutivo, tudo depende da Intenção e da forma como é analisada a ação gerada. “A mesma água que tira a cede, pode matar afogado”.
Para compreender nossos rituais é obrigatório estudar onde, como e porque eles são feitos, então disponibilizamos explicações separadas sobre cada coisa necessária para executar um ritual e qualquer atividade mágicka. Se você realmente possui interesse em ser Wiccaniano recomendamos que estude bastante sobre o Círculo Mágicko e sobre o Altar, esses são os dois pontos principais que definem um bom funcionamento de qualquer atividade magicko-religiosa dentro da Wicca.

Altar
O altar com quatro elementos:

- incenso para o ar;
- vela para o fogo;
- água para o elemento água;
- e pedra para a terra.
É uma ótima prática para sintonizar-se harmoniosamente com as forças e espíritos da Natureza, sendo um dos ritos mais básicos em toda Magia.

Montando seu Altar

Sempre que possível, uma bruxa deve ter seu Altar, que deverá ser seu ponto de ligação com os Deuses. Não precisa ser nada complicado ou luxuoso. Tradicionalmente, ele deve ficar ao Norte. Uma vela preta é colocada a Oeste simbolizando a Deusa, e uma vela branca a Leste para o Deus. No Altar deve estar o Cálice e o Athame, o Pentagrama, a Varinha e outros objetos utilizados nos rituais. Também é comum se colocarem símbolos para os Quatro Elementos, como uma pena para o Ar, uma planta para a Terra, uma vela vermelha ou enxofre para o Fogo, e, logicamente, água para esse mesmo elemento. Muitas pessoas colocam um símbolo para a Deusa e o Deus, como uma concha e um chifre, ou mesmo estátuas e gravuras dos Deuses. Deve ser criativo, pois o Altar é o um espaço pessoal, onde deve ser colocado amor. Se, por algum motivo, não for possível montar um Altar, pode ser um espaço na sua imaginação, pois o verdadeiro Templo está dentro de você, ou vá para a Natureza e faça dela o mais lindo de todos os santuários.

Círculo Mágico

Existem várias maneiras de se traçar um Círculo, você pode usar uma das mais simples:

1. Pegue a Varinha Mágica ou o Athame e vá até o Norte.
2. Visualize um raio, tipo um laser, saindo da ponta do seu objeto escolhido.
3. Dê uma volta, devagar, no sentido horário, até chegar novamente ao Norte.
4. Então diga:
- "Pelo poder da Deusa e do Deus, eu traço este Círculo Sagrado.
Deste espaço nenhum mal sairá, e nele nenhum mal poderá entrar"!

Depois de traçar o Círculo, você deve invocar os Guardiões dos quatro Quadrantes, acendendo uma vela...

Vermelha
Quadrante: Leste;
Representa: Nascer do Sol;
Elemento: AR;
Branca
Quadrante: Sul;
Representa: O Sol do meio-dia;
Elemento: FOGO;
Azul
Quadrante: Oeste;
Representa: O Crepúsculo;
Elemento: ÁGUA;
Preta
Quadrante: Norte;
Representa: A meia-noite;
Elemento: TERRA;

Agora se deve invocar a Deusa e o Deus, vá até o centro do Círculo e faça as invocações. Elas podem ser as seguintes:

- "Deusa graciosa, você é a Rainha dos Deuses; A Lâmpada da noite; A criadora de tudo que é selvagem e livre; Mãe das mulheres e dos homens; Amante do Deus e protetora de toda a Wicca; Descenda, eu suplico; Com seu raio de força lunar; Aqui, sobre o meu Círculo".

- "Deus brilhante, você é o Rei dos Deuses; Senhor do Sol; Mestre de tudo que é selvagem e livre; Pai das mulheres e dos homens; Amante da Deusa e protetor de toda a Wicca; Descenda, eu suplico; Com seu raio de força solar".
ABRINDO O CÍRCULO

Começa então o Ritual de abertura do Círculo, e cada participante agradece a Deusa por estarem presente e falam:

LESTE: Salve os Guardiões das Torres do Leste. Venham juntar-se a nós neste Círculo, Poderes do Ar, vinde! Vigiem este espaço sagrado. Nós o saudamos! Todos ficam em forma de um Pentagrama.
SUL: Salve os Guardiões das Torres do Sul. Venham juntar-se a nós neste Círculo, Poderes do Fogo, vinde! Vigiem este espaço sagrado. Nós o saudamos! Todos ficam em forma de um Pentagrama.
NORTE: Salve os Guardiões das Torres do Norte. Venham juntar-se a nós neste Círculo, Poderes do Terra, vinde! Vigiem este espaço sagrado. Nós o saudamos! Todos ficam em forma de um Pentagrama.
OESTE: Salve os Guardiões das Torres do Oeste. Venham juntar-se a nós neste Círculo, Poderes do Água, vinde! Vigiem este espaço sagrado. Nós o saudamos! Todos ficam em forma de um Pentagrama. A Alta Sacerdotisa, ou Sacerdote, desenha o Pentagrama de Invocação e o Ritual começa.
FECHANDO O CÍRCULO

A Alta Sacerdotisa e o Sacerdote agradecem à Deusa e ao Deus por terem estado presentes, e aos Elementos. Casa pessoa volta ao seu lugar e diz:

LESTE: Salve os Guardiões das Torres do Leste. Poderes do Ar, nós agradecemos sua presença aqui, como guardiães no nosso Círculo. Vão em paz, oh! grandes Guardiões do Leste, com nossas bênçãos e nosso agradecimento. Obrigado e voltem sempre! Todos ficam em forma de Pentagrama.
SUL: Salve os Guardiões das Torres do Sul. Poderes do Fogo, nós agradecemos sua presença aqui, como guardiães no nosso Círculo. Vão em paz, oh! grandes Guardiões do Sul, com nossas bênçãos e nosso agradecimento. Obrigado e voltem sempre! Todos ficam em forma de Pentagrama.
NORTE: Salve os Guardiões das Torres do Norte. Poderes da Terra, nós agradecemos sua presença aqui, como guardiães no nosso Círculo. Vão em paz, oh! grandes Guardiões do Norte, com nossas bênçãos e nosso agradecimento. Obrigado e voltem sempre! Todos ficam em forma de Pentagrama.
OESTE: Salve os Guardiões das Torres do Oeste. Poderes do Água, nós agradecemos sua presença aqui, como guardiães no nosso Círculo. Vão em paz, oh! grandes Guardiões do Oeste, com nossas bênçãos e nosso agradecimento. Obrigado e voltem sempre! Todos ficam em forma de Pentagrama.

A Alta Sacerdotisa, desenha o Pentagrama de expulsão e mais uma vez agradece, e só então se fecha o Círculo com o Athame de novo, dizendo três vezes:

"O CÍRCULO SE DESFAZ, MAS ELE NUNCA SE ROMPE"

Ainda em forma de Pentagrama, faça uma meditação e visualize, o Círculo em tons de azul, subindo em direção aos Deuses.

Que assim seja para o bem de todos!

DEDICAÇÃO

Antes de se iniciar como bruxo(a) Wiccano(a) você deverá passar por um ritual de dedicação onde se comprometerá com os Deuses a estudar e praticar a Antiga Arte durante um ano e um dia. Mas tenha em mente que este é um período mínimo de estudo para você ter idéia de como as coisa funcionam na Wicca, para conhecer a Roda do Ano completa. Um verdadeiro Bruxo(a) não se faz apenas neste período e sim com o tempo e com o estudo.
Apenas após esse período caso ainda queira seguir o caminho da Wicca você deverá se iniciar.
Bem, você deve se estar perguntando porque 1 ano e 1 dia? Nosso calendário é diferente do Gregoriano. Para nós os meses tem 28 dias (4 fases lunares de 7 dias cada) daí se somarmos teremos: 28 dias x 13 meses = 364 dias, mais 1 dia para termos os 365 dias do ano usual, daí a expressão 1 ano e 1 dia.
Se você deseja se tornar um bruxo e não pode ser iniciado por um Coven (ou se prefere trabalhar como um Bruxo Solitário) pode dedicar-se à Deusa e ao seu Consorte realizando o ritual de Dedicação em uma noite de lua cheia ou crescente, em qualquer um dos 8 Sabbats ou no seu aniversário.
No dia escolhido procure meditar sobre a importância do passo que você pretende dar e sinta em seu coração se essa é a sua verdadeira vontade. Nesse dia evite comer carne vermelha ou qualquer alimento que tenha recebido aditivos químicos, prefira frutas e legumes, procure também evitar o contato prolongado com muitas pessoas, os humores variados podem influenciar o equilíbrio de suas energias. Lembre-se que todo Bruxo precisa ter em mente os 4 Poderes Tradicionais: Saber, Ousar, Querer e Calar.

Para este ritual você vai precisar de:
Caldeirão
Água da Fonte ou Mineral
Athame
Cálice
Uma Vela Preta
Uma Vela Branca
Incensário com Incenso de Jasmim ou Mirra
Vinho Tinto que deverá ter passado a noite anterior à luz da Lua Crescente ou Cheia para ter sido energizado.
Maçã
Rosas Brancas e Rosas para enfeitar o altar
Sal Marinho

Ao entardecer comece a preparar seu quarto ou o local escolhido para o ritual, arrume seu altar com o caldeirão cheio de água da fonte ou mineral, o athame e o cálice. Prepare o incensário com um incenso de Jasmim ou Mirra, enfeite o altar com rosas coloridas, coloque a vela preta do lado esquerdo simbolizando a Deusa e a vela branca do lado direito simbolizando o Deus, coloque a maçã próxima ao caldeirão junto com a garrafa de vinho tinto.
Um pouco antes do horário programado tome um banho ritualístico para se limpar de todas energias negativas, utilize um pouco do sal marinho misturado à água. Neste momento tenha em mente que seu corpo está sendo purificado dos velhos conceitos, à partir de agora você estará se preparando para um novo nascimento, o nascimento para a Antiga Arte. A visão que você tinha até então dará lugar a uma nova forma de pensar e sentir os outros a sua volta.
Ao término do banho não utilize nenhuma toalha, deixando que seu corpo seque-se naturalmente, não vista nenhuma roupa (ao fazer este ritual não utilize anéis, brincos, pulseiras, relógio... deixe seu cabelo solto, você deverá se apresentar aos Deuses como você nasceu).
Dirija-se ao local escolhido para o ritual, antes de começar pegue sua vassoura e varra todo o local (não deixe que os pêlos da vassoura toquem o chão). Enquanto varre mentalize todas as energias negativas sendo varridas.
Trace no chão um círculo com cerca de 1,50 m de diâmetro, salpique um pouco de sal (simbolizando o elemento Terra) sobre o círculo para consagrá-lo dizendo:

COM O SAL EU CONSAGRO E ABENÇÔO ESTE CÍRCULO SOB OS NOMES DIVINOS DA DEUSA E DO SEU CONSORTE: O DEUS CORNÍFERO.
ABENÇOADO SEJA!

Observação:

A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.

As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
.o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
.o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
.o Oeste tem o oceano (água)
.o Leste traz os ventos do continente

Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.

Acenda o incenso e volte-se aos 4 pontos enquanto diz:

SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO LESTE - PODERES DO AR!
SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO SUL - PODERES DO FOGO!
SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO OESTE - PODERES DA ÁGUA!
SALVE GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO NORTE - PODERES DA TERRA!
QUE A FORÇA DOS ELEMENTAIS ME PROTEJAM E ME GUIEM.
QUE ASSIM SEJÁ E QUE ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS!

Acenda as velas e diga:

O FOGO ESTA ACESO
O RITUAL COMEÇOU.
O CÍRCULO ESTÁ MONTADO ENTRE OS MUNDOS.
ALÉM DOS LIMITES DO TEMPO ONDE A NOITE E DIA, NASCIMENTO E MORTE,
ALEGRIA E TRISTEZA TORNAM-SE UMA SÓ COISA.
QUE NENHUM MAL AQUI POSSA ENTRAR OU SAIR.
QUE ASSIM SEJA E ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS.

Sente-se no centro do círculo, voltado para o Norte e feche seus olhos, sinta toda a energia que existe dentro de você, saiba que a Grande Mãe vive dentro do seu coração. Quando se sentir pronto, coloque-se de joelhos, segure o athame com as duas mãos e aponte-o para o céu dizendo:

EU TE INVOCO E TE CHAMO, OH, DEUSA MÃE CRIADORA DE VIDA E ALMA DO UNIVERSO INFINITO.
PELA CHAMA DA VELA E PELA FUMAÇA DO INCENSO EU TE INVOCO PARA ABENÇOAR ESTE RITUAL.
E PARA GARANTIR A MINHA ADMISSÃO NA COMPANHIA DOS TEUS FILHOS AMADOS.
OH, BELA DEUSA DA VIDA E DO RENASCIMENTO QUE É CONHECIDA COMO CERRIDWEN, ASTARTE,
TENAS, BRÍGIDA, DIANA, ÍSIS, MELUSINE, AFRODITE E POR MUITOS OUTROS NOMES DIVINOS.
NESTE CÍRCULO CONSAGRADO À LUZ DE VELAS EU ME COMPROMETO A TE HONRAR, A TE AMAR E A TE
SERVIR.
ENQUANTO EU VIVER PROMETO RESPEITAR E OBEDECER À TUA LEI DE AMOR A TODOS OS SERES VIVOS.
PROMETO NUNCA REVELAR OS SEGREDOS DA ARTE A QUALQUER HOMEM OU MULHER QUE NÃO PERTENÇA AO MESMO CAMINHO.
E JURO ACEITAR O CONSELHO WICCANO DE "SEM PREJUDICAR NINGUÉM FAÇAM O QUE QUISEREM".
OH, DEUSA RAINHA DE TODAS AS BRUXAS, ABRO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA PARA TI.
QUE ASSIM SEJA!

Pegue a maçã e parta-a em duas, coloque as duas metades em cima do altar. Pegue a taça e encha-a de vinho, erga-a e diga:

EU TE INVOCO E TE CHAMO, OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DOS PAGÃOS, SENHOR DAS MATAS VERDES E PAI DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES.
PELA CHAMA DA VELA E PELA FUMAÇA DO INCENSO EU TE INVOCO PARA ABENÇOAR ESTE RITUAL.
OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DA MORTE E DE TUDO QUE VEM DEPOIS, QUE É CONHECIDO COMO CERNUNNOS, ATTIS, PÃ, DAGHDA, FAUNO, FREY, ODIN, LUPERCUS E POR MUITOS OUTROS NOMES, ESTE CÍRCULO CONSAGRADO À LUZ DE VELAS EU ME COMPROMETO A TE HONRAR, A TE AMAR E A TE BEM SERVIR ENQUANTO EU VIVER.
OH, GRANDE DEUS CORNÍFERO DA PAZ E DO AMOR, ABRO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA PARA TI.
QUE ASSIM SEJA!

Introduza o athame na taça e diga:

A SAGRADA UNIÃO FOI FEITA, E DELA GERAM TODAS AS COISAS!

Beba o vinho sabendo que ele representa o sangue da Deusa, aquele que tudo fertiliza, saiba que através dele tudo pode ser alterado. Magia é transformação, deixe que Ela lhe toque e lhe transforme.
Feche os olhos e deixe os sentimentos tomarem conta de você, caso escute alguma voz ou sinta alguma presença não se assuste. Confie na Grande Mãe e em seu filho. Abra os olhos e coma a maçã.

Quando se sentir pronto abra o círculo dizendo:

O CÍRCULO ESTA FECHADO, PORÉM NÃO ESTA ENCERRADO.
QUE O PODER SEMPRE ESTEJA COMIGO QUANDO EU PRECISAR.
ENCERRO AGORA ESTE CÍRCULO!
QUE ASSIM SEJA E QUE ASSIM SE FAÇA PARA O BEM DE TODOS.

A Dedicação está completa, deixe as velas e o incenso queimarem até o fim. Nesta noite durma sem roupa de preferência. No dia seguinte pegue os restos das velas e o pó do incenso e enterre em um jardim ou vaso.

INICIAÇÃO

Antes de se iniciar
Para ser um iniciado em Wicca é necessário que se estude a filosofia pelo prazo mínimo de um ano, adquirindo livros, lendo websites sobre o assunto e trocando idéias com outros estudantes. Quando o adepto se achar pronto para ser um(a) bruxo(a) - aceitando todos os princípios da bruxaria - pode buscar dois métodos de começar nesta filosofia pagã:
- Iniciação Pessoal* (conhecida como auto-iniciação)
- Iniciação Tradicional (ser iniciado por um bruxo(a) experiente)

* No site Círculo Sagrado adotamos a nomenclatura "Iniciação Pessoal" ao invés de "Auto-iniciação", por acharmos que representa melhor o significado desse ritual.
Sobre este último método, vamos tecer comentários. A pessoa que servir de Sacerdotisa ou Sacerdote deve ser capaz. Estude bastante para você ter meios de avaliar se essa pessoa tem postura correta na Wicca.
Vai ser iniciado por alguém?

Nos primórdios das religiões e filosofias que deram origem à Wicca, eram as mulheres quem iniciavam outras pessoas na Arte. Mas pouco tempo depois na era pré-cristã surgiram homens reclusos, que eram incapazes de caçar, e ao permanecer com as iniciadas desenvolveram um papel de equilíbro como um sacerdote da Arte na sociedade.
Assim é costumeiro que vejamos hoje um homem iniciar uma mulher, ou que uma mulher inicie um homem. Dado a questão de que uma mulher inicie outra na arte, é sabido que a nível energético a mulher não manifesta a energia-expressão-idéia do Deus Cornifero. Assim duas mulheres participando de um ritual não seria o mesmo que um homem e uma mulher. Não estamos falando aqui da questão de "sexo" vulgar e carnal. Estamos falando na verdade das polaridades de energia, as mesmas que deram origem ao universo e a nós mesmos.
Assim vemos como é vital esse complemento das forças durante a Iniciação. Bruxos portanto não costumam iniciar homens, não por um capricho ou gosto, mas pela questão do complemento energético e do puro canal de comunicação com os Deuses. O sacerdote neste caso não conseguiria estabelecer puro canal de propagação da força feminina para o iniciado.
Sem dúvida a energia-expressão-idéia da Deusa é melhor representada por um canal feminino, ou seja, uma Sacerdotisa. Portanto o ideal é o que o adepto masculino tenha uma mestra, sacerdotisa já iniciada e praticante da Wicca, que o ajude sendo o canal de manifestação da Deusa, enquanto ele entra em contato com a força do Deus.
O inverso se aplica às mulheres. Elas no rito de iniciação serão o canal de comunicação com o polo feminino, e o mestre ou sacerdote Wiccano será o veículo de manifestação da energia do Deus. Juntos trabalharão o ritual, e as energias dos Deuses entrarão em comunhão através deles.
Portanto podemos dizer que o ideal é que uma mulher seja iniciada por um homem (aqui existem os dois pilares, polos, canais por onde a criação estabelece contato com a iniciada através dela mesma e o sacerdote servindo de canal para o contato do Deus Cornífero).
Lembramos aos visitantes deste site que os participantes deste Rito não devem em hipótese alguma abusar da boa fé das pessoas envolvidas. Evitem qualquer tipo de assédio ou qualquer coisa que achem comprometedor no andamento do Ritual, pois é a manifestação do Divino que estamos tratando, e a iniciação é algo muito sério e temos que tratar com respeito, tanto o Sacerdote ou Sacerdotisa quanto o iniciado ou iniciada. Não aceitem imposições e abusos de ninguém sobre algo que vá contra os seus princípios. Esta é a vontade dos Deuses.

O que fazer depois do Ritual de Iniciação

Note que o Livro das Sombras tem duas conotações, ora significa o livro onde os bruxos registram seus mistérios, ritos e fatos, ora se trata das leis e regulamentos do coven ou tradição. Neste caso, estamos falando do livro da lei.
Após o processo de iniciação, você deve realizar - com certa peridiocidade - todos os rituais comemorativos da Wicca (equinócios e solstícios), descritos na seção deste site chamada Celebrações. A idéia desta Roda é de que os bruxos não percam a sintonia com as energias das estações que se movem durante o ano.
Os rituais comemorativos buscam aproximar o Deus e a Deusa e suas respectivas forças, de modo que entremos em harmonia com as mesmas. Com a iniciação e esse compromisso oficializado perante os Deuses de regularidade das celebrações (sabbats), toda a ajuda Deles, nos seus rituais subsequentes, será imensa. A sua afinidade com Eles aumenta, e Eles se farão presentes aumentando a eficácia dos rituais que você vier a praticar.
É interessante que, durante a vida, você tenha domínio pessoal gradativo em ervas, ungüentos, poções, e afins registrados no seu Livro das Sombras, para seu bem e principalmente ao bem de todos (jamais visando aspectos egoísticos ou causar mal a qualquer forma de vida).

Ritual de Iniciação Pessoal

O Ritual de Iniciação Pessoal é um compromisso entre você e os Deuses, portanto deve ser feito em absoluta solidão. Só faça junto com outras pessoas se houver total harmonia e intimidade entre vocês para isso. Escolha uma Lua Cheia, próxima de seu aniversário, se possível, vá para um lugar próximo à Natureza. Uma casa de campo ou praia é o ideal. No dia do Ritual, procure estar em contato com a Natureza. Tire o dia para descansar. Afaste-se um pouco da televisão, dos jornais e de todas as fontes de notícias negativas. Esqueça as contas, os problemas de família e tire o fone do gancho. Escolha um local onde você não seja interrompido. Antes do Ritual, limpe cuidadosamente o local onde ele será realizado, mentalizando que todas as energias negativas estão saindo juntamente com a poeira. Tome um banho relaxante. Um banho com pétalas de rosa e algumas gotas de perfume é o ideal.

Você pode seguir à risca o Ritual, ou usá-lo como base para criar o seu próprio Ritual, o que é bem melhor, pois você deve usar as suas próprias palavras para se dirigir aos Deuses sem ficar copiando ou simplesmente decorando textos de terceiros.

Os Materiais necessários para o Ritual são os seguintes:

Uma vela preta representando a Deusa;
Uma vela branca representando o Deus;
Quatro velas para os Quadrantes, sendo uma vela preta para o ponto cardeal que represente a Terra, uma vela branca para o ponto cardeal que represente o Ar, uma vermelha para o ponto cardeal que represente o Fogo, e uma azul para o ponto cardeal que represente a Água (essas são as cores da tradição Celta, se você quiser, pode mudá-las);
Incensório com incenso do seu agrado;
Um pires de Sal Marinho;
Uma vasilha com água de fonte, de rio ou água mineral. Procure não usar água de torneira;
Um Athame ou qualquer punhal de sua escolha;
Um cálice de Vinho Tinto (caso você não possa tomar bebidas alcoólicas, substitua por suco de maçã ou água).

O Ritual deve ser feito após o crepúsculo. Deixe que o local escolhido receba a luz da Lua por alguns minutos. No dia do Ritual, procure não comer carne e nem tome drogas de espécie alguma. Faça um jejum ou coma frutas e verduras. Quando for para o Círculo, tenha a certeza de que levou o material necessário para não ter que sair e interromper o Ritual. Se houver outras pessoas na casa, peça para que você não seja interrompido durante aquele período. É melhor realizá-lo a sós, e nu(a); entretanto, se você não se sentir à vontade para trabalhar sem roupa, poderá usar uma veste cerimonial branca. Os cabelos ficam soltos. O objetivo do Ritual é nos apresentarmos aos Deuses da forma mais natural possível.

Acenda as velas em seus respectivos Quadrantes, que devem ser determinados com uma bússola antes do Ritual. Monte o Altar ao Norte, com a vela da Deusa à esquerda e a vela do Deus à direita. No Altar também devem estar o Cálice, o Athame, o sal, a água e o incenso, que deve ser aceso na vela da Deusa. Você também pode colocar no Altar coisas que sejam importantes para a sua vida e outros objetos de seu agrado. Lembre-se que a liberdade é a essência da Bruxaria. Se não estiver ao ar livre, apague as luzes e deixe que somente a luz das velas ilumine o aposento. Segure o Athame com ambas as mãos e trace o Círculo no sentido horário (ou anti-horário, caso queria seguir estritamente o comportamento da natureza no hemisfério sul), começando pelo Norte, e diga com energia e máxima concentração: EM NOME DA DEUSA E DO DEUS, EU TRAÇO ESTE CÍRCULO DE PROTEÇÃO! DELE NENHUM MAL SAIRÁ. DENTRO DELE, NENHUM MAL PODERÁ ENTRAR. PELOS GUARDIÕES DOS QUATRO QUADRANTES DA TERRA, EU CONVIDO TODOS OS ELEMENTAIS DA TERRA, DO AR, DO FOGO E DA ÁGUA PARA QUE ENTREM NESSE CÍRCULO E ME AUXILIEM NESSA INICIAÇÃO.

Volte ao Norte, beije a Lâmina do seu Athame e coloque-o novamente no Altar. Você deve estar no centro do Círculo, e todos os elementos dentro dele, nos seus respectivos quadrantes. Pegue o Sal, jogue três punhados na água e diga: ABENÇOADO SEJA O SAL QUE PURIFICA ESTA ÁGUA!

Segure a vasilha com a água salgada e dê três voltas ao redor do Círculo, em sentido horário (ou anti-horário, caso queria seguir estritamente o comportamento da natureza no hemisfério sul), enquanto deixa cair algumas gotas no chão. Volte ao Norte e diga: DA MESMA FORMA QUE O SAL PURIFICOU A ÁGUA, QUE MINHA VIDA SEJA PURIFICADA PELO AMOR DA GRANDE MÃE!

Pegue o Incenso e dê três voltas ao redor do Círculo, no sentido horário (ou anti-horário, caso queria seguir estritamente o comportamento da natureza no hemisfério sul), volte ao Norte e diga: ABENÇOADA SEJA ESTA CRIATURA DO AR, QUE LEVA ATÉ OS DEUSES A MINHA OFERENDA DE ALEGRIA!

Fique de fronte para o Altar e diga: EU (DIGA SEU NOME COMPLETO), COMPAREÇO DIANTE DOS DEUSES DE MINHA LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, ABRINDO MEU CORAÇÃO PARA AS VERDADES E ENSINAMENTOS DA WICCA. JURO PERANTE OS DEUSES JAMAIS USAR MEUS CONHECIMENTOS PARA PREJUDICAR QUALQUER CRIATURA VIVA OU PARA FINALIDADES EGOÍSTAS. JURO NUNCA FAZER EM MEUS RITUAIS DE WICCA NADA QUE CAUSE DOR, SOFRIMENTO, HUMILHAÇÃO OU MEDO A NENHUMA CRIATURA VIVA. JURO DEFENDER MEUS IRMÃOS E IRMÃS NA ARTE, BEM COMO DIVULGAR A WICCA PARA TODOS OS QUE DESEJAREM APRENDER, SEM JAMAIS TENTAR CONVERTER NINGUÉM ÀS MINHAS CRENÇAS OU MENOSPREZAR AS CRENÇAS ALHEIAS. JURO AMAR O PLANETA TERRA, PROCURAR SEMPRE HARMONIA COM TODA A NATUREZA, E, ACIMA DE TUDO, COLOCAR SEMPRE A VIDA ACIMA DE INTERESSES MATERIAIS. JURO NUNCA PREJUDICAR MEUS IRMÃOS DA ARTE OU REVELAR SEUS NOMES MÁGICOS, EMBORA EU TENHA O DIREITO E A OBRIGAÇÃO DE ME DEFENDER CONTRA ENERGIAS OU PESSOAS NEGATIVAS QUE QUEIRAM ME PREJUDICAR OU FAZER MAL AOS QUE EU AMO. A PARTIR DE AGORA, NÃO EXISTE NENHUMA PARTE DE MIM QUE NÃO SEJA DOS DEUSES; PORTANTO, MEU CORPO É SAGRADO. NENHUMA PARTE DELE É IMPURA OU VERGONHOSA. MEU CORPO MERECE TODO O RESPEITO, COMO FONTE DIVINA DE VIDA E PRAZER. A PARTIR DE AGORA, A VERDADEIRA AUTORIDADE SOBRE MIM VIRÁ SOMENTE DOS DEUSES. NÃO ACEITAREI NENHUM TIPO DE OPRESSÃO, NEM FICAREI AO LADO DOS QUE OPRIMEM MEUS SEMELHANTES EM BUSCA DE PODER. A PARTIR DE HOJE, LUTAREI PARA QUE A JUSTIÇA DO DEUS E AMOR DA DEUSA SEJAM ESTABELECIDOS NA TERRA. ASSIM SEJA!

Pegue o Cálice, derrame um pouco de vinho no chão e diga: DA MESMA FORMA QUE ESTE VINHO SE DERRAMOU, QUE O PODER SEJA TIRADO DE MIM SE EU NÃO CUMPRIR MEU JURAMENTO!

Molhe o dedo no vinho, desenhe um Pentagrama no ponto entre as sobrancelhas e diga: QUE MEUS PENSAMENTOS SEJAM GUIADOS PELA LUZ DOS DEUSES!

Molhe o dedo novamente, e desenhe um Pentagrama em cada Pálpebra, dizendo: QUE MEUS OLHOS VEJAM O PODER DOS DEUSES EM TODA A NATUREZA.

Molhe o dedo, desenhe um Pentagrama em sua boca, dizendo: QUE TODAS AS MINHAS PALAVRAS SEJAM PARA PROPAGAR O AMOR DOS DEUSES.

Molhe o dedo e trace um Pentagrama em seu coração, dizendo: QUE A GRANDE MÃE ESTEJA EM MEU CORAÇÃO, PARA QUE EU TENHA COMPAIXÃO POR TODOS OS SERES HUMANOS E POR TODAS AS CRIATURAS.

Molhe o dedo e trace um Pentagrama na Região Sexual, dizendo: QUE MEU SEXO SEJA ABENÇOADO PELOS DEUSES, PARA QUE HAJA FERTILIDADE EM MINHA VIDA.

Molhe os dedos e trace um Pentagrama em cada um de seus pés, dizendo: QUE MEUS PÉS ME LEVEM PELOS CAMINHOS DA FELICIDADE, E QUE OS DEUSES GUIEM TODOS OS MEUS PASSOS.

Segure o Cálice com ambas as mãos, beba o Vinho, deixando um pouco no fundo, e diga: ESTE É O ÚTERO DA GRANDE MÃE. DELE EU VIM, E PARA ELE EU VOLTAREI COM ALEGRIA! QUE ASSIM SEJA, PARA O BEM DE TODOS!

Jogue o resto do vinho no chão.

Se você quiser assumir um nome mágico, assim que derramar o vinho no chão, diga: DE AGORA EM DIANTE, MEU NOME PERANTE OS DEUSES É (diga seu nome mágico).

Mantenha suas mãos abertas e voltadas para os céus. Feche os olhos e visualize dois raios brancos de luz brilhante descendo dos céus e penetrando a palma de suas mãos. Uma sensação morna de formigamento se espalhará pelo seu corpo à medida que o poder do amor da Deusa e do Deus purificar sua alma.

Não se assuste se começar a ouvir uma voz (ou vozes) falando dentro de sua mente, como por telepatia. São a Deusa e o Deus dentro de você, revelando sua presença.

Embora nem todos os wiccanos ouçam ou percebam as verdadeiras palavras ditas pela Deusa ou pelo Deus - alguns sentem sua presença divina e seu amor - não é incomum que as deidades pagãs falem diretamente com um(a) Bruxo(a) recentemente iniciado(a), especialmente se você for sensitivo(a).
Permaneça no círculo sagrado até que as velas e o incenso terminem. E, então, encerra-se o Ritual de Iniciação Pessoal.
O seu nome mágico deverá ser conhecido somente por você. O Ritual de Iniciação Pessoal é uma data de muita alegria; portanto, não fique preocupado se errar algumas palavras ou esquecer alguma coisa. Nem precisa ficar preocupado se você não souber falar palavras bonitas. O mais importante é o que está em seu coração, e os Deuses conhecem muito bem as palavras sinceras. Se você não tiver os materiais necessários ou um ambiente propício, improvise dentro das suas condições. Use a imaginação, pois o mais importante é o Amor e a Devoção pelos Deuses.

Ritos de Passagem

Os Ritos de Passagem são momentos especiais onde mudanças significativas ocorrem e são celebradas através de rituais mágicko-religiosos.
O primeiro deles é a apresentação da criança recém nascida aos seus familiares, depois a escolha do nome, os aniversários, a passagem de criança para Jovem; incluindo a possibilidade de ter filhos e conseqüentemente formar uma família, o momento da iniciação; onde o jovem que decidiu ser Wiccaniano faz seus votos de sacerdócio ao grupo e aos Deuses, o casamento, a passagem para a 3º idade -fase anciã-, e obviamente o momento da morte.
Durante os séculos diferentes religiosidades criaram seus ritos para celebrar os momentos mais marcantes na vida de cada pessoa. Todo aquele que deseja seguir a religião Wicca é obrigatoriamente instruído para ser um sacerdote, e como tal deve compreender, vivenciar e estar apto para celebrar os Ritos de passagem.

Magias

Antes de tudo, é necessário lembrar que a boa Bruxaria, sobretudo em relação à magia amorosa, não ensina a escravisar ninguém e nem impor a sua vontade às pessoas. A paixão pode ser provocada, NUNCA imposta. A Bruxaria respeita as Leis da Natureza, ensinando-nos a viver em harmonia com elas. O grande segredo é despertar o amor dentro de você, pois ele contagia, e seu perfume embriaga a quem estiver por perto...

1. Encanto aromático: antes de sair para um encontro amoroso, escreva com seu perfume favorito sobre seu peito a palavra AMOR. Se usar uma pena de pomba, o efeito é mais eficaz. Mergulhe a ponta da pena no perfume e escreva bem devagar, absorvendo a energia do amor. Use a pena apenas para esse encanto.

2. Escrita Invisível: para mandar mensagens mágicas, utilize a chamada “escrita simpática”. Ela é feita de suco de limão (planta consagrada à Vênus, deusa do amor) e algumas gotas de essência de verbena. Escreva sua mensagem com uma caneta qualquer e, no verso, com a tinta mágica. Como ela é invisível, quem receber sua carta vai ler o recado visível e sentir o recado invisível! Esta é uma forma de falar de coração a coração, quando sentimos medo ou receio de sermos incompreendidos. Use uma pena de pomba ou caneta vazia para escrever.

3. Meditação do coração: esta magia serve para você encontrar um grande amor. Desenhe no chão, com uma mistura de terra, pétalas de rosa e flores de camomila, um grande coração. Entre no centro da figura e medite sobre as qualidades do seu futuro (a) parceiro (a) (não se fixe em ninguém em especial!). Fantasie, deixe a imaginação viajar. Então repita mentalmente, quantas vezes quiser: COM A TERRA EU TE CRIO, COM A ROSA TE CONSERVO E COM O BRILHO DOURADO DA CAMOMILA TE ESPERO.

4. Proteção: para afastar a negatividade e receber mais amor, cultue a beleza à sua volta. Quando avistar alguém bonito, agradeça à Mãe natureza. Diga às pessoas: “como você está bonita!”, ofereça flores, presenteie com poesias e bilhetinhos carinhosos, perfume-se, sorria para todos.... Isso não é faz de conta, é magia! O culto ao belo faz parte da arte da sedução.

5. Árvore dos amantes: um coração traçado na casca de uma árvore com as iniciais ou os nomes dos amantes dentro dele tem uma finalidade mágica. Serve para proteger um amor recém-nascido ou perpetuar um amor antigo. Mas escolha a árvore certa: use a amendoeira, macieira e limoeiro, nunca o cipreste, a figueira ou salgueiro, e não danifique a árvore, fazendo um coração bem de leve em sua casca.

6. Magia das pombas: vá a um parque habitado por pombas, leve um punhado de alpiste ou pipoca e pense na pessoa amada. Jogue um pouco para as aves e conte quantas aceitaram a sua oferenda. Número par indica dificuldade, número ímpar é dica de facilidade e altas possibilidades amorosas!

7. Cama de gato: se o seu gato tem uma caminha ou almofada predileta para dormir, escreva seu desejo num papelzinho e esconda-o ali. Deixe-o por 2 noites e boa sorte! Este encantamento, que tem o gato como cupido, é muito antigo e eficaz.

8. Círculo de pétalas: para ficar disponível para um amor novo e inesperado, faça um círculo de pétalas de várias flores no chão e sente-se dentro dele. Pense nas qualidades, jeito e detalhes do amante esperado, mas não fixe a mente em alguém em especial. Deixe a imaginação solta! Recolha as pétalas e misture-as à água de seu banho. Depois é só aguardar o resultado...

9. Para enfeitiçar uma pessoa conhecida: quando o seu amor não é correspondido, escolha uma das 2 magias a seguir e espere para ver! Escolha uma vela com a cor do signo do seu amor (veja a tabela) e escreva nela os nomes de vocês. Unte a vela com azeite e, enquanto isso, repita: “Eu, X, quero que você, Y, se apaixone por mim. Eu quero assim e assim será”. Acenda a vela e deixe-a queimar até o fim. Ou então, numa sexta-feira, escreva o seu desejo numa folha de papel, especificando o seu nome e o dele(a). Dobre o papel e coloque-o em um saquinho de tecido vermelho feito por você mesmo(a). Acrescente algumas gotas de almiscar, verbena e um botão de rosa vermelha. Feche-o e mantenha-o com você até o desejo se realizar. Quando acontecer, jogue o saquinho em um lugar verde ou num curso de água.

10. Para atrair o ser amado: Segundo as feiticeiras da Terra Nova, pegue uma maçã vermelha e perfure-a com uma agulha enquanto repete em voz alta o nome do seu amor. Numa noite de lua nova, durma com a maçã embaixo do travesseiro. Na manhã seguinte, lave e retire os caroços da maçã, amasse-a e misture-a ao recheio de uma torta feita em casa, que então será oferecida ao seu candidato para despertá-lo para o seu amor. (A maçã amassada também pode ser usada em várias receitas de bolos e biscoitos.)

11. Para fazer voltar o ser amado: para ter bom resultado, é preciso que este encantamento mágico seja realizado numa noite de Sexta-feira, quando a lua estiver no signo de Touro ou de Libra (Vênus, o planeta do amor e do desejo é o regente destes 2 signos do zodíaco. É também o planeta regente do sexto dia da semana.) Atravesse com uma agulha o pavio de uma vela de cor vermelho forte se o seu amor for um homem, e se for uma mulher, a vela deve ser cor-de-rosa. Acenda a vela e visualise o seu amor retornando para você, enquanto recita: LUZ DE VÊNUS, LUZ DE AMOR, ACENDA O CORAÇÃO DE (diga o nome) E FAÇA O SEU AMOR RETORNAR PARA MIM. QUE ASSIM SEJA.

12. Para atrair um marido (ou esposa) rico: esfregue seu corpo por 5 dias com óleo de açafrão – raiz de uma planta da Índia Oriental (Curcuma longa) da família do gengibre. Este encantamento é realizado principalmente pelas mulheres em Orissa; contudo, pode ser realizado por um homem para atrair uma esposa.

13. Para fazer um homem amar você: na noite do solstício de verão, pegue uma rosa vermelha, embrulhe-a cuidadosamente num pedaço de seda ou cetim e guarde-a num local escuro e tranquilo até o dia do Natal. Abra a seda e, se a rosa ainda estiver intacta, use-a na casa de um dos botões de sua blusa, vestido ou casaco. O primeiro homem que notar a rosa se apaixonará perdidamente por você e se tornará o seu marido.

14. Para reivindicar os sentimentos de um amor perdido: enfie 2 alfinetes ou agulhas através de um pavio de uma vela acesa, enquanto repete em voz alta o nome do ser amado, cujo sentimento você anseia.

15. Feitiço de Amor: fazer um chá de erva doce, misturar com um cálice de vinho tinto. Salpicar canela e entoar enquanto mexe a mistura no sentido horário: “ERVA DA MAGIA, SOL E LUA, TRAGAM PARA MIM UM AMOR, E QUE ELE VENHA, POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, E QUE NINGUÉM SEJA MAGOADO. ESSE É O MEU DESEJO E A MINHA VONTADE. ASSIM SEJA E ASSIM SERÁ.” Enquanto entoa, mentalizar as características físicas e psicológicas da pessoa. Mas não pense em ninguém em especial. Beba a poção e aguarde os resultados!

16. Feitiço para quando o amado se encontra dividido entre dois amores: você vai precisar de um pequeno espelho e um punhado de folhas frescas de alecrim. Realize o feitiço em noite de Lua Cheia, quando esta se encontrar no signo de Touro. Esfregue as folhas de alecrim sobre a superfície do espelho enquanto entoa o seguinte encantamento: DOCE ERVA DA SABEDORIA, AQUELA QUE MOSTRA O QUE NÃO SE VÊ, REVELA A MEU AMADO O QUE ELE NÃO VIA, MESMO QUE FAÇA MEU CORAÇÃO DOER! Após ter feito isso, quebre o espelho com o auxílio de uma pedra. Cuidado para não se machucar. Pegue os pedaços do espelho e enterre ao pé de uma árvore. Com toda certeza, no período de três dias o seu amado se decidirá.

17. Feitiço para assegurar a fidelidade: você vai precisar de uma pérola e uma taça com vinho. Realize o feitiço em uma noite de Lua Cheia, de preferência quando ela se encontrar no signo de Touro. Você também necessitará da presença do amado, por isso, arranje um bom pretexto para que ele vá à sua casa. Pegue, sem que ele perceba, uma taça e encha-a com um bom vinho. Coloque dentro a pérola e repita por três vezes o seguinte encantamento: QUE SÓ A MIM SEJA DADO O TEU AMOR, QUE SÓ COMIGO TE SINTAS SEGURO. QUE A PÉROLA DE GRANDE VALOR, TORNE REAL O QUE AGORA CONJURO! Após ter repetido o encantamento três vezes, retire a pérola e dê o vinho ao amado. Use a pérola sempre junto ao seu corpo. Com certza, enquanto usá-la, seu amor lhe será fiel!

18. Feitiço para atrair um novo amor: Você vai precisar de 10g de pétalas secas de rosas de jardim, 5g de flores secas de mil folhas, 5g de canela em pó, 1 laranja, 1 pequeno ímã, 1 seixo de rio, 1 raiz de melão-de-são-caetano, 1 pedar encontrada na cabeça de uma corvina. Realize o feitiço em noite de Lua Nova, de preferência quando Vênus estiver no signo de Touro. Corte a laranja ao meio e retire a polpa, deixando somente as cascas. Numa das cascas, coloque todos os ingredientes, repetindo o seguinte encantamento a cada ingrediente colocado: "HÁ MUITO TEMPO ESPERO, UM AMOR QUE ME ENLOUQUEÇA. TRAZ ESSE AMOR DEPRESSA, E QUE ELE DE MIM NÃO SE ESQUEÇA!" Após ter colocado o último ingrediente, encaixe a outra metade da laranja e amarre-as com uma fita vermelha ou cor-de-rosa, para que nada se perca. Coloque a laranja para tomar o sereno da Lua, retirando-a antes do nascer do sol. Guarde o feitiço em um lugar onde ninguém veja e nem pegue. Espere o cair da noite, quando o enterrará ao pé de uma roseira. Com certeza um novo amor surgirá, antes que chegue a próxima Lua Nova.

19. Feitiço de reaproximação: Você vai precisar de 1 maçã bem vermelha, tinta feita com suco de beterraba, pena de nanquim, 1 folha de papel cor-de-rosa, 9 espetos de madeira, mel e um pedaço de cetim cor-de-rosa. Realize o feitiço na primeira noite de Lua Crescente, de preferência quando a Lua ou Vênus se encontrar no signo de Libra. Pegue a maçã e corte-a exatamente ao meio, com uma faca que nunca tenha sido usada antes. Corte o papel no formato de um coração e escreva nele, com a tinta de beterraba, o seu nome, signo, símbolo astrológico, e o nome do amado, signo e símbolo astrológico. Coloque o coração sobre uma das bandas da maçã e despeje por cima um pouco de mel. Pegue a outra metade da maçã e encaixe-a na primeira, enterrando os espetos para que fiquem bem unidas e não se soltem. A cada espeto enterrado, você deve repetir este encantamento: "VOLTA A MEUS BRAÇOS QUERIDO AMADO. VOLTA CHEIO DE AMOR E PAIXÃO. TE ESPERO COM TODO O DESEJO QUE PODE HAVER NUM CORAÇÃO!" Após ter enterrado o último espeto, pegue cuidadosamente o feitiço e embrulhe-o com o cetim. Coloque-o para tomar o sereno da lua, retirando-o antes do nascer do sol. Guarde-o em um lugar onde ninguém veja ou pegue. Ao cair da oite, enterre-o ao pé da árvore mais próxima da casa do seu amado, repetindo por nove vezes o encantamento.

20. Feitiço banidor do ciúme: Você vai precisar de um pequeno jade, 10g de pétalas frescas de rosas, 1 cálice de vinho, 1 copo de água pura de fonte, raspas de suas unhas, 10g de folhas frescas de patchuli. Prealize o feitiço em noite de Lua Minguante, de preferência quando ela se encontrar no signo de Escorpião. No caldeirão, ferva a água. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e vá colocando os ingredientes, um a um, repetindo o encantamento: "VERDE DRAGÃO DO CIÚME, ABANDONA MEU PENSAMENTO. QUE O CIÚME EU POSSA VENCER, COM A FORÇA DO ENCANTAMENTO!" Após ter colocado o último ingrediente, apague o fogo e leve o caldeirão para tomar o sereno da lua, retirando-o no dia seguinte, antes do nascer do sol. Coe o líquido, coloque-o dentro de uma pequena garrafa e enterre-a em um jardim bem longe da sua casa. Queime o resto que sobrou e jogue as cinzas em água corrente. Com toda certeza, seus ciúmes desaparecerão como por encanto!

21. Feitiço para tornar o amado mais romântico: Você vai precisar de um anel de sua preferência, um copo de água pura de fonte, 30g de pétalas frescas de rosas, 9 gotas de orvalho, um pequeno cristal, 3 gotas de óleo de cravo. realize o feitiço em noite de Lua Cheia, quando esta se encontrar no signo de Touro. No seu caldeirão, coloque a água para ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e coloque todos os ingrediente, um a um, repetindo o encantamento: "COMO O OURO E A PRATA NO FOGO SE DERRETEM, COMO O CRISTAL E AS ESTRELAS NA NOITE BRILHAM, QUERO O AMOR QUE TEUS OLHOS PROMETEM, CHEIO DAS CARÍCIAS QUE OS AMANTES PARTILHAM!" Após o último ingrediente, apague o fogo e leve o feitiço para tomar o sereno da Lua, retirando-o antes do nascer do sol. Coe todo o líquido, retire o anel e o cristal. Enterre o que sobrou ao pé de uma roseira. use o anel sempre que estiver com o amado e dê o cristal de presente para ele. Com certeza ele recuperará o ímpeto perdido, tornando-se o mais apaixonado dos amantes!

22. Feitiço protetor dos amantes: Você vai precisar de um vidro que nunca tenha sido utilizado, água de rosas, 30g de pétalas de rosas, 10g de lavanda, 9 gotas de orvalho, 2 agulhas de aço. Realize o feitiço em noite de Lua Cheia, quando esta estiver no signo de Escorpião. Coloque os ingredientes denntro do vidro, um a um, repetindo o seguinte encantamento: "FLORES DA TERRA VELEM POR MEU AMOR. PERFUME DAS FLORES VELEM POR MEU AMOR. QUEM ELE POR NADA SE QUEBRE. QUE ELE POR NADA SE ROMPA. QUE NA LUTA ELE SEMPRE SEJA VENCEDOR. FLORES DA TERRA ASSIM O PROTEJAM. FLORES DA TERRA ASSIM O EMBALEM. QUE MAIS LONGO QUE O TEMPO ELE SEJA. QUE MAIS FORTE QUE O FERRO ELE SEJA. QUE NINGUÉM O ATINJA E NEM O VEJA. QUE NADA SOBRE A TERRA O ENFRAQUEÇA. POR MAIS ATACADO QUE SEJA!" Após ter colocado o último ingrediente, tampe muito bem o vidro e deixe-o tomar o sereno da Lua, retirndo-o antes do nascer do sol. Coloque-o em sua cabeceira e a cada lua cheia repita o encantamento, colocando o vidro outra vez para tomar o sereno da lua. Com certeza o seu amor ficará bem protegido!

23. Feitiço contra brigas caseiras: Coloque um pouco de alfafa dentro de um vidrinho, o suficiente para preenchê-lo totalmente. Tampe o vidrinho e coloque-o dentro de um pote que já seja usado para guardar alimentos. Enquanto o vidro estiver lá dentro, reinará paz e tranquilidade em sua casa.

24. Feitiço para que uma visita indesejável vá embora: Quando alguém, por quem você não tenha a menos simpatia, se encontrar em sua casa, pegue sua vassoura e coloque-a atrás da porta, de cabeça para baixo. Enterre um garfo em suas cerdas, repetindo o seguinte encantamento: "VÁ EMBORA, PESSOA NEFASTA. MEU AMOR NÃO TE TROUXE AQUI. VÁ EMBORA, PESSOA NEFASTA. MEU AMOR NÃO TE DESEJA AQUI." Com certeza a visita indesejável logo mostrará sinais de que deeja ir embora.

25. Feitiço de amor de Eros: Você vai precisar de 30g de pétalas secas de rosas vermelhas, 9 caroços de cereja, 10g de folhas secas de patchuli, um pedaço de cetim vermelho, 9 paus de canela, uma gota do seu sangue, alguns fios do seu cabelo. Numa noite de Lua Nova, quando houver no céu a conjunção de Marte e Vênus, faça um pequeno coração de cetim, como se fosse uma almofadinha e coloque dentro dele, todos os ingredientes, colocados um a um, enquanto repete: "FOLHAS TECEM MEUS SONHOS, CEREJAS TRANSBORDAM EM MEL. LUA NOVA ENCOBERTA TE CHAMA, E ESCREVE TEU NOME NO CÉU!" Após ter preenchido completamente o coração, costure-o na extremidade para que o recheio nao se perca. Deixe-o para tomar o sereno da noite e retire antes do nascer do sol. Em uma sexta-feira, exatamente à meia noite, dirija-se a casa do seu amado e deposite o feitiço à soleira da porta, tendo o cuidado de não ser vista por ninguém. Volte para sua casa sem olhar para trás. Seu amado, em breve, retribuirá o seu amor.

26. Feitiço de sorte para o Signo de Áries: Faça um banho com manjericão, palma de santa-rita, 6 folhas de cipreste, um girassol e um pouco de gerânio. Jogue tudo do pescoço para baixo durante a Lua Nova. Essa magia vai trazer força para o seu dia-a-dia.

27. Feitiço de sorte para o Signo de Touro: Este banho traz boas energias, basta você colocar em água quente malva-branca, papoula, açucena e pétalas de rosa branca. Quando amornar, jogue no corpo, do pescoço para baixo, em noite de Lua Minguante.

28. Feitiço de sorte para o Signo de Gêmeos: Pegue uma margarida, folhas de louro, um punhado de alecrim e vassourinha. Faça seu banho e jogue no corpo, do pescoço para baixo, em noite de Lua Cheia. Esta é uma boa proteção contra inveja.

29. Feitiço de sorte para o Signo de Câncer: Em uma noite de Lua Crescente, faça um banho colocando em água fervente arruda, malva-rosa, malva-branca, uma rosa e uma dália. Quando estiver morno, jogue no corpo para alcançar seus ideais.

30. Feitiço de sorte para o Signo de Leão: Este banho atrai boas vibrações. Em noite de Lua Nova, pegue 9 folhas de laranjeira, 3 levante-branquinha, 2 rosas brancas e 2 pétalas de violeta e coloque em 3 litros de água fervente. Deixe esfriar e jogue no corpo.

31. Feitiço de sorte para o Signo de Virgem: Numa noite de Lua Minguante faça um banho com folhas de sabugueiro, 3 rosas vermelhas, um pouco de guiné, um cravo branco e uma açucena. Isso irá ajudar a conservar a organização.

32. Feitiço de sorte para o Signo de Libra: Arrume um lírio, 2 orquídeas, 3 folhas de macieira, algumas folhas de cânfora e 10 folhas de limoeiro.Faça um banho com elas para atrair sorte para sua vida.

33. Feitiço de sorte para o Signo de Escorpião: Atraia boas energias fazendo um banho com um punhado de cordão-de-frade, uma dália, um amor-perfeito e 2 ramos de comigo-ninguém-pode. Jogue no corpo, do pescoço para baixo, em dia de Lua Crescente.

34. Feitiço de sorte para o Signo de Sagitário: Faça um banho com 3 gerânios, 3 violetas, 3 cravos amarelos e um pouco de cipó-pedrs. Jogue no corpo num dia de Lua Nova. Isso vai afastar todos os fluidos negativos.

35. Feitiço de sorte para o Signo de Capricórnio: Para abrir caminhos, faça um banho com arruda macho e arruda fêmea, um cravo branco, uma papoula, folhas de eucalipto, pinheiro e cana. Jogue a mistura no seu corpo numa manhã de Lua Minguante.

36. Feitiço de sorte para o Signo de Aquário: Em dia de Lua Cheia, faça este banho contra as más influências. Arrume folhas de salgueiro, orquídea, margarida, arrebenta-cavalo, fedegoso w folhas de bambu e banhe-se mentalizando a energia positiva.

37. Feitiço de sorte para o Signo de Peixes: Este banho traz proteção no lar. Pegue um pouco de guiné, 3 rosas brancas, um amor-perfeito, folhas de laranjeira e de manga. Faça um banho durante a Lua Crescente e jogue no corpo, do pescoço para baixo.

DESEJOS

Dentro de nós existe um Mundo Mágico. Este Mundo pode ser contatado através de uma antiga técnica das bruxas. A Escada Mágica. Pegue uma corda ou cordão e faça quarenta nós. Antes dormir passe os dedos pelos nós da corda e peça seu desejo. Faça isso por treze dias consecutivos.
Todo dia sete é mágico por excelência, aproveite este dia para fazer esse ritual muito curioso. Acenda sete incensos, cada um representando um desejo: o primeiro que acabar estará representando o desejo que primeiro irá se realizar.
Na noite do dia 14 de Dezembro faça uma lista com todos os desejos que realizou durante o Ano. Conte quantos foram, enterre um grão para cada desejo realizado e agradeça à Deusa da Magia. Peça a renovação de sua fé para que no próximo Ano muitos outros grãos do desejo possam ser plantados.
O dia de nosso aniversário é muito especial. Neste dia os portais se abrem para nós e todos os desejos sonhados se realizam mais facilmente. No seu aniversário acenda três velas da mesma cor e peça às criaturas da chama que levem seu desejo aos seres de luz. Faça isso a cada Ano.
Se você deseja ganhar um presente do Destino, é preciso presenteá-lo também. Durante uma semana pratique boas ações, fazendo a cada dia algo em benefício de alguém. Faça-o de todo coração. No final de sete dias seu presente estará lhe esperando de alguma forma, em algum lugar.
Numa noite estrelada, se debruce confortavelmente em sua janela e fechando os olhos gire seu dedo indicador na direção do céu. Abra-os então e observe para qual estrela seu dedo aponta. Essa é sua estrela da sorte, peça a ela a realização de um desejo muito antigo. Em seguida acenda uma vela laranja em agradecimento.
Prepare a massa de um bolo (qualquer receita) e inclua nesse preparo muita imaginação. Enquanto mexe a mistura imagine seu desejo se manifestando e adquirindo forma. Prepare com carinho e leve ao forno. Este bolo representa a realização do seu desejo, se ele crescer satisfatoriamente, esteja certo de que seu desejo está por se realizar.
A sorte é a semente de nossos desejos. é preciso saber plantá-la. Escolha um desejo, de preferência um daqueles que você persegue há tempos. Faça então um buraco em um jardim, formule seu desejo em palavras e, para cada palavra pronunciada, jogue uma semente de flor. Depois tampe o buraco e aguarde, você terá uma agradável surpresa.
Retire três pétalas de uma rosa vermelha e deixe-as secar. Guarde as pétalas secas debaixo do seu travesseiro por sete dias. Utilize-as como talismãs por três vezes, cada pétala representando um desejo.

PODER E PROTEÇÃO

• A ágata proporciona uma boa acolhida por onde quer que passemos. Por isso, é sempre bom levar um dessas pedrinhas conosco. A ágata abre espaço para que você entre na casa e no coração das pessoas. O cristal de rocha é uma pedra muito utilizada pelos bruxos preguiçosos, pois acelera a vitalidade e afasta a apatia. Ela deve ser guardada em um saquinho de couro com ramos secos de arruda e um pouco de tabaco.
• Para afugentar a melancolia e a tristeza, faça um saquinho de algodão branco recheado de bétula seca e amarre-o junto ao pé da cama. Essa antiga Magia tem o poder de renovar nosso estado de espírito.
• Dizem que romãs abertas colocadas na janela de casa afastam todo o mal. Isto porque a romã representa a união fraterna e a família feliz.
• Para afastar um mal que nos incomoda, escreva as palavras-chaves desse problema em uma vela branca, de preferência com mais de 20cm. Acenda a vela e peça aos seres do fogo que queimem esse mal que você quer destruir. Quando a vela acabar, seus problemas terminarão. Assim conta uma antiga tradição da bruxaria galesa.
• Toda planta possui seu elemental próprio. Se você tem vasos com plantas em casa e quer conquistar a simpatia do duende que ali habita coloque no vaso balinhas coloridas, amoras ou outras pequenas frutinhas. Dizem que assim eles ficam tão felizes que trazem alegria e proteção para o lar.
• Para que uma festa seja repleta de alegria e sucesso, costuma-se colocar em uma taça de vinho tinto quatro folhas de verbena. Depois de bem misturados, deve-se jogar algumas gotas desse preparo no chão onde os convidados irão circular.
• Cuidado com as pessoas que gostam de pegar no seu braço ou apontar para seu peito quando falam com você. Dê um passo para trás e mire-as firmemente nos olhos. Algumas dessas pessoas podem gostar de alimentar-se da sua boa energia.
• Guarde pregos, agulhas e outros objetos pontiagudos dentro de um pote fosco e lacre-o hermeticamente. Coloque-o em um lugar bem visível da sua casa, mas jamais revele seu conteúdo. Este é um dos mais potentes amuletos contra mau-olhado para nosso lar ou ambiente de trabalho.
• Dois pedacinhos de canela colocados em forma de cruz na porta ou atrás da escrivaninha formam um bom amuleto protetor para seu local de trabalho. A canela é consagrada ao Sol e este afasta as trevas.
• Uma boa maneira de afugentar as energias negativas de sua casa é colocando na porta de entrada o desenho de uma espiral ou pendurando uma espiral de prata. A espiral é um símbolo da Deusa e funciona como uma armadilha que aprisiona todas as forças negativas.
• Para atrair criaturas pequeninas como gnomos, fadas e elfos coloque em seu altar mel, leite, gengibre e cristais. Eles também vão gostar de música alegre e incenso de flores.
• Para atrair os espíritos guardiães, costuma-se enfeitar a casa no último mês do Ano com um arranjo feito com todos os tipos de conchas. Coloque no centro do arranjo uma vela verde. Quando o final do Ano se aproximar acenda a vela e peça que seus guardiães mágicos protejam seu lar durante todo o Ano que vai entrar.
• Esta oração mágica tem o poder de atrair os espíritos guardiães do nosso lar. Pronuncie-a sempre que se sentir desprotegido: "Pequeninos guardiães / Seres da luz infinita / De dia me tragam a paz / De noite os dons da Magia / Invisíveis guardiães / Protejam os quatro cantos da minha alma / Os quatro cantos da minha casa / Os quatro cantos do meu coração!"
• Uma marionete de madeira pendurada na sala de estar pode ser um ótimo guardião mágico segundo a Magia germânica. Dizem que esses bonecos carregam consigo a alma da madeira com que foram feitos e têm a capacidade de harmonizar e trazer boas energias para seu lar.
• Não é aconselhável usar anéis no dedo médio, você jamais verá um mago ou uma bruxa fazendo tal uso. Este dedo é um receptador de energia, um anel neste local impossibilita tais energias de bem circular.
• Muitas vezes nos sentimos pequeninos diante de certas situações ou lugares. Uma receita rápida para enganar o medo é imaginarmos que crescemos e nos tornamos gigantescos. Dessa maneira, enxergando as coisas que nos ferem diminuírem diante de nosso tamanho, sentimo-nos mais fortes e tranqüilos.
• As folhas de louro podem ser utilizadas para uma interessante Magia de poder. Durma com algumas folhas debaixo do seu travesseiro toda vez que tiver alguma situação importante para resolver no dia seguinte. Dessa maneira o elemental desta planta permanecerá a seu lado por um certo período, dando-lhe força e poder pessoal.
• Amarre uma chave, de preferência daquelas bem antigas, numa fita vermelha e pendure atrás da porta. Esta tradição mediterrânea ajudará você a guardar a entrada da sua casa, garantindo-lhe proteção a cada saída.
• Corte uma batata grande, faça um buraco no meio e coloque ali uma noz-moscada. Ela ficou parecida com um olho? A idéia é essa mesma. Isto é Magia imitativa. O "olho de batata" serve contra a inveja. Deve ser colocada em algum lugar bem alto em sua casa. Depois de dois dias jogue-a fora e faça outra sempre que quiser.
• Ao acordar pela manhã, sente-se e cubra-se com o lençol de maneira que seu corpo esteja totalmente envolvido como uma tenda. Pense no dia que está pela frente e medite sobre aquilo que você mais necessita. Este pequeno exercício de meditação teve origem entre os sacerdotes celtas e chama-se "A Tenda de Merlin". Com ele você leva para seu dia somente as coisas boas.
• Um antigo costume cigano para ter uma noite tranqüila consiste em perfumar os quatro cantos da cama com essências florais.
• Sempre que for pela primeira vez na casa de uma pessoa, leve um presente, nem que seja uma flor. Essa é uma maneira respeitosa de se pedir licença às novas energias e de se fazer bem recebido por elas.
• Segundo a tradição cigana pode-se fazer uma pergunta às salamandras acendendo uma vela laranja. Se a chama ficar alta a resposta é sim, se ficar baixa a resposta é não.
• Escreva sobre a casca de uma cebola a palavra "Protectus" (protegido, em latim) e guarde-a num lugar escondido de sua cozinha. A cozinha, laboratório alquímico da bruxa, é o lugar sustentador da vida numa casa. Logo, protegê-la de perigos invisíveis e conservar seu astral sempre limpo é recomendável.
• Um segredo das bruxas é dar nome a todos os seus objetos pessoais. Em Magia acredita-se que quando nomeamos alguma coisa estamos na verdade conferindo poder.
• A espiral representa um dos aspectos da Grande Mãe. Pode ser comparada ao crescente e ao minguante da Lua. é um símbolo de poder e energia. Espirais usadas como adornos e enfeites são poderosos talismãs das Deusas.
• Os druidas acreditavam que o dente do siso servia para um misterioso sortilégio: "teinm laegda" (iluminação do canto). Diziam que colocando o polegar debaixo do dente e mordendo-o, o poder mágico da pessoa aumentava grandemente.
• Uma prática centenária de proteção ao lar consistia em lavar as mãos assim que chegasse da rua. Isso não é apenas um medida higiênica, mas um ritual que marca a passagem do espaço profano para o sagrado.
• Para proteger seu quarto de más influências, ferva uma rosa vermelha junto com folhas de limoeiro e borrife por todo o ambiente. Isso transforma seu quarto em um lugar seguro.
• Quando viajamos sempre ficamos mais vulneráveis pois nos afastamos de nosso lugar de poder, por isso, sempre que partir para alguma viagem leve com você um saquinho com um pouco de verbena e alecrim. Isso protegerá você e seus pertences durante o tempo que estiver viajando.
• Sempre que cumprimentar com um aperto de mão olhe bem dentro dos olhos da pessoa. é num cumprimento que energias negativas e a inveja se transferem com mais facilidade. Dessa maneira você estará protegido e seguro.
• A ametista é uma pedra purificadora. Coloque uma ametista dentro de um copo de cristal com água mineral. Proteja o copo com um lenço de seda branco durante uma noite. No dia seguinte retire a ametista e tome a água. Dizem que esta prática purifica o espírito e clareia a mente.
• Para purificar seu lar prepare um mistura de água mineral com sal e essência de alecrim ou arruda. Introduza uma rosa vermelha na mistura e borrife com ela todos os cantos da sua casa. Quando terminar jogue o conteúdo fora e coloque a rosa em um vaso. Faça isso a cada dois meses.
• Uma antiga tradição conta que a primeira coisa que vemos ao acordar determina os rumos do dia. Então é bom colocar ao alcance dos nossos olhos coisas bonitas e inspiradoras. Uma imagem religiosa, objetos de arte, fotos de entes queridos etc. O importante é enxergar coisas que nos agrade. Afinal, os olhos são a porta da alma.
• É importante conectar-se com a Terra para sentir-se seguro e forte. Uma boa maneira de recarregar-se com a energia da Grande Mãe é sentir toda sua plenitude abraçando demoradamente um árvore ou deitando-se confortavelmente em um jardim. é assim que somos alimentados com seu leite espiritual.
• Esteja sempre aberto para os sinais da Mãe Natureza, quando uma flor, pétala ou folha aparecerem diante de você trazidas pelo vento, preste atenção. Estes podem ser presentes das fadas e ótimos talismãs, guarde-os dentro de seus livros preferidos.
• Para ter um Ano próspero e cheio de alegria coloque em uma cesta doze maçãs (cada uma representando um mês do próximo Ano). Em um dos últimos dias do Ano leve a cesta para um bosque ou jardim, coloque-a em um lugar bem escondido e ofereça aos gnomos.
• O Feitiço de proteção do Lar de Lugh é relativamente simples. Numa Terça-feira, em lua minguante, pegue um vidro com tampa, pintado de preto, vários objetos de ferro pontiagudos (que possam caber dentro do vidro), uma turmalina negra, uma obsidiana, um ônix e uma vela preta. Coloque todos os objetos dentro do vidro, menos a vela. Feche-o. Acenda a vela sobre a tampa e recite: "Eu peço aos Deuses da Proteção / Para que estejam comigo / Que este feitiço seja atado / Para proteger minha casa / E todos que vivem comingo / Pelo poder de três vezes o três / Que assim seja / Que assim se faça!" Coloque o vidro em cima da porta de entrada de sua casa e jamais revele o que há dentro dele para não quebrar o feitiço.
• Para descobrir o seu Animal Guardião, deite-se num lugar tranqüilo, faça uma contagem de 7 a 1, procurando relaxar todo o corpo. Imagine-se entrando numa caverna escura, onde encontrará vários animais. Pergunte a cada um deles se é o seu Animal Guardião. Se o animal ficar em silêncio e ir embora, a resposta é negativa. O animal que lhe responder será o seu Guardião, por toda a vida. Não revele a ninguém o seu Guardião!

SORTE E PROSPERIDADE

• A Terra representa o mundo material e objetivo. Na Magia, quando se busca acentuar o lado prático e explorar a prosperidade, é costume oferecer uma pedra ou uma maçã para os gnomos, os senhores da Terra.
• Existe uma prática muito antiga para afastar a má sorte e os obstáculos de sua vida. Escreva em um papel tudo o que quer afastar de seu caminho. Você terá de jogar esse papel de uma ponte que passe sobre um rio. As águas vão levar todos os males para bem longe, e quando você atravessar a ponte terá deixado todas as coisas ruins para trás.
• Uma pena amarela é um amuleto muito eficiente. Se você encontrar uma (jamais arranque-a de uma ave, você deve encontrá-la no chão), coloque-a dentro do seu travesseiro e estará com a sorte a seu lado. Lembre-se de acender, de vez em quando, um incenso em agradecimento ao elemento ar.
• O alho é antes de tudo um poderoso amuleto de boa sorte. Possui forte energia que garante proteção para qualquer ocasião. Seu enorme poder purificador criou a famosa simbologia do alho como arma contra os vampiros.

Um bom amuleto para atrair a sorte pode ser feito com pequenos pedaços de objetos que foram importantes em sua vida (uma folha de agenda, um botão de roupa usada em alguma data inesquecível etc.). Coloque alguns destes fragmentos em um saquinho e leve-o sempre com você.
• Para ter um Ano próspero e cheio de alegria coloque em uma cesta doze maçãs (cada uma representando um mês do próximo Ano). Em um dos últimos dias do Ano leve a cesta para um bosque ou jardim, coloque-a em um lugar bem escondido e ofereça aos gnomos.
• Uma prática para atrair a boa sorte pode ser feita com facilidade e a qualquer momento. Desenhe estrelas coloridas (com seis ou oito pontas) e pendure uma em cada cômodo de sua casa. Deixe-as aí durante 7 dias. Esta é uma maneira eficiente e muito antiga para atrair a harmonia e a sorte para você e seu lar.
• Prender um alfinete dourado do lado de dentro de sua carteira é uma antiga prática muito utilizada para se atrair a prosperidade.
• Utilizar recursos da Mãe Natureza para encenar uma situação que idealizamos é uma técnica muito empregada em Magia. Uma boa maneira de atrair a prosperidade é esculpir moedas em rodelas de batata. Faça sete moedas de batata e enterre-as sob os raios de sol e peça que seu tesouro se multiplique. Na Natureza, o conteúdo depende muito da forma.
• A pirita de ferro tem o dom de atrair prosperidade. Enterre uma pirita nas raízes da árvore mais próxima de sua casa. Depois de três noites desenterre-a e leve-a com você. Magnetizada pelo poder da Terra e da Lua sua pedra estará ainda mais poderosa. Faça isso de preferência em noite de Lua Crescente.
• Esta antiga Magia teve sua origem na região do Reno. Colha uma flor amarela em um dia de Sol (antes peça permissão para as fadas). Pegue o caule da flor e faça com ele um anel que caiba em seu dedo indicador. A flor deve ser enterrada junto a um papel com seus desejos de prosperidade escritos. Use o anel por três dias e aguarde!
• A turquesa é uma pedra nobre e sempre foi associada à fortuna. Pegue um turquesa e energize-a deixando por uma noite de Lua Crescente dentro de uma taça de cristal cheia de água. Sua turquesa estará energizada e pronta para lhe trazer prosperidade.
• A panspermia é uma antiga receita para ser preparada na noite de Ano Novo. Reuna todos os tipos de grãos que você tiver em casa (feijão, ervilha, lentilha etc.) e prepare uma sopa. Os grãos são símbolos de fertilidade e representam as diversas oportunidades que aparecerão durante o próximo Ano.
• Acenda em um jardim um incenso de canela, escolha uma flor e, segurando o incenso, faça com que as cinzas caiam formando um círculo em volta da flor escolhida. Peça então que a fada dessa flor oriente seus caminhos e traga prosperidade. Há milênios as fadas atendem a esse código tão singular.
• Numa manhã de Outono, escolha uma árvore, aproxime-se dela e tente apanhar as folhas que de despregam antes que caiam no chão. Quanto mais folhas você conseguir pegar neste período, mais a prosperidade lhe será favorável.
• Uma ótima Magia de prosperidade pode ser feita com o auxílio dos gnomos. Faça uma caixinha com uma casca de noz e coloque ali três grãos de milho, três trevos de três folhas e um cristal. Enterre este tesouro e ofereça-o aos gnomos. Eles ficarão tão contentes que logo retribuirão.
• As plantas são as "mãos" da casa. Por isso, para ter prosperidade e uma energia bastante ativa em seu lar, coloque em seus vasos pedras que potencializem esta energia, como o citrino, a cornalina ou a ágata.
• Se quer prosperidade em algum projeto escreva-o em um pedaço de papel e queime-o com uma vela amarela. Junte as cinzas do papel com um pouco de fermento, e coloque-os em um vidrinho. Mantenha esse vidrinho com você até seus planos se concretizarem. Depois enterre-o.
• Para resultados rápidos em questões de dinheiro, poucos encantamentos são mais eficazes que o altar de canela. Acenda num mesmo lugar uma vela e um incenso aromatizados com canela. Enquanto queimam, coloque ao lado três pedaços de canela em casca e um recipiente com essência de canela.
• Domingo é o dia consagrado aos deuses solares como Hélio, Apolo e Mitras. Por essa razão, é um ótimo dia para se fazer qualquer ritual de prosperidade. Uma boa maneira de harmonizar-se com as energias deste dia é acender um incenso de canela, de preferência por volta do meio-dia.
• Dizem que se colocarmos balas e doces no batente da janela na última noite do Ano, os elfos agradecerão a oferenda trazendo sorte e prosperidade durante todo o Ano.
• Os leprechauns são os famosos duendes irlandeses que adoram consertar sapatos e outras peças do vestuário. Por isso, é uma antiga tradição daquele país deixar na janela um sapato velho com três moedas dentro. Dizem que eles ficam tão contentes com este gesto, que em troca trazem sorte e prosperidade para o lar.
• Enterre um pequeno objeto de prata o mais próximo possível da porta de entrada da sua casa. Esta antiga prática traz sorte e prosperidade para seu lar.
• O Crescente Lunar é o símbolo da Deusa, do princípio feminino e da Magia. Uma Lua Crescente de prata é um valioso talismã que traz sorte e prosperidade para seu possuidor.

AMOR E SENSUALIDADE

Poções, Amuletos e Afrodisíacos

Muitas vezes, as pessoas procuram as bruxas atrás de poções mágicas e afrodisíacos para realizar o seu desejo ou esquentar uma relação. Mas nem mesmo a mais poderosa das poções funciona se o desejo for contra as leis da natureza e/ou a pessoa não acreditar que vai funcionar.
JAMAIS faça uma poção do amor que possa prejudicar a vida de outra pessoa. Lembre-se: o amor imposto não floresce. O amor deve ser plantado na alma e depois na terra.
Amuletos e cristais são objetos que trazem proteção e sorte. Os amuletos podem ser objetos que têm um significado especial para você e também podem ser confeccionados para atrair um desejo específico.
Os cristais devem ser tratados como se fossem vivos, assim como você. Na verdade, eles têm vida, uma energia pura que deve ser sempre renovada. Limpe sempre os seus cristais e deixe-os mergulhados em água limpa com sal grosso, sob a luz da Lua. Isso fortalece o poder do cristal e purifica sua energia.

POÇÃO DO AMOR
2 xícaras (chá) água
1 xícara (chá) pétalas de rosa de jardim
2 colheres (sopa) mel
1 pauzinho de canela
Ferva a água e coloque as pétalas, o mel e a canela e tampe para abafar. Coe e beba ainda quente. Você ficará irresistível!

POÇÃO BÁSICA DO AMOR
Encha um pequeno caldeirão ou pote com uma mão de folhas de alecrim, 13 sementes de erva-doce, 2 trevos, 3 folhas de gerânio-rosa, uma colher sopa de mel e um pouco de vinho tinto. Leve o caldeirão ao fogo e deixe a poção ferver. Coe e adicione um pouco da poção a um copo de vinho ou suco de fruta e sirva-a ao homem ou mulher por quem deseja ser amado.

AMULETOS DOADOS PELA NATUREZA
Se você encontrar uma concha, ou se uma flor ou folha chegar a você trazida pelo vento, saiba que foi agraciado com um presente da Natureza. Não jogue fora esses amuletos, mantenha-os em seu poder, guarde sempre com você. Descubra, nas formas do seu presente, as milagrosas harmonias da criação e sinta-se fazendo parte da energia cósmica.

AMULETO PERSONALIZADO
Descubra seu número protetor pela soma dos algarismos correspondentes às letras do seu nome.

1 2 3 4 5 6 7 8 9
A B C D E W G F I
J K S M N X O H P
Q L T U Z
Y R Ç
V
Adicione 3 para cada til (~) e 7 para cada acento circunflexo (^) que o nome tiver.
O número protetor equivale à quantidade de objetos que deve conter o talismã. Escolha os elementos seguintes, mas somente a quantidade do seu número protetor: moeda, figa de madeira, botão de rosa seco, cristais, galhinho de arruda, galhinho de guiné, galhinho de alecrim, sementes de alfazema, sementes de erva-doce, cravo, canela em pau, ímã, conchas do mar, búzios.
Acrescente também objetos que contenham a sua energia pessoal: um anel ou brinco que não usa mais.
Faça um saquinho da cor que simboliza seu desejo: rosa para amor, verde para saúde, amarelo para dinheiro e bens materiais, azul-claro para serenidade e paz, azul-escuro para evolução espiritual, vermelho para proteção e coragem.
Em uma folha de papel, escreva teu nome completo a lápis, sua data de nascimento e dobre. Ponha tudo dentro do saquinho e costure à mão com uma linha branca grossa. Deixe por 3 dias ao sol e ele estará pronto para ir com você a todos os lugares, protegendo-lhe e trazendo-lhe sorte.

AMULETO DE AMETISTA
A ametista age como um poderoso amuleto para atrair o amor quando usada pelos nativos de Gêmeos e Touro.

AMULETO DE QUARTZO
Use ou leve com você um quartzo rutilado (também conhecido como “pedra do cabelo de Vênus” e “flechas de Cupido”) como amuleto mágico para atrair o amor.

PARA FAZER ALGUÉM DESEJAR VOCÊ
Use sobre o coração um bolsa talismânica contendo um amuleto em forma de coração de cera cor-de-rosa, feito numa sexta-feira e aromatizada com limão, almíscar ou patchuli.

BANHO AFRODISÍACO
Antes de um encontro amoroso ou sexual, ou também para atrair uma pessoa, pode-se tomar o seguinte banho, carregando-se com uma forte energia sedutora:
Encha a banheira com água quente e coloque as seguintes essências: ylang-ylang, sândalo, rosas, almíscar e um punhado de cravos.
Permaneça em imersão por cinco minutos em completo relaxamento, depois massageie-se com delicadeza, dos pés ao rosto.
Saia da banheira e passe mais algumas gotas de almíscar pelo corpo.

VINHO AFRODISÍACO DE VÊNUS
Ferva 2 colheres de chá de suco de maracujá, duas bagas de zimbro e uma pitada de manjericão seco em pó junto com vinho tinto, enquanto entoa:
VINHO DE VÊNUS, BORBULHE E SE TRANSFORME.
QUEIME DE PAIXÃO.
QUEIME DE PAIXÃO.

ERVA AFRODISÍACA
Para atrair um amante apaixonado, coloque nove cravos-da-índia dentro de seu perfume favorito. use este perfume sempre que estiver sem alguém. Com certza você será presenteado(a) com um novo romance!

FRUTA AFRODISÍACA
Coloque algumas cerejas dentro de uma tigela de cristal, banhe-as com um pouco de mel, 2 colheres (sopa) de vinho tinto e 1 colher (sopa) de pétalas de rosas. Misture suavemente e sirva ao amado. Você, com certeza, ficará com esta noite na memória por longos anos!

ERVA AFRODISÍACA
Para aumentar a potência sexual, nada melhor do que acrescentar hortelã aos alimentos, principalmente às saladas. O óleo de hortelã é também um excelente ativador da sexualidade, principalmente quando utilizado em massagens.

Celebração das Passagens da Vida

Como outros grupos religiosos, as comunidades Wicca celebram os momentos mais significativos na vida individual e familiar, inclusive nascimento, morte, casamento - que chamam de "unir as mãos" - e a escolha do nome das crianças, O Espirito da Terra é reconhecido como igreja pelo estado de Massachusetts, diz Arthen, e portanto seu ritual de "unir as mãos" pode configurar um matrimônio legal.
Muitas vezes o ritual não é usado para estabelecer um casamento legal, mas sim um vinculo reconhecido apenas pelos praticantes da Wicca, Se um casal que se uniu dessa forma decidir se separar, seu vinculo será desfeito através de outra cerimônia Wicca, conhecida como "desunião das mãos".
Fundamental para essa cerimônia é a bênção dada à união do casal e o ritual de atar suas mãos - o passo que corresponde ao nome do ritual e que há muito tempo produziu a famosa metáfora que se tornou sinônimo de casamento, "amarrar-se", a fita colorida que une o par é feita por eles, com três fios de fibra ou couro representando a noiva, o noivo e seu relacionamento.
Durante as semanas ou até meses que antecedem o casamento, o casal deve sentar-se regularmente talvez a cada lua nova - para trançar um pedaço dessa corda e conversar sobre o enlace de suas vidas através de amor, trabalho, amizade, sexo e filhos. Os filhos de feiticeiros são apresentados ao grupo durante um ritual de escolha de nome chamado "a bênção da criança", ou batismo.
Essa cerimônia inclui com freqüência o plantio de uma árvore, que pode ser fertilizada com a placenta ou com o cordão umbilical. Em uma cerimônia semelhante conhecida como batismo mágico, que geralmente ocorre antes da iniciação, o aprendiz de feiticeiro declara os nomes pelos quais deseja ser conhecido dentro de seu grupo de magia.

O Ritual do Globo Azul

Sente-se confortavelmente e relaxe. Procure não pensar em nada.
1) Sinta como é bom gostar de viver. Deixe que seu coração sinta-se livre, amiga, acima e além da mesquinhez dos problemos que devem estar lhe atingindo. Comece a cantar alguma canção da infância, baixinho. Imagine seu coração crescer, enchendo seu quarto — e depois sua casa — de uma luz azul intensa, brilhante.
2) Quando chegar a este ponto, comece a sentir a presença amiga dos Santos em que você depositava fé quando criança. Repare que eles estão presentes, chegando de todos os lugares, sorrindo e lhe dando fé e confiança na vida.
3) Mentalize os Santos se aproximando colocando as mãos sobre sua cabeça, e lhe desejando amor, paz e comunhão com o mundo. A comunhão dos santos.
4) Quando esta sensação estiver bem intensa, sinta que a luz azul é um fluxo que entra e sai de você, como um rio brilhante, em movimento. Esta luz azul começa a se espalhar pela sua casa, depois pelo seu bairro, sua cidade, seus pais, e envolve o mundo num imenso globo azul. Ela e a manifestação do Amor Maior, que está além das batalhas do seu dia-a-dia, mas que lhe reforça e lhe dá vigor, energia e paz.
5) Mantenha o máximo de tempo possível esta luz espalhada pelo mundo. O seu coração está aberto, espalhando Amor. Esta fase do exercício deve demorar no mínimo cinco minutos.
6) Vá, pouco a pouco, saindo da transe e voltando à realidade. Os Santos ficarão por perto A luz azul continuará espalhada pelo mundo. Este Ritual pode e deve ser feito com mais de uma pessoa, se necessário.

Neste caso, as pessoas devem estar com as mãos dadas.

Ritual da Água e do Vinho

Coloque uma pedra de ametista numa jarra com partes iguais de água mineral e vinho tinto.
Deixe a pedra repousar ali por algumas horas.
Perfume o banheiro com o incenso de sua preferência e tome um bom banho quente.
Após o banho, derrame o conteúdo da jarra sobre seu corpo, sem deixar cair a ametista.
Este é um poderoso banho de proteção para começar bem um dia de muitas atividades.

Ritual de Adoração e Invocação à Grande Deusa

O Ritual da Lua Cheia é um forte, que nos coloca em sintonia com a Grande Mãe.

Você vai precisar:
- duas velas brancas;
- um sino;
- vinho;
- Uma Taça.

Trace o Círculo Mágico. De frente ao seu altar diga:

“ESTA É A ÉPOCA DA LUA CHEIA, UM MOMENTO DE GRANDE PODER POSITIVO, UM MOMENTO DE FELICIDADE E CONQUISTA. SOU EU, SEU FILHO, QUE EM AMOR E ADORAÇÃO, ESTOU DIANTE DE TI E COMO SEU FILHO TI PEÇO QUE ESTEJA COMIGO AGORA E SEMPRE PERMITA-ME SENTIR SUA PRESENÇA, NESTA NOITE DE MAGIA E PODER, ME INVADINDO E ME PREENCHENDO. "

Vá ao leste com o sino. toque-o uma vez e diga:

“PODERES DO AR, AUXILIEM-ME A SENTIR A FORÇA DA SENHORA DENTRO DE MINHA MENTE. "

Vá ao sul. toque-o sino e diga

"PODERES DO FOGO, DEIXE-ME SENTIR A FORÇA DA SENHORA DENTRO DE MEU ESPÍRITO INFINITO. "

Vá ao oeste. toque o sino e diga:

"PODERES DA ÁGUA, DEIXE-ME SENTIR A FORÇA DA SENHORA DENTRO DE MEUS SENTIMENTOS, DE MINHAS EMOÇÕES, DE MINHAS RAZÕES. "

Vá ao norte. Toque o sino e diga:

"PODERES DA TERRA, DEIXE-ME SENTIR A FORÇA DA SENHORA EM MEU CORPO. "

Quando você se sentir pronto, volte-se para o norte, levante os braços para o alto acima da cabeça e diga com força:

"GRANDE MÃE! SENHORA DA LUA E DA LUZ, SEHORA DOS MISTÉRIOS E DA MAGIA, TU, QUE ILUMINAS A TERRA COM TUA INFINITA LUZ TU, E SOMENTE TU, ÉS O COMEÇO O MEIO E O FIM, ABRIGA-ME AGORA EM TEU VENTRE VENHA ATÉ MIM E PREENCHA-ME COM SUA PRESENÇA.”

Após ter dito isto, sente-se no meio do círculo, feche os olhos e concentre-se, centre-se e visualize a Grande Mãe vindo até você.

Sinta a presença dela, a ponto de senti-la respirar cada vez mais próximo de você.

Quando conseguir sentir a respiração dela próximo de você, então você estará pronto para confidenciar-lhe seus desejos, seus medos e tudo aquilo que quiser desabafar.

Quando terminar, diga:

"A TI, E SOMENTE A TI, DOU TODA HONRA E TODO MEU AMOR. DEUSA DA VIDA, DA LUZ E DO AMOR A TI DEUSA DE TODOS OS DEUSES... Erga a taça com o vinho e diga: “BRINDO A ALEGRIA DE SER SEU FILHO! "

Desfaça o Círculo Mágico.

Ritual de Autodefesa Psíquica

Você já deve ter se sentido fraco ou incapaz de se concentrar diante de uma certa pessoa.
Essa situação as vezes pode acontecer com algum amigo com problemas, ou até mesmo constantemente com uma certa pessoa que não tem aparente motivo para "sugar" sua energia.
É importante saber agir em situação que você sente sua energia saindo sem seu consentimento.
Muitas vezes não se tratam de vampiros energéticos ou criaturas "malignas", e sim pessoas susceptíveis a energias.
Segue abaixo um texto de como evitar discretamente que sua energia saia de seu corpo.
Fique de lado, de forma a não ficar diretamente de frente para a pessoa e, quando encontrar o olhar fixo, concentre-se apenas do olho esquerdo da pessoa.
Cruze as pernas ou pelo menos os tornozelos, cruze os braços e mantenha-se cruzados se possível na parte superior do abdômen.
Fala ligeiramente para o lado e, quando não estiver falando, fique com a boca fechada e com a cabeça levemente inclinada para a frente.
No conjunto, essa é uma "autodefesa psíquica" muito discreta que pode ser usado em qualquer lugar sem chamar atenção.
O bom senso, sem dúvida, é evidente.
Você não deve se relacionar diretamente com a pessoa da qual está se defendendo, na sua posição corporal.
Com relação ao olho esquerdo da outra pessoa, você não deve estar receptivo a qualquer sugestão mental para mudar sua postura: o olho direito é o dominante.
Se você se concentra no olho esquerdo da pessoa que está a sua frente (ou seja, o olho que está a frente para seu olho direito!) você não poderá ser facilmente dominado e também ninguém dirá que você está evitando o olhar.
A região "astro-sensitivo" da parte superior do abdômen também é bem protegida.

Ritual de Consagração do Cristal

Podemos consagrar e energizar um cristal com o poder de cura dos Deuses, e para isto temos o Ritual de Consagração do Cristal descrito a seguir.
Adquira um cristal, duas velas brancas para o Altar, uma tigela com água fresca (de chuva), um prato de areia, terra ou sal, um incensório contendo incensos de Olíbano, Mirra, Noz Moscada, Patchuli, Rosa, Açafrão ou Sândalo.
Realize este ritual numa noite de Lua cheia para limpar o cristal das influências negativas e carregá-lo somente com o poder de cura dos Deuses.
Prepare seu Altar, colocando uma vela em cada lado e acenda-as.
Disponha a tigela de água, o prato de terra, o incensório ao centro e acenda o incenso.

Agora pegue o Cristal com sua mão direita e passe-o pela fumaça do incenso escolhido enquanto diz:

“Pelo poder da Deusa e pelo e místico elemento Ar eu consagro e dedico este Cristal como instrumento mágico de cura.”

Coloque delicadamente o cristal no prato de areia, terra ou sal e diga:

“Pelo poder do Deus Cornífero e pelo antigo e místico elemento Terra eu consagro e dedico este Cristal como instrumento mágico de cura.”

Atire algumas gotas de água sobre o Cristal e diga:

“Pelo poder do Universo e pelo antigo e místico elemento Água eu consagro e dedico este Cristal como instrumento mágico de cura.”

Mova o Cristal de leste para oeste num círculo em torno da chama de cada vela, enquanto diz:
“Pelo poder do amor e pelo antigo e místico elemento Fogo eu consagro e dedico este Cristal como instrumento mágico de cura. Que este Cristal de poder trabalhe pelo meu bem e pelo bem de todos. Assim seja.“
Após ter realizado este ritual, coloque o Cristal entre as palmas das suas mãos para que se harmonize com sua aura e consciência Espiritual.

Respire gentilmente sobre ele enquanto lhe dirige seus pensamentos e intenções.
O Cristal imantado então responderá à energia da sua vontade.

Ritual de Posse da sua Casa Nova

Quando você muda para uma casa nova (seja própria ou alugada), o ideal é impregná-la com sua própria energia.
Muitas vezes "coisas estranhas" acontecem porque o ambiente está carregado com a energia dos outros.
Realize então o Ritual da Tomada de Posse.
Ele consiste em caminhar por todos os cômodos da casa segurando uma vela acesa.
Depois, pára-se na sala e anuncia-se quem são seus novos habitantes, a quem a casa pertence agora.
Apaga-se a vela e brinda-se com vinho ou suco natural de uvas.

Um comentário:

  1. Casino Hotel Las Vegas - MapYRO
    Casino Hotel 시흥 출장안마 Las Vegas. Las Vegas Metropolitan 서산 출장샵 Area Hotels. 0 reviews of Casino 경산 출장안마 Hotel Las Vegas 상주 출장샵 "What I love about this place is 울산광역 출장마사지 the casino."

    ResponderExcluir